Buquê de banho: um trend charmoso e cheiroso

Este truque DIY para aromaterapia faz bem para a mente e para o corpo

Por Luiza Cesar Atualizado em 23 mar 2022, 13h50 - Publicado em 24 mar 2022, 19h00
Buquet de banho
Lovilee/Reprodução

Você já deve ter visto pelas redes as pessoas preparando ramos para pendurar no box do banho apelidados de buquê de banho. Eles são simples de fazer e naturais, elevando o nível do autocuidado.

Buquê de banho

Afinal, é importante priorizar estes momentos – seja escrevendo em um diário, meditando ou fazendo um dia de spa em casa – e criar uma rotina que te ajude a tirar tempo para você cuidar de si mesmo de forma adequada. Por isso, traga uma experiência relaxante para o seu banheiro com este truque de aromaterapia. Vamos te ensinar como fazer e todos os benefícios:

Buquê de banho
Reprodução/Pinterest

O que é buquê de banho?

Os buquês de banho são muito mais do que enfeites para o cômodo, eles apresentam inúmeros benefícios para a saúde. Pendure-os no chuveiro ou banheiras, e espere a planta entrar em contato com o calor e liberar óleos essenciais.

Buquê de banho
Reprodução/Pinterest

Benefícios

Utilizar ervas frescas no banheiro ajuda a criar um efeito de sauna a vapor em casa, usufruindo dos óleos essenciais liberados pelos ramos. Este é o momento de você se conectar com a natureza e melhorar a sua saúde.

Este hábito pode ajudar a aliviar o congestionamento e estresse, aumentar a circulação sanguínea e auxiliar no sono. Isso acontece porque quando as moléculas da erva entram pelo nariz, elas conseguem mandar uma mensagem para o seu cérebro alertando-o para relaxar.

Buquê de banho
Reprodução/Pinterest

Como fazer

Apenas escolha uma espécie de planta ou erva, aplique pressão, usando um rolo, para realçar o cheiro e amarre os ramos com um barbante e depois no local onde desejar.

Buquê de banho
Reprodução/Pinterest
Continua após a publicidade

Veja também

As melhores plantas 

Existem muitas opções e cada uma com suas particularidades e benefícios, confira as principais:

Buquê de banho
Reprodução/Pinterest

Eucalipto

O eucalipto ajuda a aliviar o congestionamento, sendo perfeito para o inverno – quando o resfriado e os casos de gripe aparecem com tudo. Ele também é eficaz na redução de dores, inchaços e inflamações – ou seja, ótimo para os dias que os músculos estão tensos após exercícios físicos ou quando você detectar estresse corporal.

Buquê de banho
Reprodução/Pinterest

Hortelã-pimenta

A difusão desta erva pode aumentar a energia, aliviar tensão nervosa, estresse e irritabilidade. Com propriedades anti-inflamatórias naturais, a hortelã-pimenta pode aumentar e melhorar a circulação no corpo.

A sensação refrescante que ela oferece ainda acalma e adormece a dor de garganta. Ademais, também limpa todo o trato respiratório.

Lavanda 

Este é um dos óleos mais versáteis e extremamente popular como remédio natural contra a insônia. O recomendado é adicionar lavando ao buquê de banho noturno, assim te ajuda a adormecer mais rápido.

Buquê de banho
Reprodução/Pinterest

Alecrim

O óleo essencial do alecrim consegue aliviar a fadiga e aumentar a atividade mental, sendo o complemento ideal para o banho matinal. Dizem, também, que ele estimula as raízes do cabelo, melhorando o crescimento e aumentando a circulação do couro cabeludo.

Buquê de banho
Reprodução/Pinterest

Capim-limão

Está se sentindo sobrecarregado? Então o capim-limão é uma ótima alternativa, diminuindo o sentimento de nervosismo e fadiga mental. Alivia enxaquecas e intensifica a serotonina – o hormônio da felicidade.

Continua após a publicidade

Publicidade