Plástico é o tema central da 9ª Mostra SP de Fotografia

A Vila Madalena é ocupada com imagens que alertam para o uso desenfreado e irresponsável do material

Por Evelyn Nogueira Atualizado em 17 fev 2020, 16h01 - Publicado em 4 jul 2019, 16h12

A nona edição da Mostra SP de Fotografia ocorre entre os dias 3 de julho e 4 de agosto e pela primeira vez tem um tema que ligará toda a exposição: o plástico. Neste mês bares, docerias, escolas, escritórios, estúdios de arte, galerias, restaurantes, muros do bairro e tapumes da Vila Madalena alertaram o público sobre o uso desenfreado do material.

Além das 27 imagens selecionadas através de uma pesquisa dos curadores, que propõem reflexões sobre o consumo e o descarte do plástico, uma programação paralela com um ciclo de conversas foi organizado pela jornalista Paulina Chamorro. Confira aqui a programação completa do ciclo de conversas.

Idealizada por Fernando Costa Netto, da DOC Galeria, a mostra ainda tem curadoria das fotógrafas Ivana Debértolis e Mônica Maia, neste ano. Os ciclos de conversas contam com o apoio dos Mares Limpos, da ONU Meio Ambiente, da WWF, do Ecosurf, da FAS – Fundação Amazonas Sustentável, da Liga das Mulheres pelos Oceanos e da Grin.

Outra novidade que é proposta pela mostra neste ano é a assinatura de uma carta-compromisso por Mares Limpos. A carta é resultado de uma parceria entre a ONU Meio Ambiente e a Mostra SP de Fotografia. O evento ocorre durante o mês de julho, conhecido mundialmente pelo movimento Julho Sem Plástico ou Plastic Free July.

Diego Nigro/Casa.com.br

Um dos objetivos da mostra de fotografia de São Paulo é incentivar a adoção de práticas sustentáveis no comércio local e no público. Dessa forma, as fotografias buscam comover os telespectadores sobre o impacto de canudos, copos, sacolas e embalagens descartáveis e, quem sabe, transformar a Vila Madalena em um bairro totalmente sem plástico – o que seria uma ação inédita no país.

Continua após a publicidade

Luiza Sampaio/Casa.com.br

Fernando Costa Netto ainda escreveu um manifesto sobre a importância da mostra neste momento. Leia aqui.

Entre os fotógrafos que expõem suas obras estão: Alê Ruaro, Andréa Barreiro, Apu Gomes, Barbara Veiga, Cássio Vasconcellos, Coletivo Rolê, Cris Veit, Diego Nigro, Doug Monteiro, Eduardo Leal, Família Schürman, Henrique Tarricone, Justin Hofman/National Geographic, Kátia Carvalho, Levi Bianco, Luciano Candisani, Luisa Dörr, Luiza Sampaio, Marcos Piffer, Michele Roth, Nathalie Bohm, Raphael Alves, Renato Negrão, Renato Stockler, Rodrigo Koraicho, Rodrigo Tomzhinsky/FAS e Yan Boechat.

Yan Boechat/Casa.com.br

Serviço 9ª Mostra SP de Fotografia

Quando?
De 3 de julho até 4 de agosto

Onde?
Vila Madalena, em São Paulo

Continua após a publicidade

Publicidade