Casa Created with Sketch.

9 dicas para economizar nas tarefas e nos reparos de casa

Com cuidado e atenção, aliados a ferramentas e produtos adequados, é possível poupar alguns bons trocados

 (Divulgação/Casa.com.br)

Em tempos de crise, sempre é bom economizar. Muita gente não pensa sobre isso, mas, em casa, também é possível poupar um dinheirinho. Por exemplo, uma das formas de reduzir os custos de manutenção de um imóvel é colocar a mão na massa, realizando tarefas e serviços que em geral são executadas por profissionais especializados.

Com cuidado e atenção, aliados a ferramentas e produtos adequados, é possível fazer uma grande economia. Mas, antes de arregaçar as mangas e sair fazendo estripulias pela casa, tome cuidado para evitar acidentes. Então, sempre que for meter a mão na massa, utilize equipamentos de proteção, como óculos e luvas. Tenha claro também que qualquer procedimento que inclua o uso de equipamentos elétricos exige total atenção, pois o menor descuido pode gerar graves consequências.

Desta forma, você poderá realizar o que precisa ser feito da melhor maneira possível – e sem acidentes. E o melhor: com uma trilha sonora agradável ou a companhia de alguém especial, o trabalho pode até se tornar algo divertido. Agora, sem mais papo: mãos à obra!

Limpeza pesada

 (Divulgação/Casa.com.br)

A festa de fim de ano foi um arraso. Literalmente. No dia seguinte, sua casa parece cenário de algum filme sobre o armagedon. Solução? Alugue equipamentos para dar uma geral no ambiente. Algumas empresas oferecem varredeiras profissionais, que operam nos mais variados tipos de piso e coletam qualquer tipo de sujeira solta, como pedaços de papel, madeira, vidro, bitucas de cigarro, folhas, poeira, pedriscos, etc.

Também é possível locar aspiradores, lavadoras (de alta pressão, a vapor e hidrolavadoras) e enceradeiras. Para garantir aquele trato final, utilize produtos de higiene de alto desempenho.

Limpeza de tapetes

 (Divulgação/Casa.com.br)

Nem o tapete saiu ileso da festa. Ok, mantenha a calma. Caso haja alguma mancha, utilize um limpa carpete, produto desenvolvido especialmente para este tipo de superfície.

Em seguida, a mesma lavadora de alta pressão usada para a limpeza do piso poderá ser usada no tapete. Primeiro, pendure-o na posição vertical – sobre um muro, uma cerca ou mesmo um fio de alta resistência, capaz de suportar o peso do objeto molhado. Depois, acione a lavadora, fazendo com que o jato percorra toda a superfície do tapete. Pronto – agora é só ter paciência para deixar a água escorrer e o tapete secar.

Limpeza de colchões e estofados 

Projeto de Vanessa Macorin.

Projeto de Vanessa Macorin. (Adriana Barbosa/Divulgação)

Em média, passamos um terço de nossos dias dormindo. Por isso, ter um colchão em boas condições significa qualidade de vida. Além da questão estrutural – colchões usados podem ficar deformados, prejudicando a postura e o sono –, um aspecto essencial a ser observado é a higiene.

Com o tempo, os colchões podem se tornar o habitat perfeito para a proliferação de bactérias e ácaros prejudiciais à saúde. Assim, recomenda-se que a limpeza do colchão de seis em seis meses.

Para realizar uma limpeza a seco, pode-se aplicar produtos especiais como o álcool perfumado e, em seguida, utilizar a extratora. O equipamento também é ideal para limpeza de estofados, como sofás poltronas e cadeiras. Também limpa carpetes e tapetes de lã pura, sintéticos, nylon, fibra de planta, cobertores de lã tricotada e cobertores de lã compridos e curtos.

Instalação de chuveiro

 (Divulgação/Casa.com.br)

Deseja instalar um chuveiro? Antes de mais nada, desligue a energia ou o disjuntor do banheiro e feche o registro de água. Em geral, uma substituição é bem simples, uma vez que os canos e as conexões elétricas são padronizados – o encanamento e os fios usados no chuveiro antigo serão os mesmos aos quais o novo chuveiro deverá ser conectado.

Assim, os passos essenciais são estes: desconecte os fios; desenrosque o chuveiro da parede; passe fita veda-rosca na ponta do cano do novo chuveiro, instale-o (enroscando-o no cano da parede) no lugar do antigo; ligue os fios; cubra as emendas com fita isolante.

