Casa Created with Sketch.

Cores da Pantone 2021: uma seleção de ambientes para você se inspirar!

Dois tons, um amarelo e outro cinza, foram anunciados essa semana pela Pantone como tendência para o próximo ano

Se o amarelo e o cinza já são cores bastante usadas na decoração, podemos esperar vê-las ainda mais no ano que vem. Isso porque a Pantone, principal empresa de cores do mundo, anunciou nesta semana duas cores para 2021: a Illuminating e Ultimate Gray

 (divulgação/Casa.com.br)

Tratam-se, respectivamente, de um amarelo vibrante e alegre, e um cinza emblemático e sóbrio. De acordo com a empresa, essas cores passam a sensação de força e de esperança para o ambiente. Para a arquiteta Marina Carvalho, misturar a elegância do cinza com a personalidade do amarelo tem como resultado uma combinação clássica e praticamente livre de erros. 

Compartilhando o mesmo pensamento, a arquiteta Pati Cillo afirma que se trata de um “duo iluminado e equilibrado” e sugere usar o cinza como a base do ambiente — em pisos e paredes — e o amarelo em pontos de destaque, como objetos e pequenos móveis. 

A seguir, separamos uma série de projetos para você se inspirar e copiar já!

O contraste do cinza com o amarelo deixou a cozinha descontraída na medida certa. O projeto da arquiteta Lucilla Mesquita investiu em uma base mais neutra em que o amarelo protagonizou a composição.

 (Gisele Rampazzo/Casa.com.br)

Aqui, podemos perceber que as bancadas contaram com o amarelo brilhante em praticamente toda a estrutura. Ainda assim, a decoração não ficou sobrecarregada graças à integração do cinza presente nos eletrodomésticos e nas bancadas do apartamento.

Com uma proposta diferente, seguindo numa linha mais divertida e contemporânea, o projeto do escritório Figa Arquitetura misturou um sofá cinza com uma mesa lateral de design moderno e cor vibrante. Além disso, os quadros na parede reafirmam esse estilo e criam harmonia no espaço. 

 (Thiago Travesso e Fernanda Gheton/Casa.com.br)

No quarto, os especialistas da Figa Arquitetura fizeram uma combinação de armários utilizando o tema lego, e incluíram as cores da Pantone para trazer modernidade ao projeto. 

 (Thiago Travesso e Fernanda Gheton/Casa.com.br)

Por outro lado, se o que você procura é uma decoração de quarto mais sóbria, aqui vai uma referência de projeto que teve como inspiração a arquitetura contemporânea, e o amarelo aparece discretamente em um quadro, no cantinho. Destaque para a cabeceira Urbana em cinza da Sierra Móveis.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Uma proposta ousada usando as cores de 2021 aliadas a outros elementos, texturas e tonalidades foi a da Altera Arquitetura. O escritório criou um projeto de hall bastante inovador que mistura cinza, amarelo, preto, vermelho, azul e branco. 

 (JP Image e Luis Gomes/Casa.com.br)

A dica é fazer tudo de maneira equilibrada respeitando as cores e as texturas individualmente, mas também o conjunto como um todo. O resultado foi um ambiente cheio de personalidade.

Indo de encontro ao primeiro exemplo de cozinha mostrado nesse post — em que o amarelo se destacou em relação ao cinza — aqui temos um ambiente em que o cinza compôs a base e o amarelo aparece apenas nos azulejos de estampa de limão siciliano dando leveza e equilíbrio na decoração.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Dá para inovar na decoração do banheiro? Claro que sim! Prova disso é o projeto da arquiteta Marina Carvalho em que o amarelo ganhou destaque no ambiente, enquanto o cinza e o branco ficaram mais na retaguarda.

 (Evelyn Müller e Julia Herman/Casa.com.br)

Apesar de ser uma cor vibrante, é possível incluir o amarelo brilhante no quarto de maneira estratégica para dar mais profundidade sem abrir mão do conforto. 

 (Gui Morelli e Guilherme Pucci/Casa.com.br)

O piso cinza – contemplado no projeto da Korman Arquitetos – traz aconchego e sobriedade, criando uma harmonia perfeita com as outras cores do ambiente. 

 (Raul Fonseca/Casa.com.br)

Mas e se eu não gostar de amarelo? Calma! Ainda dá para montar uma composição cinza sofisticada e fora do óbvio. O projeto dos arquitetos Juliana Sica e Bruno Isaac para a Mont Blanc é um exemplo prático de conciliação da cor com uma textura marmorizada super em alta e bonita. O resultado não poderia ser diferente: uma combinação moderna e elegante.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.