Casa Created with Sketch.

Apartamentos pequenos: 10 projetos com boas ideias

Soluções de armazenamento, inspirações para decorações charmosas e dicas de marcenarias espertas

Realidade na maioria das grandes cidades, os apartamentos pequenos exigem bons projetos para que os moradores tenham um dia a dia confortável e prático. Afinal, aliar estética, espaços de armazenamento e circulação fluida não é uma tarefa fácil. Por isso, se você está em busca de boas ideias para fazer o espaço render e (por que não?) fazer o apartamento parecer maior, certamente vai encontrar na seleção de projetos compactos que mostramos abaixo!

 

Cores suaves e móveis de de linhas delicadas

 (Gisele Rampazzo/Casa.com.br)

Como colocar todos os desejos de um jovem casal para seu primeiro apartamento em apenas 58 m²? A arquiteta Renata Costa, do escritório Apto 41, soube bem como fazer isso. Neste projeto, ela tinha que incluir cores, praticidade, uma atmosfera aconchegante e espaço para receber os amigos e a família. E ela conseguiu. Leia a reportagem completa sobre este apartamento.

 

Clima aconchegante, layout prático

 (Raul Fonseca/Casa.com.br)

Quando a jovem moradora deste apartamento de 58 m², em São Paulo, procurou a arquiteta Isabela Lopes encomendou um projeto prático, que se adaptasse à sua vida corrida de trabalho e exercícios. Diante desse pedido e da pouca metragem, a profissional criou um layout inteligente, que contempla a cozinha, sala de estar, lavabo e uma suíte. Além disso, a proprietário tinha em mente o desejo de futuramente alugar o imóvel como forma de uma fonte de renda. Confira todos os detalhes desta reforma!

 

Corda náutica delimita espaço e garante leveza

 (Julia Herman Fotografia/Casa.com.br)

Todo mundo que adquire o primeiro imóvel busca, prioritariamente, uma decoração que seja a sua cara a um preço acessível. Era exatamente o que essa família queria quando compraram o primeiro apartamento próprio. Para atender a esse combo de pedidos, os moradores contrataram dois escritórios, que assinam em parceria o projeto de 50 m²: Camila Cordista, do Cordista Interiores e Lighting e o escritório Stephanie Potenza Interiores. Veja o projeto completo e todas as ideias que as designers de interiores criaram para aproveitar o espaço!

Placas de concreto envolvem a área social

 (Eduardo Macarios/Casa.com.br)

O estilo clean e industrial se misturam neste apartamento de 65 m². O desafio de transformar o local em um espaço amplo, contemporâneo e que fugisse do comum foi dado às arquitetas Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin, da UNIC Arquitetura, que trouxeram ao ambiente o equilíbrio entre tons de cinza, branco e preto em composição com o aconchego dos detalhes de madeira. Descubra os outros ambientes deste apartamento!

Marcenaria bem planejada em 41 m²

 (Cris Farhat Fotografia/Casa.com.br)

Não param de surgir empreendimentos imobiliários com microapartamentos de menos de 50 m² nas grandes cidades. E, com essa nova demanda, os arquitetos precisam colocar a criatividade à prova para fazer o espaço render na hora de elaborar o projeto. Foi isso que Amélia Ribeiro, Claudia Lopes e Tiago Oliveiro, do Studio Canto Arquitetura, tinham em mente quando planejaram a reforma deste pequeno imóvel de apenas 41 m². Veja como ficou o projeto completo!

Cozinha integrada e varanda gourmet

 (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Quando a filha de um casal do interior de São Paulo resolveu vir estudar na capital, surgiu, então, o motivo perfeito para eles comprarem um apartamento, que servisse de base para a família. Assim, um estúdio de 84 m², no bairro da Vila Olímpia, foi a escolha certeira para eles. Mas, para deixar o imóvel aconchegante e com espaço suficiente para atender às necessidades deles, chamaram as arquitetas do Studio Vista Arquitetura. Confira a reforma e o que as profissionais projetaram para o imóvel ficar confortável e prático!

Paleta neutra e decoração prática para o dia a dia

 (Cris Farhat Fotografia/Casa.com.br)

Este apartamento de 60 m² é o lugar onde um casal e a filha vivem durante a semana, em São Paulo. Nos fins de semana, eles viajam para seu refúgio no interior, cheio de histórias. O imóvel foi comprado para que eles pudessem morar perto do trabalho e ter mais qualidade de vida, evitando grandes deslocamentos. Por isso, quando procuraram o Studio Canto para fazer uma reforma, pediram mais praticidade e conforto para que não gastassem muito tempo arrumando e organizando os ambientes. Assim, poderiam ficar mais com a filha, a pequena Laura. Veja como ficou!    

Espaço para morar e trabalhar em 32 m²? Sim, é possível!

 (A+R Fotografia/Casa.com.br)

Convidativo, versátil e que mescla as funções de casa e office no dia a dia. Esse é o projeto Studio Mescla, um apartamento assinado pela Cité Arquitetura e idealizado para um cliente que buscava um morar mais funcional no Rio de Janeiro. O objetivo era criar um lugar que abrigasse as funções básicas de moradia e, ao mesmo tempo, contasse com um espaço para receber pessoas e fazer reuniões de trabalho. Foram escolhidas, então, três peças principais (cama/sofá, mesa e poltrona) que se modificam e se adequam ao que o morador precisa. Saiba mais sobre esse microapartamento!

 

Estilo étnico e muitas cores

 (Gisele Rampazzo/Casa.com.br)

Basta observar alguns detalhes deste apartamento de 68 m² para descobrir que ele foi pensado a partir dos gostos pessoais das moradoras. As clientes, mãe e filha, adoram fotografia, viajar e conhecer novas culturas e foram esses temas que nortearam o projeto, assinado pela arquiteta Lucilla Mesquita. Bateu curiosidade? Não deixe de ver como o apartamento ficou depois da obra!

Um dúplex de 44 m² com espaço para receber e cozinhar

 (Júlia Tótoli/Casa.com.br)

Quando o jovem casal de moradores contatou as arquitetas Gabriella Chiarelli e Marianna Resende, do escritório Lez Arquitetura, logo pediram que o novo apartamento tivesse espaço para encaixar todos os equipamentos e móveis que eles faziam questão de ter. Localizado na região do Guará, em Brasília, o imóvel é um apartamento dúplex, de apenas 44 m² e foi um desafio para as profissionais encaixarem tudo por lá. “Eles adoram cozinhar e receber os amigos em casa e nos pediram para repensar todos os ambientes”, conta Gabriella. Confira o projeto completo!

 

Poucos móveis e menos paredes

 (Emerson Rodrigues/Casa.com.br)

Um bom exemplo de apartamento pequeno com bons resultados de maximização é este imóvel de 34 m², projetado pelos profissionais Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, para um jovem solteiro, apaixonado por séries e games. O principal pedido do morador era a separação da área privativa do restante do social. Confira como ficou!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s