Saiba como tirar e evitar o mau cheiro das roupas de cama

O cheiro desagradável é geralmente provocado pela falta de ventilação e umidade

Por Redação
14 dez 2022, 19h00
Quarto com cabeceira em madeira e quadros acima da cama
Projeto de Gustavo Marasca. (Alessandro Gruetzmacher/Casa.com.br)

Conseguir que as roupas de cama fiquem sempre cheirosas requer alguns cuidados que vão desde a lavagem até o armazenamento da peça. Aquele cheirinho gostoso pode ser conquistado com truques caseiros e cuidados essenciais, que também preservam a vida útil dos itens.

De acordo com Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, o processo começa a partir do momento em que elas são colocadas no cesto de roupas sujas. “Não junte peças úmidas com as secas, pois o mau cheiro de uma infiltra no tecido da outra”, afirma.

Quarto com parede rosa; mesinha lateral verde.
Projeto de Amanda Miranda. (Luiza Schreier/Casa.com.br)

A especialista explica que a umidade também interfere na secagem das peças. “Se o ambiente em que a peça for estendida for muito úmido, ela tende a demorar para secar e desenvolve um cheiro ruim. O ideal é esperar dias de céu aberto para efetuar a lavagem. Se isso não for possível, aposte em um varal móvel e posicione o objeto em locais com mais circulação de ar”, indica.

Continua após a publicidade
Quarto com cabeceira em madeira ripada
Projeto de Paula Muller. (Produção Visual: Andréa Falchi/Fotos: Denilson Machado e Lilia Mendel/Casa.com.br)

O mesmo vale para o armazenamento do item, que também deve ocorrer em local seco, arejado e sem a presença de mofo. “Procure evitar o excesso de peças e demais itens no armário. Aproveite o dia da limpeza para liberar espaço e, sempre que possível, deixe a porta do guarda-roupa aberta por algumas horas para deixar o ar entrar e circular no ambiente. Esse simples ato vai reduzir a possibilidade das peças ficarem com um odor estranho”, aponta.

Quarto com cama de casal e parede azul. Cabeceira de treliça.
Projeto de Mais Alma Arquitetura. (Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Além disso, é preciso tomar alguns cuidados na hora de guardar lençóis, cobertores e roupas mais pesadas no armário. “Para eliminar mofo e ácaros dos itens é importante saber guardar as peças de forma correta. Por isso, armazene colchas, cobertores e edredons em embalagens herméticas ou capas de TNT, para proteger os materiais”.

Quarto com meia parede revestida em madeira ripada verde
Projeto de Memoá Arquitetos. (Raiana Medina/Casa.com.br)

Para finalizar, a gerente de produtos enfatiza que, “um dos principais truques para evitar que as roupas fiquem com cheiro ruim é ter o hábito de limpar o guarda-roupa regularmente. É fundamental fazer a higienização periódica nesses espaços, verificando se há sinais de bolor e umidade. Mantenha o local limpo e seco e evite borrifar perfume ou qualquer substância líquida sobre ele”, conclui.

Publicidade