Continua após publicidade

Bespoke Life: confira as novidades, lançamentos e tecnologias da Samsung

Confira a entrevista exclusiva com Seonju Lee, chefe do grupo de design de cozinha, negócios de eletrodomésticos digitais da Samsung

Por Redação
Atualizado em 8 jun 2023, 22h20 - Publicado em 8 jun 2023, 13h00
Bespoke Life: confira as novidades, lançamentos e tecnologias da Samsung
 (Reprodução/Samsung)
Continua após publicidade

No dia 7 de junho a Samsung realizou o evento o evento Bespoke Life 2023, no qual apresentou lançamentos, novas tecnologias e novas ações sustentáveis. O Casa.com.br conversou com exclusividade com Seonju Lee, chefe do grupo de design de cozinha, negócios de eletrodomésticos digitais, responsável por oda a área de design de cozinha, como geladeiras, fogões, fornos, lava-louças e exaustores da Samsung Appliances sobre as novidades da marca. Confira:

Considerando os novos cenários pós pandemia (novas exigências dos lares e novos estilos de vida) o que podemos esperar dos eletrodomésticos daqui para frente?

Pós pandemia, as expectativas dos consumidores em relação aos eletrodomésticos mudaram devido ao maior interesse em soluções sustentáveis, conectadas e inteligentes. Ao mesmo tempo, a demanda por personalização em termos de função e design é mais forte do que nunca. É claro que os consumidores de hoje querem eletrodomésticos que reflitam seus gostos de design, se adaptem aos seus padrões de uso e possam ajudá-los a reduzir ativamente seu consumo de energia.

A filosofia de design da Bespoke abraça totalmente essas tendências e continua a evoluir para atender às novas necessidades dos consumidores. O que começou como uma forma de as pessoas injetarem sua personalidade em casa, personalizando as cores, materiais e acabamentos de seus eletrodomésticos, se expandiu para uma nova linha de produtos que abrange roupas, pisos e cuidados com o ar. Hoje, nossa linha Bespoke oferece soluções convenientes, funcionais e elegantes que atendem aos gostos dos consumidores em toda a casa.

Olhe MyBespoke como exemplo. Lançado no ano passado, oferece aos consumidores maior flexibilidade, permitindo que criem designs personalizados com painéis e módulos personalizados para atender às suas necessidades específicas. Além disso, com opções que incluem os modelos Top-Mounted Freezer, Bottom-Mounted Freezer e Side-By-Side, a Samsung continua a expandir sua linha de refrigeradores para oferecer aos consumidores mais opções que atendam ao seu estilo de vida, rotina e interior da cozinha.

Continua após a publicidade

Cada vez mais, no entanto, os consumidores estão olhando além da estética e considerando como personalizar seu modo de vida por meio da conectividade e da sustentabilidade. Continuamos aprimorando o AI Energy Mode da SmartThings Energy para maximizar a economia de energia dos usuários e tornar toda a linha de geladeiras conectada por Wi-Fi nos próximos anos. Ao mesmo tempo, continuamos a promover a sustentabilidade expandindo nosso uso de plásticos reciclados no processo de fabricação de produtos e com embalagens ecológicas.

Avanços como esses destacam a direção que acreditamos que os eletrodomésticos estão tomando. É claro que os eletrodomésticos do futuro precisarão ser capazes de proporcionar uma experiência totalmente personalizada, e continuaremos aprimorando a linha Bespoke para oferecer exatamente isso.

Como chefe do Kitchen Design Group, qual é a cozinha ideal da Samsung? Você poderia compartilhar qual é a experiência do usuário desejada pela marca?

Acredito que uma cozinha que proporcione uma experiência elevada para a mudança de estilo de vida de cada usuário é a cozinha ideal. Assim, o design Bespoke partiu da ideia de que a mera aparência de um produto não é tudo. Partindo da compreensão das pessoas que usam nossos produtos e do espaço que habitam, focamos na criação de um conceito de design que possa conter a experiência integrada de “pessoas, produtos e espaço”.

