Plantas para ter no quarto que melhoram o bem-estar

Elas ajudam a purificar e umedecer o ar, podendo garantir uma boa noite de sono

Por Redação Atualizado em 27 fev 2022, 23h01 - Publicado em 1 mar 2022, 19h00
Mesa lateral com um arranjo de flores brancas posicionadas
EvceCyopkKI/Unsplash

Estimulados pelos períodos de isolamento social, o número de pais de plantas só cresce, em um cenário onde ficar em casa mais tempo demanda um novo hobby. Assim, cantinhos verdes foram se espalhando cada vez mais pelas casas brasileiras, uma vez que seu cuidado é uma atividade estimulante e desestressante.

Não podemos deixar de lado, claro, o aconchego, o contato com a natureza que elas proporcionam e como formam belas peças de decoração!

Quarto com diversas mudas espalhadas
Reprodução/DigsDigs

E, de acordo com especialistas, vegetação nos quartos pode melhorar muito a qualidade do sono: “Não há objeções para a presença de plantas no interior de quartos e dormitórios. Inclusive, existem espécies que podem auxiliar na qualidade do sono”, comenta Creuza de Fátima dos Santos, florista da Esalflores, maior rede de floriculturas do país.

A especialista preparou uma lista com sugestões de plantas que podem contribuir para um sono melhor: 

Babosa

 

babosa

A espécie famosa, que pertence a categoria das suculentas, é conhecida pelo seu óleo repleto de vitaminas e nutrientes. Pouca gente sabe, mas ela também consegue purificar o ar, por isso é muito benéfica para espaços fechados, entre eles os quartos. Para continuar saudável, ela necessita de regas esporádicas e sol diário. Veja aqui como cultivar!

Samambaia americana

 

Samambaia americana

Possui características de umidificador natural de ar. Se adapta bem a casas, apartamentos e locais de pouca ventilação desde que sejam bem iluminados. Gosta de umidade e demanda ser molhada frequentemente. Veja tudo sobre samambaias aqui!

Lavanda

 

Lavanda

Continua após a publicidade

Com propriedades relaxantes e tranquilizadoras, é uma das espécies mais indicadas para ambientes internos. Precisa ser exposta à luz natural pelo menos seis horas por dia e receber água apenas quando a terra estiver seca. Veja como plantar aqui!

Veja também

Hera

 

Hera

Por conseguir reduzir a quantidade de mofo no ar, auxiliar muito na minimização de sintomas de alergias respiratórias. Se adapta a meia sombra ou sol pleno. Regas de duas a três vezes por semana.

Gérbera

 

Gérbera

Enquanto muitas plantas liberam uma quantidade maior de gás carbônico durante a noite, a gérbera consegue manter a liberação de oxigênio. Ideal para ambientes de meia sombra com duas a três regas por semana. Veja como cuidar delas aqui!

Crisântemo

 

Crisântemo

Tem a característica muito particular de purificar o ar e auxiliar na eliminação das substâncias do tabaco. O ideal é ficar próxima a janela, pois precisa de luz direta. Ague preferencialmente no período da manhã, evitando molhar a folhagem, de duas a três vezes na semana dependendo do aspecto da terra, que deve sempre estar úmida.

Espada de São Jorge

 

10-plantas-resistentes-ao-sol-espada-de-sao-jorge-petal-republic

Recomendadíssima para melhorar a qualidade do ar, elas são quase imortais e fáceis de cuidar. Estudos mostram que a Espada de São Jorge ajuda prevenir irritação nos olhos, problemas respiratórios e dores de cabeça. Veja tudo sobre a espécie aqui!

Continua após a publicidade

Publicidade