Banquetas: como escolher o melhor modelo para sua casa

Descubra tudo o que você precisa saber na hora da compra esta peça que está super em alta

Por Redação Atualizado em 22 jan 2022, 23h17 - Publicado em 24 jan 2022, 19h00
Dwell/Reprodução

Procurando um assento versátil e prático para compor o décor da sua residência? As banquetas são a opção ideal. Porém, para escolher, é necessário levar em conta diferentes elementos. As arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, da Tesak Arquitetura, reuniram dicas e inspirações para o uso delas em diversos ambientes da casa. Veja abaixo!

O que é necessário saber na hora da compra?

 

Projeto de Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto Luís Gomes/Casa.com.br

Em primeiro lugar, é preciso saber a frequência de uso. Os modelos com encosto são os mais aconchegantes, perfeitos para quem irá utilizar muito no dia a dia. Pense, também, na altura da bancada que irá receber as peças, tornando-a proporcional e confortável – para acertar na medida, pense que o assento deve sempre estar 25 cm mais baixo.

ArchDaily/Reprodução

Sobre a quantidade, a bancada indica quantas banquetas serão necessárias e cabem no local. Para que as pessoas sentem confortavelmente, considere um espaço de 60 cm, com uma distância mínima de 25 cm entre uma peça e outra.

O projeto assinado pela arquiteta Daniela Coli Rodrigo Maldonado/Casa.com.br

Com todas estas medidas em mente, explore os designs disponíveis no mercado – que apresenta diversos materiais, como madeira, inox e fibras. Olhando para o visual da sua casa e analisando a frequência do uso, qual material se encaixaria mais?

Dwell/Reprodução
Continua após a publicidade

Se as banquetas forem posicionadas na cozinha, ou seja, muito utilizadas no dia a dia, opte pelos modelos fáceis de limpar – como couro sintético, palhinha, tecidos impermeáveis, inox ou madeira.

Veja também

Caso o seu propósito for um elemento de decoração casual, como em uma casa de praia ou em áreas externas cobertas, a fibra, corda náutica, inox ou madeira são boas opções, com maior resistência à umidade. Lembrando que, em áreas externas cobertas, materiais próprios para espaços abertos são os ideais.

Perfeita para refeições rápidas, a banqueta foi a escolha de Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto para esse projeto, em que a cozinha integrada com o estar ganhou um balcão que, além de delimitar os ambientes, pode ser usado para auxiliar nos preparos Luís Gomes/Casa.com.br

Slim, por exemplo, é um tipo  belo e versátil, uma aposta para qualquer tipo de decoração. Apesar de estarem mais presentes em cozinhas e cantinhos de bar, também podem ser adicionadas em varandas gourmet ou espaços externos.

Cores

 

Esta etapa deve ser feita de acordo com o estilo do projeto. Cores neutras e sóbrias combinam com um design casual, clássico ou rústico. Já as estampas e tonalidades mais brilhantes, pedem um ambiente mais despojado onde as peças não vão ficar cansativas.

Veja mais algumas inspirações:

Continua após a publicidade

Publicidade