Plantas terapêuticas: conheça efeitos e melhore sua saúde
Seu cantinho verde pode ser muito mais poderoso do que pensa
O que são plantas terapêuticas?
Desde de alegrar a casa, um jardim, ou até mesmo melhorar a sua saúde e bem-estar, as flores e plantas são umas das nossas maiores aliadas. Com a possibilidade de serem usadas para fazer chás, óleos, preparações farmacêuticas e outras receitas, algumas espécies conseguem estimular o metabolismo e aliviar problemas emocionais!
As chamadas plantas medicinais são consumidas como prevenção, alívio ou cura de certas doenças. Porém, antes de cultivar os tipos aromáticos e condimentares, é muito importante que você conheça as principais características e nomes científicos. Afinal, antes de colocá-la no seu jardim ou dentro de casa, nada mais seguro do que ter certeza que não é tóxica.
Plantas terapêuticas realmente funcionam?
Depende! Infelizmente não existe uma plantinha que possa curar a Covid-19, por exemplo, mas os benefícios medicinais de algumas espécies são reais e explorados há milênios.
Segundo o Dr. Michael J Balick, vice-presidente de Ciências Botânicas do Jardim Botânico de Nova York, em entrevista para Martha Stewart, “A Mãe Natureza é uma química brilhante. Desde os primeiros tempos, nossos ancestrais aprenderam a usar plantas para curar e promover a boa saúde”.
Balick alerta, porém, para o uso descuidado: “Sempre sugiro que qualquer coisa tomada como medicamento – seja um produto farmacêutico ou um suplemento de ervas ou chá – seja usado sob a supervisão de um profissional experiente para garantir os melhores resultados”. Ou seja, sempre consulte seu médico antes!
Veja também
- 10 plantas que ajudam a melhorar o sono
- Plantas que limpam o ar, segundo a NASA!
- 11 plantas, flores e ervas que vão te deixar mais feliz!
Quais são as espécies de plantas terapêuticas?
Para dar uma lista completa dos nomes poderosos, a florista Juana Martinez, parceira da Flores Online separou algumas espécies terapêuticas e como usá-las no dia a dia:
Arnica
Se machucou? A arnica ajuda em contusões, hematomas e no processo de cicatrização. Já o eucalipto é utilizado para inalação, descongestão e como expectorante.
Camomila
A camomila é uma erva que auxilia no tratamento de dores de estômago e possui efeito calmante – por isso ajuda no sono e nas malditas cólicas menstruais, pois relaxa a musculatura. Veja tudo sobre a espécie aqui!
Aloe e Vera
A aloe vera, famosa babosa, é muito aplicada no processo de cicatrização de queimaduras e tem um grande poder de hidratação dos cabelos e da pele. Veja tudo sobre a espécie aqui!
Lavanda
A lavanda previne o envelhecimento precoce, combate distúrbios de ansiedade e diminui os níveis de cortisol. Veja tudo sobre a espécie aqui!
Gengibre
O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além de potássio e magnésio. É uma boa planta para melhorar as cólicas menstruais, náuseas e para aliviar problemas respiratórios, como tosse e dor de garganta. Veja tudo sobre a planta aqui!
Valeriana
A valeriana é uma planta rica em ácido valerênico e isovalérico, os quais têm propriedades calmantes. Ela pode ser utilizada como sedativo ou para ajudar com estresse. Mas cuidado, sempre consulte seu médico antes, o uso excessivo pode causar problemas estomacais e ela não é recomendada para grávidas ou para quem está amamentando.
Como cultivar
Para essas espécies, a área de plantação deve dispor de cinco horas de sol, pelo menos. Também é importante a análise química do solo, que deve ter boa drenagem. A maioria das plantas medicinais reproduz melhor em solo fértil, leve, arejado e com pH que varia entre 6,0 e 6,5.