Casa Created with Sketch.

Agenda Cultural: veja as exposições de museus brasileiros em julho de 2019

Tarsila do Amaral e Ai WeiWei são alguns dos artistas em destaque neste mês pelo país!

O inverno é sempre uma época incrível para aproveitar atividades culturais em locais fechados – para fugir do frio – como os museus. Pensando justamente em atrair ainda mais pessoas para esses centros culturais brasileiros, a Federação de Amigos de Museus do Brasil fez uma seleção com as exposições mais legais que estão rolando por aí. Confira na lista abaixo:

São Paulo

“Abaporu”, de Tarsila do Amaral. Pintado em 1928.

“Abaporu”, de Tarsila do Amaral. Pintado em 1928. (Divulgação/Casa.com.br)

Até 28 de julho, o MASP recebe a mostra dedicada a Tarsila do Amaral, que reúne quase 100 obras da artista e retrata diversas fases de sua carreira. Tarsila é uma das maiores artistas brasileiras do século XX e principal figura do movimento modernista. Demos uma matéria completa sobre a exposição aqui. Além de Tarsila, o MASP também homenageia Lina Bo Bardi, arquiteta responsável pelo projeto do museu, em mostra paralela, também encerrada em 28 de julho. Um dos destaques da mostra de Lina é a fusão do modernismo europeu com a cultura popular brasileira.

Rio de Janeiro

 (Reprodução/Casa.com.br)

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) apresenta em exposição inédita na América Latina o trabalho do suíço Paul Klee. Até 12 de agosto, mais de 100 obras do artista podem ser apreciadas pelo público. Quem visitar o CCBB poderá conferir de perto a transição de Paul por diversos estilos, como o Cubismo, o Construtivismo, o Expressionismo e o Surrealismo. Além de o trabalho de Klee, também está em cartaz a exposição “50 anos de Realismo – Do Fotorrealismo à Realidade Virtual”. Até 29 de julho, 100 obras – entre esculturas, instalações, pinturas e vídeos – são reunidas fazendo um paralelo entre analógico e digital.

Curitiba

 (Reprodução/Casa.com.br)

O destaque na área de artes desse mês é a exposição do chinês Ai Weiwei, a maior já realizada pelo artista. Atualmente, o Weiwei é um dos principais nomes da arte contemporânea. A exposição “Ai Weiwei – Raiz” fica em cartaz até 28 de julho no Museu Oscar Niemeyer (MON). A mostra, que passou anteriormente por São Paulo, reúne 40 obras e 15 vídeos e é curada por Marcello Dantas.

Brasília

 (Reprodução/Casa.com.br)

O CCBB recebe uma mostra em homenagem a Tim Burton até 11 de agosto. A exposição é uma homenagem aos 10 anos do lançamento do livro “The Art of Tim Burton”, de autoria do próprio cineasta. “A Beleza Sombria dos Monstros: Dez anos de A Arte de Tim Burton” recria de forma viva as 434 páginas que compõem a obra. Ao todo, 14 galerias apresentam cenografia, expografia, temáticas e tecnologias distintas – desde o teatro, ao cinema, até a realidade virtual – explorando o imaginário poético de Burton.

Salvador

A obra de Bryan Organ

A obra de Bryan Organ (Reprodução/Casa.com.br)

Até 28 de julho, o Palacete das Artes abriga a exposição “Coleção Inglesa doada por Assis Chateaubriand, em 1967”. Doadas pelo empresário durante a Campanha Nacional de Interiorização das Artes, trinta telas são reunidas no local, homenageando diversos artistas. Entre os destaques, estão as obras Três Torres de Suffalk, de John Piper e Muggeridge em Azul, de Bryan Organ.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s