Casa Created with Sketch.

CURA ganha vida: contêineres viram salas de UTI em Hospital de Turin

Criado por designers italianos, as cápsulas de contêiner se transformam em quartos de tratamento intensivo para pacientes com Coronavírus

Com capacidade para duas cama, o projeto de Carlo Ratti e Italo Rota foi instalado no Hospital de Turin para tratar pacientes diagnosticados com a COVID-19.

Batizado de Unidades Conectada para Tratar Doenças Respiratórias (em inglês Connected Units for Respiratory Ailments, CURA) o projeto aumenta o número de leitos de UTI no norte da Itália.

 (Max Tomasinelli/Casa.com.br)

A cápsula, com duas camas foi instalada em um hospital provisório no centro de Turin e teve seu primeiro paciente na semana passada (19 de abril).

 (Max Tomasinelli/Casa.com.br)

Apesar das dificuldades de se trabalhar com um espaço pequeno, o designer Italo Rota explicou os benefícios da facilidade de instalação com o isolamento, graças ao sistema de ventilação que gera pressão negativa.

 (Max Tomasinelli/Casa.com.br)

De acordo com as normas chinesas da COVID-19, um hospital deve ter 12 trocas de ar por hora e isso é muito difícil de conseguir em hospitais provisórios, o que pode causar riscos aos profissionais da saúde.

Mas os contêineres têm um sistema de ventilação independente, o que possibilita a instalação rápida e segura do quarto de UTI.

 (Max Tomasinelli/Casa.com.br)

Outra facilidade apontada por Ratti, é a locomoção, que permite às áreas mais remotas ter também acesso ao tratamento em ambientes seguros.

As cápsulas CURA são projetadas para funcionar como unidades únicas ou combinados com túneis infláveis, ​​para criar hospitais de campo maiores. No hospital Officine Grandi Riparazioni, temporário, a unidade está sendo usada como uma enfermaria de terapia intensiva autônoma.

 (Max Tomasinelli/Casa.com.br)

Além disso, a instalação conta com duas janelas de vidro, permitindo que familiares visitem o paciente, sem comprometer a saúde de nenhuma das partes.

O primeiro modelo fica em Turin, na Itália, mas já estão em construção em outras partes do mundo, como EUA, Emirados Árabes e Canadá.

 (Max Tomasinelli/Casa.com.br)

“Uma vez no local, cada contêiner requer menos de uma hora de tempo de instalação, pois tudo já está montado dentro dele – é apenas uma questão de descarregá-lo, alimentá-lo e conectá-lo ao vácuo e aos gases”, explica Ratti sobre a velocidade de montagem.

O CURA é um projeto de código aberto, com todas as especificações técnicas e desenhos disponíveis online. Designers de todo o mundo já começaram a adaptar o design para criar unidades de terapia intensiva.

 (Max Tomasinelli/Casa.com.br)

Em tempos de COVID-19, profissionais de todas as áreas se unem na luta contra o vírus para que possamos passar por isso com o menor número de baixas possíveis.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s