Dormitórios pequenos: saiba como otimizar a área disponível

A arquiteta Júlia Guadix mostra os pontos a serem observados para projetar um quarto pequeno 

Por Redação Atualizado em 24 jan 2022, 16h21 - Publicado em 22 jan 2022, 19h00
Projeto de Júlia Guadix Guilherme Pucci/Casa.com.br

Com os imóveis cada vez mais enxutos, os cômodos, que também se afetam com a tendência, agora demandam uma otimização muito bem planejada. Sendo assim, esses espaços precisam, para um ótimo funcionamento, de um bom décor e soluções inteligentes, para que tudo fique em seu lugar. Como todos os ambientes da casa são reduzidos, pensar em cada um com atenção traz grandes resultados.

Reprodução/Pinterest

E por que não começar pelo quarto? Afinal, ele deve ser tudo o que você imaginou para que se sinta confortável e seguro na hora de dormir. Para não errar neste projeto, promova um estudo detalhado do layout para obter os melhores recursos.

Para a arquiteta Júlia Guadix, à frente do Studio Guadix, o que guia este planejamento é o formato do ambiente e aquilo que é necessário ter no cômodo – que inclui a cama, as mesinhas de apoio e guarda-roupa. Quer saber mais? Confira uma lista de tudo que merece a sua atenção em quartos pequenos:

Distribuição dos móveis

 

Continua após a publicidade

Em primeiro lugar, considere todas as medidas do espaço. Com essa informação, o trabalho de pensar a disposição dos móveis, que deve respeitar as necessidades dos moradores, pode começar.

Para oferecer uma variedade de armazenamentos para a organização, uma recomendação é optar por uma cama de modelo box com baú ou uma marcenaria planejada. Assim, os objetos pouco utilizados no dia a dia podem ser colocados ali, evitando mais armários.

Reprodução/Pinterest

Nas mobílias laterais, as gavetas disponibilizam mais um cantinho para guardar os pertences. Mas, saiba que, repensar o que possui, é importante. Afinal, espaços pequenos demandam um estilo de vida diferente. Guarde apenas o que é muito usado e que traz alegria! Um ambiente sem acúmulo de objetos contribui para um dormitório mais tranquilo e amplo!

Na hora de decidir a cama, respeito à proporcionalidade. Uma cama king, em um ambiente pequeno, consegue ocupar uma superfície preciosa, tornando o cômodo mais apertado – é necessário ter 50 cm no entorno da peça.

Veja também

Móveis sob medida

 

Continua após a publicidade

Projeto de Júlia Guadix Guilherme Pucci/Casa.com.br

Móveis sob medida fazem com que o aproveitamento dos espaços seja mais fácil. Por meio do desenho do mobiliário planejado, você consegue adquirir um item que se encaixa perfeitamente no quarto e na sua rotina – abrindo espaço para guarda-roupa e prateleiras para uma organização eficiente.

Iluminação

 

Continua após a publicidade

Projeto do arquiteto Pedro Haruf Gabriel Castro/BowerBird

Aplicar apenas um ponto central para iluminar o ambiente acaba proporcionando uma sensação de penumbra, com as paredes escuras e o centro claro. Isso não ajuda a suavizar a metragem limitada. Luz indireta, que rebate no teto, no meio do cômodo é uma maneira de conquistar uma iluminação mais equilibrada. Para complementar, disponha outras fontes de luz próximas ou nas paredes.

Susan Q. Yin/Unsplash

“Uma ideia bacana é fazer um painel de cabeceira de ponta a ponta da parede e iluminá-lo com uma fita de LED. A cabeceira e o efeito da luz ajudam a alongar e criar um cenário delicado e intimista para o ambiente”, sugere a especialista.

Pendentes em cada lado da cama também são boas escolhas. Se o dormitório possui um forro de gesso, selecione lâmpadas embutidas e com um ângulo aberto para jogar claridade nos armários.

Outras dicas

 

Continua após a publicidade

Projeto de Júlia Guadix Guilherme Pucci/Casa.com.br

Não se esqueça de verificar a abertura das portas dos armários. Portas de correr, especialmente os que vão do piso ao teto, com maleiro, não prejudicam a circulação.

Os espelhos também não podem ficar de fora, seguindo como o queridinho quando o tema é deixar um cômodo mais espaçoso. Apenas evite posicioná-los de modo que, quem deita na cama, consegue ver o seu reflexo – o que pode atrapalhar no sono!

Continua após a publicidade

Publicidade