Apê de 200 m² no Panamby recebe elementos naturais e tons neutros
O projeto de Daniela Coli incorporou uma boa iluminação natural e artificial que permite várias cenas e deu uma sensação de continuidade aos ambientes
Localizada no bairro do Panamby, em São Paulo, este apartamento de 200 m² pertence a um jovem casal e seus dois filhos, que buscavam o lar dos sonhos: um apê que aliasse praticidade ao dia a dia. O projeto ficou por conta da arquiteta Daniela Coli, que recebeu o imóvel de construtora no contra piso, garantindo que tudo fosse feito exatamente como os moradores precisavam.
“Alteramos o layout como um todo e ampliamos os dormitórios com a integração de pequenas varandas. Incluímos também um lindo mezanino que tem a função de escritório e abriga um simulador de corrida automobilística“, diz a profissional.
O maior desafio do projeto era ampliar os quartos, uma vez que a construtora privilegiou a área social. Por isso, todos os espaços de varanda foram integrados e um mezanino foi construído, fazendo com que a escada – que seria um grande problema de circulação – se tornasse o elemento principal de design.
“Partimos do estilo cosmopolita de uma vida agitada, mas com muitos elementos naturais para balancear um lar de família. Usamos cores neutras com predominância de elementos naturais, piso em travertino e madeira na base dos quartos e forro da sala”, conta Daniela, que optou pelo uso do estilo contemporâneo.
Os moradores buscavam o acolhimento da madeira sem que a tonalidade roubasse a iluminação natural do espaço e sobrecarregasse. Por isso, as cores de mobília e parede foram equilibradas para uma boa composição.
Veja também
- Apê de 280 m² tem vista para lago e espaço gourmet valorizado
- Estilo industrial e integração marcam cobertura duplex de 140 m² no Rio
Além disso, a arquiteta separou todo o imóvel em muitos circuitos que possibilitassem cenários de luz – do mais iluminado ao mais aconchegante, todos os recursos em LED de baixo consumo.
Paralelamente, grandes painéis de vidro banham a sala de luz natural sem o incômodo do calor, pois o apartamento conta com uma ótima área de sombra no verão. A arquiteta também estruturou todos os ambientes com ar condicionado, substituiu a madeira natural dos painéis por chapas de melamina e usou um piso de madeira nos quartos com base reciclável.
“Priorizamos o convívio social com espaços integrados e destacamos os espaços gourmets na varanda e cozinha. Lá, temos uma decoração muito semelhante à sala para prover a sensação de continuidade. No living, destacamos a altura do pé-direito duplo com o uso de madeira no teto. Enquanto isso, o quarto de hóspedes funciona como sala de TV e ajuda a organizar a estrutura dos quartos, que fica totalmente preservada em dias de evento”, explica Daniela.
O resultado final do projeto é uma morada que se destaca da vizinhança pelo aproveitamento de espaço e combinação de cores, que ampliaram em muito a cenografia.
Curtiu? Confira mais fotos na galeria: