Casa Created with Sketch.

Araraquara vai criar o primeiro abrigo para LGBTs expulsos de casa

Pioneira na cidade, a casa vai fornecer atendimento psicológico, encaminhamentos, assentamentos e outras atividades

Ponto para Araraquara! A Prefeitura da cidade paulista vai criar uma casa-abrigo para acolher pessoas LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e todas as identidades sexuais e de gênero) que foram expulsas de casa.

Com a participação de 70 pessoas, a demanda foi aprovada por unanimidade na plenária do Orçamento Participativo, no dia 4 deste mês. Tomada a decisão, a Prefeitura terá até o dia 31 de dezembro de 2020 para entregar o imóvel funcionando.

Filipa Brunelli, assessora de políticas LGBTQIA+ de Araraquara.

Filipa Brunelli, assessora de políticas LGBTQIA+ de Araraquara. (Divulgação/Casa.com.br)

Em meio a uma série de demandas apresentadas na plenária, a do abrigo LGBTQIA+ foi escolhida como prioridade após o relato de um integrante da comunidade, que enfrentou problemas ao se assumir para a família e ser expulso de casa.

Segundo a assessora de Políticas LGBTQIA+ de Araraquara, Filipa Brunelli, não existem casas abrigo para o grupo no Estado que sejam financiadas pelo poder público, sendo esta a pioneira. É esperado que o local providencie atendimento psicológico, encaminhamentos e assessoramentos, além de palestras e atividades culturais e sociais.

“Faço um trabalho forte para evitar o rompimento dos laços familiares, mas infelizmente às vezes isso ocorre e, quando ocorre, não tem um instrumento que acolha essa pessoa. Agora teremos”, diz Brunelli. “É uma chance de dignidade e cidadania que será dada para essas pessoas”, completa a assessora. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s