Em caso de dúvidas, recomenda-se a leitura do manual de instruções do produto. Feitas as conexões, antes de religar a energia, abra o registro de água para que o chuveiro não esteja vazio quando ligado à luz – se for ligado sem água, ele provavelmente irá queimar.

Os procedimentos para a troca de resistência são semelhantes. Para isso, basta seguir os passos iniciais do procedimento anterior (fechar o registro de água e desligar o disjuntor do banheiro). Depois, basta abrir o chuveiro (fique atento: cada modelo é aberto de uma forma diferente) e substituir a resistência, observando e posicionando os pontos de conexão da peça nova conforme o padrão da que está sendo trocada.

Remoção de mofo e limo

 (Divulgação/Casa.com.br)

A limpeza de locais atingidos por mofo e limo só será completa se a infiltração ou a umidade do ambiente forem resolvidas. Caso contrário, o problema não irá demorar para voltar.

Para realizar a limpeza, espere o mofo secar. Depois, aplique um produto de remoção de manchas e sujeiras difíceis de limo, resíduos de sabonete e mofo, especialmente em azulejos, portas, rodapés, cortinas de box, tapetes de vinil e pisos frios. Para o enxágue e a completa remoção das sujeiras, também pode-se utilizar uma lavadora de alta pressão.

Desentupimento de pias

Projeto de parceria entre os escritórios Plure Arquitetura e Luiz Fernando Rocco,

Projeto de parceria entre os escritórios Plure Arquitetura e Luiz Fernando Rocco, (Divulgação/Casa.com.br)

Muitas vezes, o entupimento tem causas mais simples do que se costuma imaginar. Em boa parte dos casos, o agente causador está poucos centímetros abaixo da pia.

Para desentupir, comece desrosqueando o copo do sifão, localizado abaixo da pia. Se houver algum objeto ou acúmulo de resíduos obstruindo a saída da água, basta retirá-lo, limpar o encanamento e recolocá-lo de volta no local. Em casos mais graves, a origem do entupimento pode estar na caixa de gordura. Nessas situações, recomenda-se a aplicação de produtos específicos.

Descarte de resíduos

 (Divulgação/Casa.com.br)

Um estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) indicou que o Brasil é o quarto país no mundo que mais produz lixo. Por ano, são cerca de 11.355.220 toneladas, das quais apenas 1,28% são reciclados. É o caso de boa parte do que sobrou da festa de fim de ano – copos e pratos plásticos, garrafas PET, latas e garrafas de bebidas podem ser reutilizados ou reciclados. O restante vai para o lixo comum.

Situação semelhante ocorre durante a execução de obras, reformas, reparos e demolições residenciais. Por lei, esses resíduos devem ser levados a áreas de reciclagem e aterros específicos. O problema está, primeiro, na armazenagem do material até o momento do descarte e, depois, no transporte dos resíduos.

Para a primeira questão, uma alternativa é o uso de dutos de entulho, ideais para transporte vertical (retirada de entulhos) até um local onde o material ficará armazenado até a remoção definitiva. Depois que o material estiver preparado, pode-se acionar a Biothanks, que funciona como uma espécie de “Uber da reciclagem”, permitindo aos usuários chamar transportadores (motorizados ou não) para recolher resíduos com potencial para reciclagem ou reaproveitamento.

Fixação de quadros, prateleiras e outros objetos na parede

 (Minha Casa/Divulgação)

Antes de ligar o equipamento, fique atento para a voltagem das tomadas disponíveis e certifique-se também de que no local a ser perfurado não passa algum encanamento – furar um cano d’água acidentalmente costuma trazer grandes transtornos e prejuízos financeiros.

Recomenda-se conectar a furadeira na energia apenas no momento em que estiver sendo usada. Para paredes e superfícies muito duras, há equipamentos mais potentes, como os marteletes perfuradores.

Já ao remover quadros, objetos e prateleiras da parede, utilize massa corrida para cobrir os furos deixados pelos pregos e parafusos. A massa pode ser aplicada com uma espátula comum. Depois de deixar secar por três horas, passe uma lixa fina para uniformizar a superfície.

Trabalhos de jardinagem

 (Divulgação/Casa.com.br)

De nada adianta ter um grande jardim se a grama está sempre alta, as árvores vivem cobrindo a passagem das pessoas e cerca viva tira o espaço de lazer das crianças. Manter o pátio e o jardim bem cuidados é essencial para o melhor aproveitamento do espaço que a casa oferece e a família precisa.

Para as mais diversas tarefas de jardinagem, utilize equipamentos como aparador de cerca viva, cortadoras de grama elétrica e a gasolina, podador de galhos e roçadeiras elétrica e a gasolina.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s