Casa Created with Sketch.

Uma casa de praia compacta e muito iluminada

Com portas de correr e muitas aberturas na estrutura, é possível apreciar a paisagem de qualquer ambiente

 (Anson Smart/Casa.com.br)

Localizada perto de Bronte Beach, em Melbourne, Austrália, esta casa de praia tem uma planta compacta e é muito iluminada. É que os arquitetos do escritório Madeleine Blanchfield desenharam um projeto todo aberto para a paisagem ao redor. Portas de correr e grandes panos de vidro formam a estrutura e, junto com a paleta de tons claros, deixam tudo mais suave.

Os moradores, uma família de arquitetos, podem apreciar a vista de qualquer ambiente, já que todos eles foram pensados com aberturas para que a perspectiva nunca seja unidirecional. Inclusive, o banheiro foi planejado para ter uma bela vista da paisagem. O fato de a casa estar imersa em um pequeno jardim com árvores por todos os lados ajuda a criar um entorno verde.

 (Anson Smart/Casa.com.br)

Outro detalhe interessante deste projeto é que a casa fica em um terreno íngreme e a área social foi posicionada no andar superior para que os moradores pudessem ter a vista da copa das árvores. Para ligar os dois andares, os arquitetos desenharam uma escada escultural.

 (Anson Smart/Casa.com.br)

No térreo, os quartos são como oásis de relaxamento. Segundo os arquitetos, por meio de um planejamento rigoroso, conseguiram remover o espaço de circulação desnecessário, maximizar o tamanho do jardim e focar nas proporções dos quartos e volumes. Assim, a luz e os acabamentos prevalecem sobre os elementos e acabamentos decorativos. O jardim é visto de todos os lados e se estende por meio de canteiros de concreto, dando a impressão constante de estar imerso na natureza.

 (Anson Smart/Casa.com.br)

No andar superior, estão as salas e a cozinha integrada. A bancada de concreto faz referência aos elementos do mesmo material que delimitam o interior e o exterior no piso. Repare no recorte retangular feito na parede que atua como um quadro emoldurando a paisagem.

 (Anson Smart/Casa.com.br)

A ideia de ter uma casa compacta e mais eficiente surgiu de um exercício de design para a família de arquitetos, que também queriam uma construção baseada na sustentabilidade. Ela se orienta para o norte, tem beirais, telas e proteção solar para melhorar o desempenho térmico e dispensar o uso de ar-condicionado. 

 (Anson Smart/Casa.com.br)

Além disso, foi erguida com pedras recicladas, concreto e madeira de origem sustentável por dentro e por fora. A ventilação cruzada também auxilia no conforto térmico. Além disso, células fotovoltaicas, tanques de água reutilizada, aquecimento hidrônico e bomba de calor também fazem parte do projeto.

 (Anson Smart/Casa.com.br)

Na decoração, a escolha seguiu a linha da arquitetura com elementos de desenho simples, cores neutras, mas com formas muito aconchegantes.

 (Anson Smart/Casa.com.br)

 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.