Casa Created with Sketch.

Plantas que podem te trazer calma

Junte a jardinagem ao bem-estar com esses chás de plantas que ajudam no combate da ansiedade e o estresse

Xícara de chá branca com meia rodela de limão e chá. Flores ao lado

 (Reprodução/Casa.com.br)

Todos nós precisamos dar um tempinho de vez em quando. E algumas plantas e ervas podem ajudar a aliviar a ansiedade e o estresse. Para fazer esses chás e relaxar você precisa de 20 g da planta (flor, folha ou frutos), ou um sachê pronto (você pode encontrá-los com alguma facilidade nos supermercados), e água fervendo. Agora pegue seu melhor livro, sente-se em algum lugar confortável e junte a jardinagem ao bem-estar.

*lembre-se de seguir as orientações médicas para o consumo desses chás, sobretudo crianças e mulheres grávidas.

Camomila

 

Flores de camomila brancas pequenas com miolo amarelo

 (Reprodução/Casa.com.br)

A delicada camomila já era utilizada no Egito Antigo, Grécia e Roma. O óleo de camomila possui propriedades calmantes, que podem ser obtidas através da ingestão de um delicioso chazinho. A planta também ajuda na insônia e digestão, além disso, suas flores brancas e amarelas ficam lindas no jardim.

Lavanda

 

Flores de lavanda roxas

 (Reprodução/Casa.com.br)

A lavanda é uma planta medicinal, culinária e ornamental muito comum. Conhecida por seu cheiro agradável e doce, suas flores ficam nas pontas dos caules e possuem uma coloração roxa em tons de azul. O óleo de lavanda é agente calmante e ajuda a dormir. Uma outra opção é deixar algumas flores frescas perto da cabeceira para que elas forneçam um perfume na hora de pegar no sono. A lavanda também pode ser aplicada na cozinha, seja em guloseimas ou em forma de chá.

Valeriana

 

Flor rosa clara de valeriana

 (Reprodução/Casa.com.br)

A Valeriana é uma planta de flores brancas e rosas, encontrada em algumas partes do Hemisfério Norte, África e América do Sul. É utilizada como planta medicinal desde a época dos gregos e, hoje, faz parte da composição de diversos calmantes fitoterápicos vendidos na farmácia. A Valeriana pode ajudar com a calma por meio da melhora do sono.

Erva-doce

 

Flor de erva doce amarela

 (Reprodução/Casa.com.br)

A erva-doce possui propriedades que auxiliam a diminuir a fermentação no intestino, assim, é ótima para aquela sensação de “estufamento” depois do almoço de domingo. Com sabor e aroma suaves, as pequenas frutinhas (que parecem sementes) podem ser utilizadas em doces e chás. Também é encontrada em forma de essências e óleos.

Jasmim

 

Flores de jasmim brancas com miolo amarelo

 (Reprodução/Casa.com.br)

A gardênia, ou jasmim, é uma planta refrescante e aromática. Vinda do sudeste da Ásia, ela possui grandes e belas flores brancas. Seu perfume alivia o estresse de quem estiver ao redor. Também é possível fazer um chá da planta. Para que seu jasmim fique sempre frondoso, mantenha-o em um local bem iluminado.

Hortelã

 

Folhas de hortelã

 (Reprodução/Casa.com.br)

Uma das mais icônicas ervas de horta doméstica é a hortelã. De fácil manejo, essa planta cheirosa é muito versátil. Além de poder dar um sabor extra a pratos doces e salgados, o chá de hortelã ajuda na digestão e acalma.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.