Casa Created with Sketch.

6 tendências de iluminação para 2020

A arquiteta Nicole Gomes dá algumas dicas para modernizar a luz em casa e se preparar para o Ano Novo!

Projeto de Nicole Gomes.

Projeto de Nicole Gomes. (Lufe/Divulgação)

O ano de 2020 já está batendo na porta, não é mesmo? E, assim como outros itens decorativos, a iluminação também atravessa perspectivas para o futuro.

Quando o tema é luz, estas tendências são inúmeras e elas sempre estão aliadas ao design e à tecnologia que se modernizam constantemente. Todas as peças contam com um desenho delicado e refinado, com as novidades sempre chegando na temporada europeia e depois aterrizando em solo brasileiro.

Para que você possa usar e abusar da iluminação na sua casa em sincronia com as apostas do novo ano, a arquiteta Nicole Gomes separou algumas dicas. Confira abaixo!

Casa inteligente

 (Philips Hue/Divulgação)

A casa inteligente é uma realidade – já está acontecendo! Aplicada em diversas residências e ambientes, esta tecnologia está cada vez mais real e acessível. E pode ter certeza de que em pouco tempo você também fará parte deste universo.

Uma tendência para os próximos anos são as lâmpadas inteligentes e controladas por aplicativo de celular, através das quais você pode mudar a cor da luz, dimerizar (controlar a intensidade da luz) , escolher a tonalidade do branco (isso é incrível) e até acender a luz antes de chegar em casa.

Tudo isso será possível fazer em uma única lâmpada e no mesmo aplicativo! Não é incrível? Já pensou uma lâmpada dessa em um quarto de criança? Ou em uma sala para fazer uma graça quando receber os amigos?

Iluminação clean

Projeto de Macro Arquitetos.

Projeto de Macro Arquitetos. (Divulgação/Casa.com.br)

Outra tendência para 2020 e que vem forte é a iluminação “clean”, com alguns pontos no teto. Menos é mais nesse caso! Por isso, o projeto sempre deve ser executado em conjunto: ponto de luz no teto, abajures, luminárias de piso e marcenarias iluminadas.

Desse modo, é possível criar diversas possibilidades de acendimento com todos os pontos de luz ajudando na iluminação do ambiente.

Perfis e sistemas lineares

Projeto de Nathalia Gomes.

Projeto de Nathalia Gomes. (Divulgação/Casa.com.br)

Os perfis lineares e ultra finos estão cada vez mais presentes na iluminação. Por serem sistemas versáteis, podem ser usados em diversos ambientes e situações, como em cozinhas, quartos, closet, lavabo e banheiros.

Luz indireta

Projeto de Nicole Gomes.

Projeto de Nicole Gomes. (Lufe/Divulgação)

A luz indireta, além de iluminar, acaba se tornando uma surpresa para a pessoa que entra no ambiente, pois não sabemos de onde vem a luz.

Nestes casos, a luminária fica em segundo plano e a luz vira a grande protagonista do ambiente. Além de deixar tudo muito aconchegante e acolhedor, esse tipo de iluminação é ideal para quartos e sala de TV, por exemplo.

Integração entre os ambientes

Projeto de loft de Duda Senna.

Projeto de loft de Duda Senna. (Divulgação/Casa.com.br)

Hoje em dia as residências estão cada vez menores e a eliminação das paredes dos ambientes (descompartimentaçao) é uma tendência que vem muito forte para os próximos anos.

Para a iluminação, o senso de unidade e integração de todos os ambientes é cada vez inserido nos projetos. A dica é sempre pensar na casa como um todo e não em ambientes separados e desconexos.

Luminárias diferentes na cabeceira de cama

Projeto de loft de Duda Senna.

Projeto de loft de Duda Senna. (Divulgação/Casa.com.br)

A bola da vez é usar luminárias diferentes na cabeceira da cama – um pendente e uma arandela ou um abajur e uma arandela e vice-versa.

A épica de fazer “parzinho” já foi. Porém, sempre temos que criar um sentido e uma conversa entre as peças. Por exemplo: um abajur preto e uma arandela preta; ou, se as duas peças têm cúpula, opte por usar o mesmo tecido ou o mesmo acabamento, para criar um sentido de unidade, mesmo que o modelo de luminária não seja o mesmo. O resultado é incrível!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s