Casa Created with Sketch.

Layout em apê de 34 m² ganha amplitude com menos móveis e paredes

Ao aplicar o minimalismo em móveis e alinhando soluções arquitetônicas, o escritório Andrade & Mello Arquitetura maximizou metragem do pequeno apê

 (Emerson Rodrigues/Casa.com.br)

Estamos carecas de saber que metragens reduzidas não são sinônimos de espaços desconfortáveis ou pouco aproveitados. Pelo contrário. Essa tendência fez a arquitetura buscar, cada vez mais, recursos que solucionassem os imóveis diminutos – que estão, progressivamente, mais presentes na realidade das pessoas.

 (Emerson Rodrigues/Casa.com.br)

Um desses bons exemplos de apartamento pequeno com bons resultados de maximização é este imóvel de 34 m², projetado pelos profissionais Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, para um jovem solteiro, apaixonado por séries e games.

 (Emerson Rodrigues/Casa.com.br)

O principal pedido do morador era a separação da área privativa do restante do social. “Assim, optamos por alocar a área social (cozinha e sala) na varanda, e o espaço íntimo ficou mais reservado na área pré-definida pela construtora. Não usamos divisórias, os próprios móveis delimitam cada espaço, garantindo amplitude”, explica Erika.

 (Emerson Rodrigues/Casa.com.br)

Na área íntima, os arquitetos posicionaram uma cama de casal e um armário para closet fechado, que abrigou também uma pequena área de serviço, com máquina de lavar, espaço para acomodar vassouras, tábua de passar, varal de piso e produtos de limpeza.  Ao lado fica a geladeira, liberando maior área na varanda para a bancada da cozinha e o cooktop.

 (Emerson Rodrigues/Casa.com.br)

Sem paredes. É assim que o apê foi configurado. A integração ocorre entre quarto, cozinha e varanda, este último espaço recebe fechamento de vidro para aumentar sua área útil, tendo também o piso nivelado com o do restante da morada.

 (Emerson Rodrigues/Casa.com.br)

A vista privilegiada do 12º andar ficou convidativa para o espaço de receber. Já na área da cozinha coube os eletrodomésticos solicitados e armários para armazenagem. Entre a cozinha e a sala, como elemento divisor, está a mesa de quatro lugares, que também serve como apoio para ampliar a área de trabalho da pia.

 (Emerson Rodrigues/Casa.com.br)

Um dos destaques, é o pequeno hall que dá acesso ao apartamento e ao lavabo. Nele, diferente do restante do apartamento, foi usada um azul bem forte, criando uma espécie de caixa. “Ao entrar no apartamento temos um hall bem pequeno, então optamos por usar uma única cor nele – paredes, portas e teto – e assim demarcamos o espaço”, explica Erika.

 (Emerson Rodrigues/Casa.com.br)

A premissa do minimalismo está impressa na escolha dos móveis, onde foram selecionados apenas os essenciais, liberando mais espaço no layout para passagem do morador e de visitantes. “Já que temos um espaço totalmente integrado, optamos por materiais mais urbanos, que imprimissem as características do morador – jovem e moderno, que gosta de coisas simples”, descreve Renato.

 (Emerson Rodrigues/Casa.com.br)

Por fim, apesar de parecer fácil, o escritório teve um desafio: onde alocar o televisor? “O maior desafio deste apartamento foi posicionar a TV. O ideal era ter um único equipamento que atendesse tanto o quarto como a sala, por isso, optamos então por instalá-la sobre um suporte deslizante no teto da varanda, isso permitiu que o aparelho atendesse todos os ambientes, basta movimentar e girar o suporte”, finalizam os profissionais.

Gostou? Então navegue na galeria abaixo e veja mais fotos:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s