Como resultado, pudemos demonstrar como o conceito Bespoke pode expressar diferentes preferências e gostos, sem comprometer a funcionalidade ou o design. Por exemplo, alguns clientes adoram como nossos eletrodomésticos Bespoke podem se misturar harmoniosamente com qualquer ambiente, enquanto outros preferem que seus eletrodomésticos se destaquem com ousadia.

É essa possibilidade ilimitada que atrai fortemente os usuários com mentalidade de design e pode evoluir com a mudança de estilo de vida. Além dos elementos estéticos, a conectividade de nossos aparelhos permite que nossos usuários personalizem suas atividades na cozinha, como pré-aquecer um forno ou ligar a máquina de lavar louça, de acordo com seus horários ou rotinas.

O objetivo de nossa abordagem de design de cozinha é fornecer experiências de usuário mais avançadas, continuando a expandir nosso portfólio de produtos personalizáveis ​​e conectados de forma a considerar como um eletrodoméstico está sendo usado e o ambiente ao seu redor.

Continua após a publicidade
Bespoke Life: confira as novidades, lançamentos e tecnologias da Samsung
(Reprodução/Samsung)

Sabemos que a Samsung cria produtos diferentes para mercados diferentes (testamos a geladeira RT46, que era voltada para o consumidor do Brasil). Há alguma novidade que o consumidor brasileiro possa esperar?

Bespoke, que teve um impacto considerável nas tendências de eletrodomésticos no mercado coreano, agora mostra sinais de uma influência mais global. De certa forma, os eletrodomésticos são uma categoria interessante, pois há mais variedade na forma como os clientes usam seus eletrodomésticos, dependendo das características regionais.

Isso nos encoraja a desenvolver abordagens especializadas sob medida para diferentes mercados, como Europa, América do Norte, América do Sul e Sudoeste Asiático, etc. com especialistas regionais e estúdios locais para desenvolver projetos otimizados para as preferências locais. Dessa forma, podemos realmente capturar as necessidades em evolução de nossos clientes pelas regiões.

Continua após a publicidade

Os modelos que chegarão ao mercado brasileiro em 2023 incluem duas opções de geladeira: French Door (FDR) equipada com Family Hub™ e Side-By-Side (SBS) Bespoke. Ao lançar continuamente novos modelos de eletrodomésticos, pretendemos atender às necessidades exclusivas dos consumidores e oferecer mais opções para se expressar através de seus interiores com nossos designs e funções.

Levando em consideração o compromisso da Samsung com a sustentabilidade, novas práticas serão apresentadas? E quanto aos próprios produtos, há alguma nova tecnologia que será introduzida?

À medida que nos esforçamos para capacitar os consumidores a praticar a Sustentabilidade Diária, não apenas identificamos maneiras de reduzir o desperdício e o consumo de energia; também continuamos a promover práticas responsáveis ​​ao longo de todo o ciclo de vida do produto – desde o fornecimento e produção até a distribuição, uso e reciclagem. Essa cadeia de produção ecologicamente consciente prioriza a incorporação de materiais reciclados e permite que os consumidores usem seus produtos por mais tempo, graças a serviços como nossa garantia de componentes de 20 anos.

Não apenas operamos um processo de reciclagem de circuito fechado em nosso centro de reciclagem interno, mas também incorporamos materiais bioplásticos de óleo usado nas cestas de armazenamento de nossos refrigeradores Bespoke. Também expandimos o uso de plástico reciclado de redes de pesca em produtos que vão de smartphones a aspiradores de pó, e nossa embalagem ecológica foi aprimorada para usar menos tinta colorida, grampos, fita plástica e bobinas e incorporar mais papel reciclado.

Continua após a publicidade

Ao analisar os padrões de uso dos consumidores e ajustar as configurações para economizar energia, o AI Energy Mode da SmartThings Energy desempenha um papel fundamental para tornar a sustentabilidade mais simples para todos. Este ano, cinco novos aparelhos Bespoke contarão com um AI Energy Mode atualizado, que em breve estará disponível em 65 países. Também começamos a enviar uma atualização de software para muitos de nossos modelos anteriores para capacitar mais usuários a economizar mais energia em casa.

Publicidade