Muzzicycle: a bicicleta de plástico reciclado e produzida no Brasil

A magrela sustentável é mais resistente, flexível e barata. Não enferruja, amortece naturalmente e sua fabricação transforma resíduos em um novo produto

Por Redação Atualizado em 17 fev 2020, 16h09 - Publicado em 18 abr 2019, 14h44
Reprodução/Casa.com.br

Andar de bike já é mega sustentável. Mas já pensou ter uma bicicleta produzida por meio de plástico reciclado? Não ia ser um máximo? Pois é. Esse modelo de locomoção eco-friendly já existe algum tempo, mas é sempre bom relembrar as práticas que merecem ser divulgadas! Trata-se da Muzzycles, idealizada pelo artista plástico uruguaio Juan Muzzi, radicado no Brasil, que, desde 2016, vem produzindo as bicicletas sustentáveis.

Reprodução/Casa.com.br

Muzzi iniciou sua pesquisa em 1998, com PET e Nylon como fonte de matéria prima. A produção foi concluída em 2008, mas foi necessário um ano de teste para a comercialização do produto para garantir o selo do INMETRO de qualidade e patenteada na Holanda em 2012.

Reprodução/Casa.com.br

Para fabricá-las, o artista conta com o trabalho de algumas ONGs que recolhem sucata e vendem para uma empresa que granula o material. Os grãos são vendidos para a Imaplast, empresa de moldes que Muzzi dirige. Também é possível que o próprio interessado leve o material reciclável. No processo de produção, o plástico granulado entra em uma máquina e é injetado no molde de aço. “Cada quadro demora dois minutos e meio para ser fabricado e, se for feito só de PET, usa 200 garrafas”, explica Muzzi.

Reprodução/Casa.com.br
Continua após a publicidade

A Muzzicycle é mais resistente, flexível e barata. Isso porque o plástico não enferruja, amortece naturalmente e sua fabricação transforma resíduos sólidos em um novo produto.

Reprodução/Casa.com.br

As encomendas devem ser feitas pelo site MuzziCycles. Os Estados Unidos, Alemanha, México e Paraguai já demostraram interesse em encomendar as bikes de plástico reciclado. “Em maio começamos a fazer um modelo de cadeira de rodas. Mas nesse caso vamos doá-las. A pessoa só terá de trazer o material plástico”, conta Muzzi.


Para saber mais sobre sustentabilidade, acompanhe as redes sociais (FacebookInstagram) da CASACOR Sustentável!

Divulgação/CASACOR
Continua após a publicidade

Publicidade