Casa Created with Sketch.

Saiba como deixar o pé direito mais alto com o auxílio da decoração

O pé direito é a distância do teto até o piso. Confira dicas para dar mais amplitude ao ambiente valorizando esse recurso

O pé direito é a altura existente do teto ao chão em um empreendimento. Existem três tipos: pé direito alto (ou duplo), médio e pequeno.

Quando falamos em projetos que prezam pelo conforto e máxima circulação, o pé direito alto é a melhor escolha. Isso porque ele oferece maior amplitude do espaço e, como consequência, uma sensação mais elegante no ambiente como um todo.

Infelizmente, nem todos os projetos contam com o pé direito duplo, e os arquitetos buscam maneiras de driblar e trazer conforto para ambientes com pé direito médio e pequeno sem precisar de quebra quebra.

A seguir, confira algumas dicas para valorizar o pé direito do seu lar utilizando apenas itens de decoração:

Estantes altas

Ao optar por um modelo de estante mais alta, que fique bem próxima do teto, é possível passar uma sensação de amplitude ao ambiente.

Isso acontece porque se trata de um móvel central na sala de estar – onde a necessidade de circulação é maior – e com isso, passa a falsa impressão de que a distância do piso até o teto é maior do que realmente é.

Espelhos

Quarto com madeira e espelhos.

Quarto com madeira e espelhos. (Leonardo Rodrigues/Casa.com.br)

Utilizar espelhos é uma técnica antiga, mas realmente eficaz! Eles conferem maior sensação de espaço aos ambientes e quando posicionados estrategicamente são capazes de passar uma noção de pé direito mais alto.

Para fazer isso, considere deixar uma parede toda espelhada, do chão à altura do teto. Isso ampliará o espaço horizontal e verticalmente.

Utilize cortinas

Cortina bege na sala Ambiente assinado pelos arquitetos Tatiana Sakurai, Guto Requena e Maurício Arruda.

Ambiente assinado pelos arquitetos Tatiana Sakurai, Guto Requena e Maurício Arruda. (MARCO ANTONIO/Revista CASA CLAUDIA)

As cortinas por si só são itens de decoração que garantem sofisticação e aconchego ao ambiente. Quando utilizadas da maneira certa, podem ser grandes aliadas para deixar o pé direito mais alto.

Pendurar esse item o mais alto possível – dando preferência a tonalidades mais claras – garante uma amplitude maior ao ambiente e de quebra fica bastante elegante!

Invista em listras verticais

Você com certeza já deve ter ouvido falar que listras na horizontal achatam e na vertical alongam, certo? Muito além da moda, isso também se aplica perfeitamente em projetos de decoração.

Optar por um papel de parede ou cortinas com listras na vertical, que vão do teto até o chão (ou próximo disso) fazem com que as paredes pareçam mais alongadas e, por consequência, a distância mais ampla do teto ao chão.

Aposte na iluminação

 (Reprodução/Pinterest)

Criar um foco de luz é uma ideia esperta para garantir amplitude e dar foco a pontos específicos em uma décor.

Logo, apostar em uma iluminação mais abrangente, que se destaque no teto, faz com que o pé direito pareça mais alto e o espaço mais aconchegante.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.