Casa Created with Sketch.

Obras de 1954 são restauradas e compõem exposição do CCSP

Os painéis e mural restaurados compõem uma exposição, e dentre eles está a obra “Procissão”, de Tarsila do Amaral

Centro Cultural de São Paulo (CCSP).

Centro Cultural de São Paulo (CCSP). (Divulgação/Casa.com.br)

Finalizando o projeto de restauro de obras do IV Centenário de São Paulo, o Centro Cultural de São Paulo vai apresentar ao público três painéis originais e a reprodução de um mural no dia 12 de julho.

Os trabalhos integraram a exposição “História de São Paulo no Quadro da História do Brasil”, que aconteceu no Pavilhão Lucas Nogueira Garcez – OCA, em 1954.

Missa de 25 de Janeiro – Conversão de São Paulo – 1554, de Manuel Lapa. Este é o mural reproduzido, que ficou escondido atrás de uma parede falsa na OCA por 14 anos.

Missa de 25 de Janeiro – Conversão de São Paulo – 1554, de Manuel Lapa. Este é o mural reproduzido, que ficou escondido atrás de uma parede falsa na OCA por 14 anos. (Divulgação/Casa.com.br)

Hoje, porém, vão voltar ao centro na mostra “4ºx4: Obras Restauradas do Quarto Centenário“, que recebe patrocínio oficial do Bank of America Merrill Lynch.

Através do Art Conservation Project, o banco fornece fundos para instituições sem fins lucrativos ao redor do mundo com o intuito de preservar obras culturalmente significativas.

Mineração, de Clóvis Graciano, um dos painéis restaurados. A atividade é representada por trabalhadores em ação, bem como por utensílios e ferramentas apropriados à mineração de aluvião, tais como bateias e almocafres.

Mineração, de Clóvis Graciano, um dos painéis restaurados. A atividade é representada por trabalhadores em ação, bem como por utensílios e ferramentas apropriados à mineração de aluvião, tais como bateias e almocafres. (Divulgação/Casa.com.br)

Foi através de uma ação conjunta que o projeto de restauração da Coleção de Arte da Cidade, acervo do qual as obras fazem parte, alcançou o Laboratório de Conservação e Restauro do CCSP. A equipe do Museu da Cidade de São Paulo, da Supervisão de Acervos do CCSP e da Associação Amigos do Centro Cultural São Paulo se uniram em prol da conservação das obras e tornaram o projeto viável.

O Restelo, de Manuel Lapa, outro painel restaurado. O título se refere à região na foz do Rio Tejo, em Lisboa, de cujas praias zarparam as naus que se aventuraram em direção ao Novo Mundo.

O Restelo, de Manuel Lapa, outro painel restaurado. O título se refere à região na foz do Rio Tejo, em Lisboa, de cujas praias zarparam as naus que se aventuraram em direção ao Novo Mundo. (Divulgação/Casa.com.br)

Os painéis selecionados apresentavam condições de conservação instáveis, mas foram capazes de recuperar sua estrutura e a estética através da restauração. Depois dela, a durabilidade e difusão das obras foram devolvidas ao público.

Procissão, de Tarsila do Amaral, também um painel restaurado. A obra retrata uma procissão de Corpus Christi, no século XVIII.

Procissão, de Tarsila do Amaral, também um painel restaurado. A obra retrata uma procissão de Corpus Christi, no século XVIII. (Divulgação/Casa.com.br)

O processo de restauro foi feito por três diferentes profissionais: o polonês André P. Kosierkiewicz (responsável pela obra de Clóvis Graciano), o restaurador Renato Carvalho (que trabalhou com os painéis de Tarsila do Amaral e Manuel Lapa) e Júlio Moraes (responsável por restaurar o mural de Manuel Lapa, escondido na parede falsa).


Exposição “História de São Paulo no Quadro da História do Brasil”

Quando?

De 12/07 a 15/09

Horários: de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados e domingos, das 10h às 18h

Onde?

Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Espaço Mário Chamie (Praça das Bibliotecas)

Quanto?

Entrada gratuita – sem necessidade de retirada de ingressos

Classificação: livre

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s