Casa Created with Sketch.

Plástico retirado dos oceanos é transformado em tênis

A Adidas está investindo na economia circular e prometeu que neste ano, até 11 milhões de pares de tênis sustentáveis serão fabricados

 (Divulgação/Casa.com.br)

Os dados sobre o lixo nos oceanos são sempre assustadores. É estimado que, anualmente, cerca de oito milhões de toneladas de plástico chegam aos mares em todo o globo. É urgente repensar nossos hábitos. Grandes empresas já se mostram preocupadas com o assunto e começam a criar alternativas para reverter este cenário. É o caso da Adidas, que se comprometeu a criar tênis feitos totalmente com plástico retirado dos oceanos.

 (Divulgação/Casa.com.br)

A iniciativa surgiu em 2017, a partir de uma parceria com a Parley for the Oceans, uma instituição voltada à conscientização, preservação e limpeza dos oceanos. No mesmo ano, o primeiro tênis produzido com o material foi fabricado. Em 2018, a marca alemã produziu cerca de 5 milhões de pares no ano. Para 2019, a Adidas pretende fabricar 11 milhões de calçados.

Estima-se que cada par usa o equivalente a onze garrafas pet retiradas dos mares. O modelo sustentável, que tem design inspirado nas ondas do mar, leva 95% de plástico retirado dos oceanos e 5% de poliéster reciclado em sua composição.

O sistema de produção do tênis é feito da seguinte forma: a Parley for the Oceans retira o plástico dos oceanos, ao redor do mundo, transforma o resíduo em fios e, finalmente, torna-o um componente para o calçado. Alguns dos modelos já estão disponíveis no Brasil e custam entre R$ 500 e R$ 700.

Eric Lidtke, membro do conselho executivo da Adidas, afirmou que é possível ter um produto com design de qualidade que seja sustentável: “Com os produtos da Adidas produzidos de plásticos reciclados, nós oferecemos aos consumidores um valor agregado além da aparência, da funcionalidade e da sua qualidade, porque cada calçado é uma pequena contribuição para preservar os nossos oceanos”.

A parceria, entretanto, vai muito além dos tênis. A marca se comprometeu também a produzir itens de vestuário com o plástico retirado dos oceanos. O time de rugby All Blacks terá modelos de camisetas de treino, camisetas, shorts e moletons produzidas com plástico. Esta é a primeira coleção de rugby da Adidas. Uma ótima forma de começar uma coleção.

Além dessa ótima iniciativa, a Adidas tem se preocupado bastante quando o assunto é sustentabilidade: se comprometeu a reduzir a pegada de carbono em 30%, até 2030 e pretende tornar-se neutra na emissão até 2050, ano que os mares terão mais plástico do que peixes, caso mais empresas não façam compromissos com o meio ambiente, como a marca alemã.

 (Divulgação/Casa.com.br)


Para saber mais sobre sustentabilidade, acompanhe as redes sociais (FacebookInstagram) da CASACOR Sustentável!

 (Divulgação/CASACOR)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s