Casa Created with Sketch.

Geladeira sustentável: dicas para diminuir o uso de plásticos

A home organizer Ingrid Lisboa indica utensílios próprios para armazenar comidas e bebidas

É possível reduzir o uso de plásticos na hora de organizar a geladeira

É possível reduzir o uso de plásticos na hora de organizar a geladeira (reprodução/Gardenista)

O plástico é quase sempre utilizado para embalar frutas, verduras e restos de alimentos. O uso dele pode ser prático, mas nem um pouco sustentável a longo prazo. Apesar de ser um material reciclável, em contato com os alimentos ele pode causar danos à saúde, e, por isso, deve ser substituído sempre que possível.

Você já embalou um pedaço de bolo que sobrou de uma festa com papel-alumínio ou reutilizou a garrafinha de água comprada no supermercado? Pois, saiba que tanto o plástico quanto o alumínio podem liberar resíduos químicos nos alimentos e bebidas.

Uma solução para diminuir o uso do plástico em casa, principalmente nas comidas guardadas na geladeira, e ainda ter uma atitude mais sustentável são os potes de vidro, indicados pela home organizer Ingrid Lisboa. “Eles são resistentes a baixas e altas temperaturas e podem ir do forno ou micro-ondas à geladeira e vice-versa. Se você tiver várias travessas de vidro refratário com tampa, não precisará ficar transferindo a comida para outros potes para aquecê-la”, conta Ingrid. Além disso, recipientes de vidro são mais duráveis se você cuidar direitinho.

A tampa de plástico do próprio micro-ondas – aquela que você coloca sobre o prato para evitar sujar o eletrodoméstico — não pode encostar no alimento, então a tampa do refratário também ajuda neste momento. Em ocasiões informais, os potes de vidro também são indicados por Ingrid pela praticidade de serem levados da geladeira, micro-ondas ou forno direto para a mesa para servir — lembrando-se sempre de colocar descansos de panela caso o vidro esteja quente, para evitar queimar as toalhas de mesa.

Atitudes fora de casa

As frutas e verduras que vêm em bandejas e saquinhos podem ser colocados também em travessas grandes de vidro com tampa. Dependendo do local em que você costuma fazer compras, pode levar seus próprios potes para levar os alimentos para casa, evitando o uso de diversos sacos plásticos. Outra opção, ainda mais leve, são os sacos de tecido, que também são laváveis e podem ser carregados de forma prática para uma feira de rua ou mercadão.

Conjunto com quatro potes herméticos de vidro, da Electrolux Conjunto com quatro potes herméticos de vidro, da Electrolux

Conjunto com quatro potes herméticos de vidro, da Electrolux (divulgação/Electrolux/Casa.com.br)

No caso das bebidas, há também garrafas de vidro de vários modelos, das simples às mais sofisticadas, que podem ser usadas. “Você pode reutilizar as garrafas de vidro de sucos integrais. Porém, a boca dessas garrafas é estreita, então é essencial ter uma escova própria para eliminar os resíduos dos sucos de frutas, como as de higienizar mamadeiras”, indica Ingrid, que inclui como opção também as garrafas de corpo e tampa de inox.

Garrada de inox isotérmica de 1 litro, da Quechua Garrada de inox isotérmica de 1 litro, da Quechua

Garrada de inox isotérmica de 1 litro, da Quechua (divulgação/Quechua/Decathlon/Casa.com.br)

“Elas podem ser lavadas e reutilizadas por um longo período, exceto se amassarem. Assim como as de vidro, devem ser limpas com uma escova própria para garrafas ou mamadeiras”. Estas substituições de materiais na sua rotina de cuidados com a casa e os alimentos diminuem os impactos ambientais, ou seja: a natureza e consequentemente a sua saúde agradecem.

Outro produto que facilita na hora de armazenar os alimentos na geladeira ou freezer e te libera de usar plástico filme, por exemplo, são as bioembalagens. Trata-se de uma alternativa ecológica e biodegradável feita de matéria-prima natural com propriedades antibacterianas e antifúngicas. Essas bioembalagens conservam os alimentos frescos por mais tempo porque permitem a troca de ar e mantém um nível de umidade ideal. Elas também podem ser lavadas e reutilizadas.

Bioembalagens da Favo

Bioembalagens da Favo (reprodução/Instagram)

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.