Banquetas: como escolher o melhor modelo para sua casa
Descubra tudo o que você precisa saber na hora da compra esta peça que está super em alta
Procurando um assento versátil e prático para compor o décor da sua residência? As banquetas são a opção ideal. Porém, para escolher, é necessário levar em conta diferentes elementos. As arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, da Tesak Arquitetura, reuniram dicas e inspirações para o uso delas em diversos ambientes da casa. Veja abaixo!
O que é necessário saber na hora da compra?
Em primeiro lugar, é preciso saber a frequência de uso. Os modelos com encosto são os mais aconchegantes, perfeitos para quem irá utilizar muito no dia a dia. Pense, também, na altura da bancada que irá receber as peças, tornando-a proporcional e confortável – para acertar na medida, pense que o assento deve sempre estar 25 cm mais baixo.
Sobre a quantidade, a bancada indica quantas banquetas serão necessárias e cabem no local. Para que as pessoas sentem confortavelmente, considere um espaço de 60 cm, com uma distância mínima de 25 cm entre uma peça e outra.
Com todas estas medidas em mente, explore os designs disponíveis no mercado – que apresenta diversos materiais, como madeira, inox e fibras. Olhando para o visual da sua casa e analisando a frequência do uso, qual material se encaixaria mais?
Se as banquetas forem posicionadas na cozinha, ou seja, muito utilizadas no dia a dia, opte pelos modelos fáceis de limpar – como couro sintético, palhinha, tecidos impermeáveis, inox ou madeira.
Veja também
- Passo a passo para você escolher a cadeira perfeita para a sala de jantar
- Banco na decoração: como aproveitar o móvel em cada ambiente
- Pufes no décor: como definir o modelo certo para os ambientes?
Caso o seu propósito for um elemento de decoração casual, como em uma casa de praia ou em áreas externas cobertas, a fibra, corda náutica, inox ou madeira são boas opções, com maior resistência à umidade. Lembrando que, em áreas externas cobertas, materiais próprios para espaços abertos são os ideais.
Slim, por exemplo, é um tipo belo e versátil, uma aposta para qualquer tipo de decoração. Apesar de estarem mais presentes em cozinhas e cantinhos de bar, também podem ser adicionadas em varandas gourmet ou espaços externos.
Cores
Esta etapa deve ser feita de acordo com o estilo do projeto. Cores neutras e sóbrias combinam com um design casual, clássico ou rústico. Já as estampas e tonalidades mais brilhantes, pedem um ambiente mais despojado onde as peças não vão ficar cansativas.
Veja mais algumas inspirações: