Dez óleos essenciais para perfumar a casa

Um perfume gostoso agrada não somente ao olfato – ele é capaz de melhorar o humor das pessoas e o clima dos ambientes, segundo a aromaterapia.

Por Texto: Iracy Paulina | Reportagem visual: Juliana Corvacho | Fotos: Luis Gomes Atualizado em 9 set 2021, 19h40 - Publicado em 2 jan 2018, 15h16

Rosa

Luis Gomes/Minha Casa

“Harmoniza as relações e amplia o interesse pela vida”, afirma a aromaterapeuta Simone Dias. No entanto, esse óleo essencial costuma ter custo elevado. Uma maneira mais em conta de trazer o perfume ao ambiente – e ainda embelezá-lo – é apostar em arranjos com a flor.

Lavanda

Luis Gomes/Minha Casa

Devido a sua conhecida ação calmante, que favorece o sono e ajuda a reduzir a hiperatividade, Samia recomenda o uso desse óleo essencial no dormitório – a aplicação pode ser feita por meio de água perfumada ou difusor.

Gengibre

Luis Gomes/Minha Casa

Apesar de muito utilizado na medicina chinesa, seu óleo essencial é pouco lembrado na hora de perfumar ambientes. “É um aroma quente e revigorante”, diz Samia.

Camomila

Luis Gomes/Minha Casa

No caso desse aroma leve e floral, Samia diz que é mais comum o emprego da essência, uma solução sintetizada a partir do óleo essencial.

Alecrim

Luis Gomes/Minha Casa

“Eu o chamo de óleo essencial da clareza, pois melhora a concentração e alivia a fadiga mental, além de trazer sensação de frescor”, observa Simone.

Continua após a publicidade

Canela

Luis Gomes/Minha Casa

“Estimula a criatividade e aumenta a energia vital”, aponta Simone, que recomenda a utilização do óleo essencial na sala, a fim de elevar o astral.

Cítrico

Luis Gomes/Minha Casa

Energizantes, esses aromas são indicados para a cozinha, onde contribuem para neutralizar o cheiro de gordura. Nem é preciso recorrer ao óleo essencial: “Junte casca seca de laranja, canela em pau, cravo e giz escolar em uma trouxinha de tecido e coloque esse sachê em armários e gavetas”, ensina Samia.

Cravo

Luis Gomes/Minha Casa

Óleo essencial revigorante que pode, quando associado ao de citronela, ser usado como repelente de insetos. “Basta pingar uma gota de cada em um chumaço de algodão”, ensina a aromaterapeuta Samia Maluf.

Hortelã

Luis Gomes/Minha Casa

Estimula o físico e a mente. Por isso, aplicações desse óleo essencial caem como uma luva para o escritório, pois criam um clima propício à produtividade.

Noz-moscada

Luis Gomes/Minha Casa

“Indicado para alegrar o ambiente, esse óleo essencial requer cuidado no manuseio, para evitar irritação na pele”, adverte Simone. Pingue 15 gotas em um difusor elétrico para aromatizar uma área de 30 m².

Continua após a publicidade

Publicidade