Casa Created with Sketch.

5 coisas para fazer em um imóvel alugado (que você achou ser proibido)

Saiba no que faz sentido investir e mudar quando você aluga um imóvel

Na hora de alugar um apartamento (ou qualquer outro tipo de imóvel), é comum você acreditar que não pode fazer nenhum tipo de mudança na estrutura geral do ambiente. Pintar? Melhor não. Pendurar coisas na parede? Só se for sem pregos. Uma reforma no banheiro? Nem pensar.

Inclusive, é muito comum o contrato estipular que essas coisas estão, mesmo, fora de cogitação. Ainda assim, não significa que é terminantemente proibido você fazer qualquer tipo de alteração no imóvel original, tudo para deixar o seu apartamento alugado mais com cara de lar. O ponto é criar um relacionamento com o locador e abrir espaço para perguntar e saber até que ponto o que você quer fazer é ok.

Mesmo que você não tenha um apoio financeiro do proprietário para fazer aquela mudança na sala de estar (ou seja, mesmo que ele não pague nada, nem mesmo o material), você pode ter o prazer de morar em um ambiente que é muito mais a sua cara. Por isso, saiba: você achou que não poderia, mas pode, sim, fazer algumas das coisas abaixo:

1.Pintura

Talvez esse seja o “não” mais claro na cabeça das pessoas. Mas o bom de uma pintura é que ela pode ser refeita depois e, bem possivelmente, é o item menos problemático na lista do seu locador. O ponto principal é lembrar de repintar o apartamento antes de sair. No meio tempo, use a criatividade! Pinte o teto de um quarto, os detalhes da cozinha ou de uma porta.

2.Pendurar coisas na parede

Talvez o segundo “não” mais claro nessa situação. Assim como pintar paredes, você pode, sim, pendurar o que quiser nas paredes de um lugar alugado, mas lembre-se de fazer um bom trabalho cobrindo os furos depois. Também é importante ficar atento aos locais para não acertar algum cano ou fiação importantes no meio do caminho, e causar problemas maiores do que qualquer um poderia imaginar.

3.Trocar luminárias e puxadores

Sabe o que falamos no começo do texto sobre comunicação? Pois bem, é importante saber que isso também vale para trocar coisas que você acha que são “obrigatórias”, como maçanetas e luminárias. Converse com o locador e coloque aquilo que você acha que combina mais com você – no caso de luminárias, muitas vezes nem é preciso perguntar, já que as lâmpadas normalmente ficam “peladas”.

4.Colocar mais espaço de armazenamento

Fato: principalmente se o espaço for limitado, você pode precisar de formas alternativas para armazenar as suas coisas. Se o imóvel em si não tem muitos armários ou ambientes propícios para isso, você pode, sim, pensar em reverter essa situação. Seja instalar um armário novo, renovar os já existes ou colocar extensões na casa, é algo que você pode pensar e aplicar, se for realmente necessário.

5.Troque o que quiser

Se você quiser mudar a bancada da cozinha ou fazer algum tipo de reforma no imóvel, vale conversar com o proprietário antes. Mesmo que ele não ajude financeiramente nesse investimento, é algo que pode ser bom pra você e pra ele, já que valoriza o ambiente. Pense no que você acha que vale mesmo a pena, converse e negocie – às vezes a reforma vale uma diminuição do valor do aluguel para compensar o valor.

Siga Casa.com.br no Instagram

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s