Casa Created with Sketch.

No Dia Mundial da Abelha entenda o porquê da importância desses seres!

Mais do que produtoras de mel, sem as abelhas podemos chegar à extinção da raça humana. Entenda o porquê:

 (Divulgação/Casa.com.br)

Você sabia que hoje, dia 20 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Abelha? Pois bem, se você não vê importância nisso, deveria ler essa matéria aqui.

Se você pensa que a única utilidade da abelha é produzir mel, você está totalmente errado. Elas também contribuem enormemente para a manutenção das florestas. Se elas forem extintas, a reprodução de plantas silvestres ficará comprometida, porque mais de 90% das espécies de vegetação tropical com flores e cerca de 78% das espécies de zonas temperadas dependem da polinização desses insetos.

 (Divulgação/Casa.com.br)

E não somos nós, mídia, que dizemos isso, por sermos ‘ativistas extremos do meio ambiente’. Einstein já alertava: “se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana”.

 (Reprodução/Casa.com.br)

O grande vilão dessa história são os agrotóxicos, que estão cada vez mais sendo liberados, principalmente nas nossas terras tupiniquins. Mesmo durante a quarentena, o Governo Federal continua a aprovar novos venenos, para serem vendidos no mercado brasileiro. Desde março deste ano, foram publicados o registro de 118 novos produtos, sendo 84 destinados para agricultores e 34 para a indústria. No Brasil, a previsão é de que a população de abelhas e outros polinizadores diminua em 13% até 2050, segundo análise da Universidade de São Paulo.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Se você chegou até esse momento da matéria, então deve ter entendido o porquê desses seres fofos e amigáveis serem tão importantes para a manutenção da flora, fauna e da vida humana em si. Por isso, esse dia é dedicado a conscientização das abelhas. Como somos defensores desses seres polinizadores, listamos diversos projetos que visam incluir, de forma sustentável e estética, as abelhas nos meios urbanos, para minimizar os efeitos que podem levar a espécie à extinção. Confira-os abaixo:

 (Reprodução/dezeen)

Refugio por MaliArts

O estúdio MaliArts, com sede no México, teve como objetivo gerar um vínculo mais estreito entre cidades centradas no ser humano e na natureza com o projeto Refugio, que compreende três estruturas construídas para abelhas solitárias. Cada ‘construção’ serve a um propósito diferente: dar abrigo, fornecer comida ou oferecer água. Os abrigos de madeira e cerâmica são projetados de forma a atrair insetos em extinção, com base em locais de nidificação encontrados na natureza e em fazendas.

 (Reprodução/dezeen)

Bee Home por Space10

Estas casas de abelhas foi desenvolvida pela IKEA e assinada pelo laboratório de pesquisa Space10. As casinhas podem ser criadas gratuitamente por qualquer pessoa com um computador e acesso à internet, em uma tentativa de incentivar as pessoas a preservar as espécies. Depois de ter montado os seus arquivos de design, compartilhe-os com um espaço para criadores e designers – equipados com uma variedade de equipamentos, incluindo impressoras 3D, cortadores a laser, máquinas CNC, ferros de soldar e até máquinas de costura – que ajudarão você a criar sua casa de abelha.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Hotéis de Abelhas por McDonald’s e NORD DBB

A gigante do fast-food converteu seus outdoors em pequenos ‘hotéis de abelhas’. A NORD DBB, agência de criação por trás das comodidades, conseguiu uma colaboração entre a franquia e a agência de publicidade JCDecaux. A parte de trás de seus outdoors, assim, foram transformadas em mini hotéis. As placas são instalações permanentes de madeira com furos permissíveis à entrada dos insetos.

 (Reprodução/Casa.com.br)

B-box por BEEing

Pensando na preservação da população de abelhas e na manutenção dos apicultores, a empresa italiana BEEing projetou uma colônia compacta que simplifica o processo de colheita. Desenhada para caber em espaços urbanos, a B-box é uma colônia de madeira compensada, que busca transformar a apicultura em algo que pode ser feito facilmente em casa.

A estrutura da colônia é composta predominantemente por madeira, cortada em painéis e revestida com policarbonato, a fim de criar um exterior quente. Ela possui ainda um painel removível, que permite visualizar as abelhas no trabalho.

Honey I’m Home! do artista Hattie Newman e IKEA

Outro projeto centrado em abelhas foi esse da IKEA, que trabalhou com artistas e designers do Reino Unido para criar uma coleção de habitats de animais usando itens de seus móveis reaproveitados. Uma casinha cheia de cores, feita a partir de estantes, chamada Honey, I’m home, teve inspiração no estilo brasileiro, de acordo com a artista Hattie Newman.

 (Divulgação/Casa.com.br)

McHive por NORD DDB

A McHive, como é chamada, é uma iniciativa da empresa que celebra o bem-estar e a preservação das abelhas. É um tributo aos restaurantes da rede na Suécia, que têm colmeias espalhadas em seus telhados. Completo, com cabines de drive-thru, mesas ao ar livre e o icônico e imponente logo amarelo no topo, a unidade é considerada pelo McDonald’s como sua menor filial no mundo. A novidade é, na verdade, uma colmeia em pleno funcionamento.


 (Divulgação/Casa.com.br)

Além disso tudo, nosso site é um grande defensor das abelhas e já demos diversas outras notícias sobre as abelhas, como ponto de ônibus com telhado para esses insetos, a 1ª abelha influencer do mundo, sobre o curioso gosto das polinizadoras por maconha, e até pizzas para as abelhas!

E por fim, dedico essa matéria a repórter Yara Guerra, que era a especialista em abelhas e hoje está comemorando o dia na Paraíba

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s