5 dicas para manter o banheiro sempre limpo

Vamos te mostrar como deixar o cômodo livre de vírus e bactérias

Por Redação Atualizado em 31 Maio 2022, 19h59 - Publicado em 31 Maio 2022, 19h00
limpeza
Reprodução/Casa.com.br

Por estar constantemente exposto a bactérias e vírus, a higienização diária do banheiro é essencial e evita acúmulos. Por isso, manter a pia e o box limpos, utilizar cloro no vaso sanitário e retirar o lixo todos os dias são atitudes que ajudam no combate destes dois organismos e sujeiras.

Não sabe por onde começar? A Ideia Glass listou 5 hábitos para incluir na rotina. Dá uma olhada!

1. Box de banho

Limpeza do vidro do banheiro
Karolina Grabowska/Pexels

O box precisa ser limpo sempre que possível, pois é uma peça que acumula excesso de sujeiras após ser utilizado, já que é frequentemente exposto a gorduras e resquícios de produtos de higiene.

Para uma faxina mais pesada, que deve acontecer uma vez na semana, é indicado o uso de produtos específicos – como sabão neutro, balde com água quente, antiembaçante para os vidros e panos que não soltam fiapos. Não tem muito segredo, produtos simples, que normalmente se tem em casa, são suficientes para manter a peça em bom estado.

Recipientes de limpeza
Anna Shvets/Pexels

Outra questão importante é sempre tomar cuidado com os produtos químicos de PH ácido, pois eles não reagem bem em contato com o vidro. Água sanitária e cloro, por exemplo, podem estragá-lo, além da possibilidade de causar reações alérgicas à pessoa que estiver usando.

2. Pia

Bob Esponja sendo utilizado como uma bucha para pia
Reprodução/Giphy

Lugar de escovar os dentes, fazer a barba, pentear o cabelo, a pia do banheiro acumula muitas bactérias ao longo do dia. O ideal é que a cuba, torneira e base sejam limpas assim que o último utilizar.

Continua após a publicidade

Isso deve ser feito com sabão e esponja ou, para facilitar, com panos umedecidos com álcool em todo o local. Vale ressaltar que não é necessário enxugar a superfície. Para evitar o uso de panos, que nem sempre estarão limpos, deixe as superfícies secarem de maneira natural.

3. Lixo

Lixo sendo descartado

Não é preciso dizer que o lixo de banheiro é um local bastante anti-higiênico, não é mesmo? Por isso, é indispensável esvaziá-lo todos os dias.

Mesmo que não seja dia de coleta, é importante retirar o saco de lixo, colocá-lo em um saco maior, e deixá-lo armazenado em um local mais arejado até o dia de levá-lo para a lixeira. Também é indicado lavar o cesto com água e sabão, ao menos uma vez na semana.

4. Vaso sanitário

Limpeza do vaso sanitário
Karolina Grabowska/Pexels

O recomendado é higienizar o vaso sanitário todos os dias, isso porque a peça é o local perfeito para proliferação de sujeiras e bactérias e, por isso, precisa de uma atenção especial.

Basta jogar um pouco de água no vaso e esfregar com uma escova própria para este fim. Logo em seguida, jogue um pouco de desinfetante e deixe agir por um tempo até dar a descarga. Essas etapas também proporcionarão um cheiro agradável.

5. Área de banho

Gif de gato preso em uma vassoura
Reprodução/Giphy

Com a área de banho, os cuidados diários com a higienização não são diferentes. Após tomar banho, é importante sempre secar o local – tanto o chão quanto as paredes de dentro do espaço.

O chão costuma ficar cheio de restos de produtos e gorduras do corpo, por isso, antes de desligar o chuveiro, faça uma limpeza rápida em todo o local e depois secar a área com a ajuda de um rodo e um pano.

Continua após a publicidade

Publicidade