Continua após publicidade

Plantas para ter no quarto que melhoram o bem-estar

Elas ajudam a purificar e umedecer o ar, podendo garantir uma boa noite de sono

Por Redação
Atualizado em 7 out 2024, 13h09 - Publicado em 19 set 2024, 13h00
Mesa lateral com um arranjo de flores brancas posicionadas
 (EvceCyopkKI/Unsplash)
Continua após publicidade

Estimulados pelos períodos de isolamento social, o número de pais de plantas só cresce, em um cenário onde ficar em casa mais tempo demanda um novo hobby. Assim, cantinhos verdes foram se espalhando cada vez mais pelas casas brasileiras, uma vez que seu cuidado é uma atividade estimulante e desestressante.

Não podemos deixar de lado, claro, o aconchego, o contato com a natureza que elas proporcionam e como formam belas peças de decoração!

Madeira e tons terracota junto de plantas dão toque mineiro à apê de 92 m². Projeto de FPR Studio. Na foto, quarto com parede revestida de madeira, planta suspensa ao lado da cama.
Projeto de FPR Studio. (Anita Soares/Casa.com.br)

E, de acordo com especialistas, vegetação nos quartos pode melhorar muito a qualidade do sono: “Não há objeções para a presença de plantas no interior de quartos e dormitórios. Inclusive, existem espécies que podem auxiliar na qualidade do sono”, comenta Creuza de Fátima dos Santos, florista da Esalflores, maior rede de floriculturas do país.

Continua após a publicidade

A especialista preparou uma lista com sugestões de plantas que podem contribuir para um sono melhor: 

Babosa

plantas-energia-positiva-pexels-kara-muse
(Kara Muse/Pexels)

A espécie famosa, que pertence a categoria das suculentas, é conhecida pelo seu óleo repleto de vitaminas e nutrientes. Pouca gente sabe, mas ela também consegue purificar o ar, por isso é muito benéfica para espaços fechados, entre eles os quartos. Para continuar saudável, ela necessita de regas esporádicas e sol diário. Veja aqui como cultivar!

Continua após a publicidade

Samambaia americana

Samambaia
(Reprodução/Freepik)

Possui características de umidificador natural de ar. Se adapta bem a casas, apartamentos e locais de pouca ventilação desde que sejam bem iluminados. Gosta de umidade e demanda ser molhada frequentemente. Veja tudo sobre samambaias aqui!

Lavanda

Lavanda em jarra branca feita de vaso.

Continua após a publicidade

Com propriedades relaxantes e tranquilizadoras, é uma das espécies mais indicadas para ambientes internos. Precisa ser exposta à luz natural pelo menos seis horas por dia e receber água apenas quando a terra estiver seca. Veja como plantar aqui!

Hera

Por conseguir reduzir a quantidade de mofo no ar, auxiliar muito na minimização de sintomas de alergias respiratórias. Se adapta a meia sombra ou sol pleno. Regas de duas a três vezes por semana.

Continua após a publicidade

Gérbera

Enquanto muitas plantas liberam uma quantidade maior de gás carbônico durante a noite, a gérbera consegue manter a liberação de oxigênio. Ideal para ambientes de meia sombra com duas a três regas por semana. Veja como cuidar delas aqui!

Crisântemo

Continua após a publicidade

Tem a característica muito particular de purificar o ar e auxiliar na eliminação das substâncias do tabaco. O ideal é ficar próxima a janela, pois precisa de luz direta. Ague preferencialmente no período da manhã, evitando molhar a folhagem, de duas a três vezes na semana dependendo do aspecto da terra, que deve sempre estar úmida.

Espada de São Jorge

Tudo o que você precisa saber para cultivar espada-de-são-jorge. Na foto, planta em vaso branco.
(Jake Goossen/Unsplash)

Recomendadíssima para melhorar a qualidade do ar, elas são quase imortais e fáceis de cuidar. Estudos mostram que a Espada de São Jorge ajuda prevenir irritação nos olhos, problemas respiratórios e dores de cabeça. Veja tudo sobre a espécie aqui!

Produtos para começar o jardim

 

Publicidade