Pets e produtos de limpeza: como evitar alergias nos bichinhos?
Profissionais de limpeza e saúde do animal indicam os produtos certos
Os sentidos dos animais são muito sensíveis, especialmente o olfato. Ou seja: se você acha o cheiro de um produto de limpeza forte, certamente o seu bichinho de estimação está sentindo o odor ainda mais acentuado, o que pode causar alergias e até mesmo intoxicação. Para evitar estes problemas, a veterinária da DogHero, Thais Matos, e a co-CEO da empresa de soluções para cuidados com a casa Positiv.a, Marcella Zambardino, dão algumas dicas para garantir o bem-estar do seu pet:
Durante a pandemia
Ao voltar dos passeios com seu animal, a dica da veterinária Thais é lavar as patinhas dele com água corrente e sabão de coco para eliminar os vírus e bactérias da rua. “Atenção aos coxins (almofadinhas) e meio dos dedinhos. É importante não utilizar muita força ao limpar, porque isso pode machucar. Jamais passe álcool em gel no animal, porque isso pode causar uma intoxicação e alergias”, alerta. As patinhas podem ser secas com toalha ou secador com ar frio, pois a umidade pode provocar problemas dermatológicos.
Escolhendo os produtos
Evite usar produtos com cheiro forte em ambientes que o animal terá acesso. Tenha cuidado também com os que são corrosivos, que podem causar queimaduras e irritações na pele. Tente sempre guardá-los em andares altos, pois isso também dificulta o acesso de crianças.
As profissionais indicam prestar a atenção na composição dos produtos, evitando os que tem estes ingredientes: ácidos bórico, fosfórico, sulfúrico, clorídrico e oxálico; amônia, bissulfeto de sódio, cloro, hidróxido de sódio e potássio; hipoclorito de sódio, óxido de cálcio, peróxido de sódio, silicato de sódio e trietanolamina. Você pode dar preferência aos que têm bases minerais.
Sintomas de alergia
Queimaduras nas patas, irritação nos olhos, espirros e coceira no nariz e no corpo são alguns dos sinais de alergia nos bichinhos. “Os pets ficam mais perto do chão, tendo maior contato com o produto de limpeza e podendo ser intoxicados por eles. Ao notar algum dos sintomas ou qualquer alteração após o uso de algum produto, procure imediatamente um médico veterinário de sua confiança”, indica Thais.
Rotina de cuidados
O local em que o bichinho convive e seus acessórios, como caminha, potes e brinquedos, precisam ser limpos diariamente com sabão de coco e água. “A rotina de higiene com os objetos do animal e a carteira de vacinação em dia evitam doenças como a do carrapato, dermatite, parvovirose e leishmaniose”, pontua a veterinária.