Uma casa de praia compacta e muito iluminada
Com portas de correr e muitas aberturas na estrutura, é possível apreciar a paisagem de qualquer ambiente
Localizada perto de Bronte Beach, em Melbourne, Austrália, esta casa de praia tem uma planta compacta e é muito iluminada. É que os arquitetos do escritório Madeleine Blanchfield desenharam um projeto todo aberto para a paisagem ao redor. Portas de correr e grandes panos de vidro formam a estrutura e, junto com a paleta de tons claros, deixam tudo mais suave.
Os moradores, uma família de arquitetos, podem apreciar a vista de qualquer ambiente, já que todos eles foram pensados com aberturas para que a perspectiva nunca seja unidirecional. Inclusive, o banheiro foi planejado para ter uma bela vista da paisagem. O fato de a casa estar imersa em um pequeno jardim com árvores por todos os lados ajuda a criar um entorno verde.
Outro detalhe interessante deste projeto é que a casa fica em um terreno íngreme e a área social foi posicionada no andar superior para que os moradores pudessem ter a vista da copa das árvores. Para ligar os dois andares, os arquitetos desenharam uma escada escultural.
No térreo, os quartos são como oásis de relaxamento. Segundo os arquitetos, por meio de um planejamento rigoroso, conseguiram remover o espaço de circulação desnecessário, maximizar o tamanho do jardim e focar nas proporções dos quartos e volumes. Assim, a luz e os acabamentos prevalecem sobre os elementos e acabamentos decorativos. O jardim é visto de todos os lados e se estende por meio de canteiros de concreto, dando a impressão constante de estar imerso na natureza.
No andar superior, estão as salas e a cozinha integrada. A bancada de concreto faz referência aos elementos do mesmo material que delimitam o interior e o exterior no piso. Repare no recorte retangular feito na parede que atua como um quadro emoldurando a paisagem.
A ideia de ter uma casas compactas e mais eficiente surgiu de um exercício de design para a família de arquitetos, que também queriam uma construção baseada na sustentabilidade. Ela se orienta para o norte, tem beirais, telas e proteção solar para melhorar o desempenho térmico e dispensar o uso de ar-condicionado.
Além disso, foi erguida com pedras recicladas, concreto e madeira de origem sustentável por dentro e por fora. A ventilação cruzada também auxilia no conforto térmico. Além disso, células fotovoltaicas, tanques de água reutilizada, aquecimento hidrônico e bomba de calor também fazem parte do projeto.
Na decoração, a escolha seguiu a linha da arquitetura com elementos de desenho simples, cores neutras, mas com formas muito aconchegantes.