Continua após publicidade

6 dicas para aproveitar as ervas na cozinha

Frescas ou secas, elas podem ser usadas para dar um toque especial aos pratos

Por Larissa Faria
Atualizado em 14 dez 2022, 16h19 - Publicado em 4 dez 2022, 19h00
Ervas secas em mesa de madeira
As ervas proporcionam um sabor especial a doces, salgados e bebidas (Brooke Lark/Unsplash/Casa.com.br)

Ter uma horta em casa é um ótimo incentivo à alimentação saudável. Não é preciso ter muito espaço para conseguir cultivar diversas espécies: as ervas, por exemplo, são indicadas para quem gosta de dar um sabor especial aos alimentos com o que vem da terra.

Estes temperos naturais podem ser aproveitados frescos ou secos, mas, assim como todas as plantas, precisam de alguns cuidados para que estejam sempre bonitos para os seus pratos. Confira algumas dicas:

Água: para as plantas e para você

Água com ervas e frutas
(Melissa Walker Horn/Unsplash/Casa.com.br)

Não são apenas a terra e o caule que precisam estar sempre úmidos, mas também as folhas! Borrife água em todo o corpo da sua plantinha para garantir folhas verdinhas e macias.

E, para manter-se hidratado durante a sua rotina, que tal adicionar um pouco de hortelã à sua jarra ou garrafa de água? Tenho certeza que o toque refrescante irá te incentivar a beber ainda mais água durante o dia.

Luz do Sol

Erva em vaso em frente de janela
Quem não tem um quintal ou varanda pode deixar as plantinhas tomando sol perto da janela (Lesly Juarez/Unsplash/Casa.com.br)

O sol é o elemento natural que nutre as plantas, proporcionando mais cor e sabor aos seus pratos. Deixe os vasos à luz do sol, como no quintal, varanda ou parapeito da janela. Cuidado apenas com dias de chuva para que eles não fiquem encharcados.

Armazenamento

Ervas embrulhadas em pano
Técnica simples para guardar ervas e saladas na geladeira faz com que elas durem mais tempo (Gardenista/Casa.com.br)

Colheu suas ervas ou trouxe-as do mercado? A dica para que elas durem mais tempo é cortar os caules e embrulhar em papel toalha úmido. Depois, cubra-os com um pano ou saco plástico. Amarre em seguida com um barbante (ou arame de pão, cuidadosamente) para que a planta fique presa. Desta maneira você pode guardá-la na geladeira garantindo que ela viva ainda mais tempo. O mesmo processo pode ser feito com folhas de salada como alface, agrião e rúcula. 

Bebidas sofisticadas

Drink com decorado com ervas; drink com hortelã
(Kim Daniels/Unsplash/Casa.com.br)

As ervas são tão versáteis que não são usadas apenas em pratos doces e salgados, mas também em bebidas! Coloque hortelã e alecrim em formas de gelo e preencha os espaços com água. Congele e tenha sempre a sua disposição pedras de gelo com deliciosas ervas para os seus sucos e drinks. Você também pode colocar folhinhas frescas para decorá-los.

Continua após a publicidade

Ervas secas

Prato com batatas temperadas com ervas
(Pinterest/Casa.com.br)

É totalmente possível aproveitar as ervas mesmo quando elas estão secas. Em alguns casos, vale a pena até mesmo colher algumas folhas ainda frescas e secá-las naturalmente com o sol. É o caso do alecrim, que fica delicioso quando salpicado seco em carnes com batata. O mesmo vale para o manjericão e o orégano nas massas.

Tempero especial

Ervas em pote de sal
(Gardenista/Casa.com.br)

O sal grosso usado para temperar carnes pode ganhar um sabor único com o acréscimo das folhas de ervas secas. Preencha um pote de vidro intercalando-o com sal grosso e ervas e tampe. Seus convidados certamente irão notar a diferença no gosto dos assados e grelhados feitos com este sal!

Publicidade