Casa Created with Sketch.

Colmeia urbana incentiva a preservação de abelhas em casa

Desenhada pela BEEing, a colônia permite fabricar o mel caseiro de forma fácil, prática e segura

 (Divulgação/Casa.com.br)

Pensando na preservação da população de abelhas e na manutenção dos apicultores, a empresa italiana BEEing projetou uma colônia compacta que simplifica o processo de colheita.

Desenhada para caber em espaços urbanos, a B-box é uma colônia de madeira compensada, que busca transformar a apicultura em algo que pode ser feito facilmente em casa.

 (Divulgação/Casa.com.br)

A estrutura da colônia é composta predominantemente por madeira, cortada em painéis e revestida com policarbonato, a fim de criar um exterior quente. Ela possui ainda um painel removível, que permite visualizar as abelhas no trabalho.

“As abelhas são especiais: elas não apenas produzem mel, mas também são responsáveis pela polinização”, diz a BEEing. “Queremos dar a todos a oportunidade de conhecê-las, observá-las e produzir mel de uma maneira muito fácil e segura”.

 (Divulgação/Casa.com.br)

O sistema da B-box separa a área em que as abelhas vivem daquelas em que armazenam o mel, para se possa extraí-lo com segurança, sem véu ou luvas, e sem qualquer contato com as abelhas.

A entrada de abelhas é concedida por uma alavanca que primeiro as deixa entrar nas câmaras de mel. Quando os usuários querem colher o produto, a alavanca pode ser puxada, deixando as abelhas saírem das câmaras, enquanto proíbe a entrada. Depois de apenas algumas horas, a câmara de mel fica vazia de insetos.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Além da B-box, a BEEing também oferece treinamento e atendimento ao cliente, em que especialistas estão disponíveis para ajudar na instalação, bem como consultas diárias e aprendizado.

A novidade vem em um momento importante: estudos reportam taxas altas de declínio na população de abelhas. Além disso, mais de 80% do suprimento global de alimentos é possível graças a elas, que são fundamentais para o ecossistema e para a sobrevivência humana no planeta.

 (Divulgação/Casa.com.br)

A colônia da BEEing está atualmente pronta para produção e aceitando pré-encomendas através de uma campanha Indiegogo, que fecha em algumas semanas.

Mas a atenção à problemática não fica somente na Itália: o Mc Donald’s da Suécia também deu um passo em direção à preservação dos pequenos insetos. A marca construiu uma colmeia funcional, a McHive, em formato de um restaurante da rede. Achou diferentão? Leia mais na matéria que escrevemos sobre ela aqui.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s