Casa Created with Sketch.

Cozinha: 7 boas práticas de higiene para evitar doenças

Deixe fungos e bactérias longe do ambiente com essas atitudes que ajudam na limpeza e organização

Mão cortando alimentos O cuidado com os alimentos vai do preparo ao armazenamento

O cuidado com os alimentos vai do preparo ao armazenamento (Reprodução/Casa.com.br)

Nos últimos meses, a cozinha se tornou um dos ambientes domésticos mais utilizados. Afinal, o hábito de cozinhar e comer em casa foi reforçado com a pandemia da Covid-19. Lavar os alimentos e embalagens também é uma prática recomendável e que passou ser parte fundamental da rotina das pessoas pelo mundo. Os cuidados durante o preparo e armazenamento dos alimentos são muito importantes para evitar fungos, bactérias e diversas doenças, além do coronavírus. 

Confira 7 boas práticas na cozinha para evitar doenças:

1. Durante o preparo

Fique atento com pedaços de unha e esmalte, pelos e cabelo que podem cair nos alimentos, assim como fios da palha de aço que podem ficar presos em escorredores, garfos e panelas.

2. Contaminação cruzada

Manipular ou cortar com faca uma carne crua e em seguida mexer em um pedaço de carne cozida pode causar contaminação cruzada — ela acontece quando os microrganismos são transferidos de um alimento ou superfície para outro. Por isso, sempre lave as mãos e objetos quando estiver cozinhando ao mesmo tempo ingredientes crus e cozidos.

despensa de alimentos com potes e cestas organizadoras

 (divulgação/Annie Schlechter/Casa.com.br)

3. Na despensa

Substitua caixas de papelão em que são guardados os mantimentos pelas de plástico, pois elas atraem menos insetos para o ambiente, como baratas e ratos. Deixe produtos de limpeza e inseticidas distantes dos alimentos tanto na despensa quanto no momento de levar as compras do mercado para casa. 

4. Data de validade

Com o costume de estocar alimentos para evitar diversas idas ao mercado, é preciso ficar de olho na validade dos mantimentos para que eles não estraguem antes do uso. Ao limpar as embalagens com álcool ou água sanitária, a data de vencimento pode ser apagada. Por isso, uma etiquetadora, encontrada em grandes papelarias, pode ajudar nesta organização. Assim como nas prateleiras do mercado, você pode expor os produtos em casa de maneira que os que vencem primeiro sejam priorizados para o uso. 

despensa de casa com alimentos dentro de caixas plásticas

 (Reprodução/ InterDesign/Amazon)

5. Refrigeração

Segundo o Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos da Prefeitura de São Paulo, temperaturas entre 5 e 60 graus favorecem a multiplicação de microrganismos. Por isso, o ideal é manter a geladeira e o freezer regulados abaixo de cinco graus ou conforme o manual de instruções do eletrodoméstico. E, claro, limpe frequentemente, não se esquecendo das maçanetas e prateleiras. 

6. Água limpa

É preciso limpar a caixa d’água quando ela for instalada, sempre a cada seis meses ou antes desse período, caso ela esteja suja. Se você usa máquina de lavar louças, fique de olho também no tempo recomendado de limpeza e troca de filtros do eletrodoméstico.

7. Descarte do lixo

Lave embalagens antes de descartá-las, tire o saco de lixo e lave a lixeira sempre que achar necessário para evitar o mau cheiro e proliferação de fungos e bactérias. A compostagem é uma opção sustentável para quem quer transformar os resíduos orgânicos em adubo – que pode ser usado em vasos para montar uma horta em casa ou simplesmente nutrir as suas plantas decorativas.  

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s