Quartos: dicas para um espaço mais aconchegante

Confira projetos para criar um ambiente confortável e ideal para o descanso

Por Luiza Cesar Atualizado em 5 abr 2022, 13h37 - Publicado em 5 abr 2022, 19h00
Quarto bem iluminado
Projeto assinado pela arquiteta Eliane Ventura traz cores claras, piso em madeira e espelhos na parede para proporcionar amplitude Thiago Travesso/Casa.com.br

Quando falamos em lar, a prioridade é as nossas necessidades e demandas, certo? Isso é ainda mais importante quando percebemos que os espaços que habitamos têm um efeito no nosso bem-estar – especialmente no que diz respeito ao quarto.

Afinal, além de ser um cômodo para dormir, é onde nos conectamos, recuperamos as energias e, em muitos casos, onde nos arrumamos e trabalhamos. Uma vez que a sua função é de ser um refúgio, onde tudo acontece de forma privada, ter atenção e cuidado ao projetar é muito importante. Leve em consideração os materiais, móveis, itens de decoração e qualquer outra coisa que vá contribuir para a rotina dos moradores.

Abaixo, confira 5 dicas fundamentais, listadas pela arquiteta Eliane Ventura, para incorporar as sensações de bem-estar e tranquilidade no quarto:

1. Escolha um piso aconchegante ao toque dos seus pés

Ninguém merece ter elementos desconfortáveis no cômodo que serve como seu porto seguro e que deve prezar pelo seu bem-estar. Por isso, até mesmo o piso deve ser aconchegante e acolhedor – é ele que vai te receber naqueles dias que você só quer ficar largado no chão, dançar ou fofocar no telefone andando pra lá e pra cá. Acredite, as pequenas coisas são importantes aqui.

2. Aposte em mobiliários planejados para um melhor aproveitamento de espaço

A organização é outro fator que acalma a mente e por isso é tão importante no quarto. Saiba onde cada coisa está para não ter estresse ou poluição visual. Para aqueles que possuem um espaço pequeno, esta dica é ainda mais essencial.

Veja também

A melhor parte do mobiliário planejado é que ele é construído para atender suas demandas e estilo! Não se prenda aos modelos clássicos e exiba a sua personalidade.

Continua após a publicidade

3. A cama é a protagonista do espaço, invista em um modelo confortável

Você merece o melhor sono e uma cama convidativa para poder relaxar e recarregar sua energias. Lembre-se que cada pessoa possui preferências, o que é confortável para o outro pode não ser para você, então sempre teste os modelos de colchão disponíveis no mercado.

Almofadas e mantas também são fatores que deixam seu quarto mais bonito e a sua cama mais aconchegante. Invista nestes elementos da maneira que preferir e não se esqueça de alinhar com a decoração do cômodo.

4. Não esqueça de pensar nas paredes, escolha bem o que quer destacar

Gosta de arte? Fotografia? Ou talvez colecione cartões postais? Utilize as suas paredes para exibir e destacar coisas que você gosta – seja momentos com amigos e familiares; hobby; viagens; arte; sua banda preferida; ou simplesmente elementos que combine com o seu estilo e personalidade.

Tudo é possível no seu quarto, principalmente nas superfícies brancas que ativam a nossa criatividade.

5. Aqueça seu ambiente com peças-chave, como um bom tapete ou uma lareira portátil

O que te faz relaxar? Pense nas peças que gostaria de ter ou nas sensações que gostaria de sentir no seu quarto e invista nisso. Um tapete, uma lareira, uma iluminação mais suave, um cantinho de leitura, janelas grandes para entrar bastante luz natural, planta, tudo pode ser adicionado!

 

Continua após a publicidade

Publicidade