Mesa de cabeceira: como escolher a ideal para o seu quarto?

Saiba o que colocar na mesa de cabeceira, como decorá-la e qual a altura ideal para o móvel do seu quarto:

Por Yara Guerra Atualizado em 5 mar 2022, 20h40 - Publicado em 7 mar 2022, 19h00
Quarto com cama, quadros na parede, cabeceira e armário com porta espelhada
Mariana Orsi/Casa.com.br

Indispensável em um dormitório, a mesa de cabeceira agrega em muitos pontos: é funcional, contribui para a estética do ambiente e, de quebra, ainda costuma ser barata. Isso porque o móvel tem dimensões pequenas e também pode ser facilmente feito pelo próprio morador.

Hoje em dia, existem milhares de designs para a mesa de cabeceira – um para cada gosto. Se você quer entender melhor para que o móvel serve, como decorar a mesa de cabeceira e qual a sua altura ideal, não se preocupe: reunimos todas as informações sobre o móvel nesta matéria.

O que é mesa de cabeceira

Mesa de cabeceira suspensa
Decor Fácil/Reprodução

A mesa de cabeceira é um móvel costumeiramente pequeno, posicionado ao lado da cama, na parte superior, próximo aos travesseiros – aí o nome “cabeceira”. Ela não apresenta apenas uma função decorativa, mas também é ideal para apoiar livros, copo de água, celulares ou outros objetos que o morador gostaria de ter à mão.

O móvel pode vir em diversos formatos – há aqueles suspensos, que facilitam na hora da limpeza, mas também existem os mais pesados e rústicos. Tudo vai depender da expectativa e do estilo de cada um.

Veja também

Cama com cadeira como mesa lateral
Homey Oh My/decoist

Além dos móveis convencionais, também se pode utilizar itens ousados na hora de decorar. Uma ideia, por exemplo, é usar uma cadeira vintage como mesa de cabeceira. Já em ambientes mais amplos, cômodas e escrivaninhas podem fazer as vezes da mesa lateral.

Qual a medida ideal que uma mesa de cabeceira precisa ter

Na hora de escolher a mesa de cabeceira, é importante se atentar às suas medidas. A altura ideal é a de 55 cm, mas a referência é que esteja alinhada com o colchão ou até 10 cm mais baixo, evitando possíveis acidentes na hora de se levantar, por exemplo. O móvel nunca deve ser mais alto que a cama.

Mesa de cabeceira
Projeto de Marina Linhares Reprodução/Casa De Valentina
Continua após a publicidade

Para facilitar a rotina, o eixo da tomada deve ser alocado ao lado da mesa de cabeceira, a 85 cm do piso. Também é interessante manter um espaço de 60 cm entre as laterais da cama e as paredes, para melhorar a circulação.

Por fim, para ser funcional, a mesa de cabeceira deve ter ao menos 45 cm de largura e 35 cm de profundidade.

Quais as finalidades que uma mesa de cabeceira pode apresentar

Mesa de cabeceira com nicho para livros
Decor Fácil/Reprodução

A mesa de cabeceira é um móvel de importante suporte no dormitório. É nela que o morador pode guardar óculos, livros, celulares e joias antes de se deitar para dormir, por exemplo. Em apartamentos pequenos, o item pode ainda servir como armazenamento, caso disponha de gavetas ou nicho, por exemplo. Quem não ama um móvel multifuncional?

Por ser um item de vários estilos, tamanhos e cores, pode ser facilmente encaixado em qualquer estilo de decoração. Ela também pode ser a peça de destaque do quarto, se a base do ambiente for neutra e o móvel conter cores mais vibrantes ou contrastantes.

Como decorar uma mesa de cabeceira

Mesa de cabeceira com vaso de planta em cima
Decor Fácil/Reprodução

O design da mesa de cabeceira já é uma decoração por si só, mas há várias opções do que você pode colocar em cima do móvel. Abajures, luminárias de mesa, porta-retratos, livros, vasos de planta e pequenas esculturas são sempre bem-vindos. Além disso, você pode deixar lá a sua caneca favorita para sempre beber água – que tal?

Contudo, nada de utilizar tudo isso de uma vez só: escolha dois ou três itens e decore a mesa da maneira que achar melhor!

Ideia de decoração com mesa de cabeceira

Se você ainda está um pouco perdido quanto à decoração ou sobre o que colocar na mesa de cabeceira, trouxemos aqui alguns projetos para te inspirar. Confira na galeria:

Continua após a publicidade

Publicidade