Silêncio é o novo luxo: aplicativo reúne lugares tranquilos nas cidades

O Hush City acaba de ser lançado em português

Por Larissa Faria 21 out 2020, 16h42
Estrada com carros
Encontrar um lugar mais silencioso para morar e trabalhar tornou-se uma das prioridades do mundo moderno Unsplash/Alexander Popov/Casa.com.br

A casa é o lugar onde descansamos após um dia longo de trabalho e nos concentramos nas nossas atividades favoritas. Ou, ao menos, é assim que deveria ser. Para quem mora em prédios e grandes cidades, ter uma boa noite de sono ou um momento tranquilo para ler nem sempre é possível por causa do barulho — seja dos vizinhos ou da buzina dos carros na rua.

Mapa do aplicativo Hush City
Mapa do aplicativo Hush City divulgação/Hush City/Casa.com.br

Ao procurar um lugar para morar ou trabalhar, você presta a atenção no barulho da região? Não é preciso mais estar exatamente no endereço para saber se ele é pouco ou muito barulhento: o aplicativo Hush City, que reúne estas informações, acaba de ganhar uma versão em português e gratuita, que foi desenvolvida pela Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica).

A proposta do aplicativo é mapear de forma colaborativa, com sons e fotos, as áreas mais silenciosas. Sua primeira versão foi lançada em 2017 em Berlim, pela arquiteta e urbanista italiana Antonella Radicchi. “As cidades estão cada vez mais barulhentas e o silêncio está se tornando um luxo para poucos de nós. Minha ideia ao criar o aplicativo foi incentivar as pessoas a compartilharem lugares tranquilos”, conta a arquiteta.

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade