Como cultivar jasmim

Saiba como ter essa trepadeira perfumada

Por Redação Atualizado em 12 dez 2021, 15h23 - Publicado em 12 dez 2021, 19h00
Gardening Etc/Getty Images

Com esta linda flor você pode criar cercas, paredes e pérgulas em seu jardim. Mas, antes de tudo, é necessário descobrir qual variedade escolher, pois há uma grande seleção.

Existem tipos perenes ou caducifólios, bem como arbustos de caule lenhoso. Escolha entre uma diversidade de flores, em forma de estrelas, brancas, amarelas ou rosas que crescem em belos cachos. Alguns florescem no inverno e outros no verão, então selecionar a que mais se encaixa com você é essencial.

Andriy Blokhin/Alamy Stock Photo/Reprodução

Há, ainda, espécies internas e externas. Quando se trata de atividades ao ar livre, esta é uma ótima planta. Os caules dos mais resistentes se enroscarão e crescerão para cima de qualquer cerca, pérgula ou arco disponível. Você também pode obter arbustos que são bons para sebes.

Já as mais delicadas podem ser cultivadas em ambientes fechados com aros de apoio, em um conservatório ou estufa, pois precisam de proteção. E a sua fragrância vai perfumar o local.

Quando se trata de plantar jasmim, o conselho mais importante é escolher o tipo certo para o espaço que você tem em mente. Isso significa verificar o quão alto ele vai crescer, quão longe ele vai se espalhar e quão resistente é. E a partir disso, tudo fica mais fácil.

Blikwinkel/Alamy Stock Photo/Reprodução

Dicas rápidas:

Aqui estão algumas dicas importantes:

  • Plante em solo úmido, mas bem drenado e enriquecido com matéria orgânica.
  • Escolha um espaço que esteja em pleno sol, pois auxilia no seu desenvolvimento. Porém, algumas espécies toleram sombra.
  • Ofereça suportes para essas trepadeiras robustas, como treliças ou fios.
  • Alimente semanalmente com um fertilizante de potássio alto no verão.
  • Cobertura morta no outono com estrume bem podre ou folhagem para adicionar uma camada protetora é o ideal.
  • Corte-os após a floração.
Alamy/Reprodução

Os mais populares:

O jasmim-verdadeiro (Jasminum officinale) é uma planta vigorosa com cachos de flores brancas perfumadas no verão. Ele gosta de um solo bem drenado em um lugar abrigado que recebe pleno sol. Tem um crescimento rápido e é ideal para o revestimento de paredes ou vedações.

Já o jasmim de inverno (Jasminum nudiflorum) tem flores amarelas brilhantes em seus caules arqueados no inverno e no início da primavera, que não são perfumadas. É uma ótima opção para alegrar o jardim. Muitas vezes é cultivado como uma cerca viva ou contra uma parede. É feliz na maioria das situações, ao sol ou sombra parcial.

E, por último, o jasmim-dos-poetas (Jasminum polyanthum) é excelente para decorar a casa com flores brancas muito perfumadas no final do inverno e na primavera. Ele também pode ser posicionado em uma treliça em um conservatório, varanda fechada ou estufa aquecida.

Future/Reprodução

É fácil de crescer?

Selecionando o tipo certo para o ambiente que possui, crescer com sucesso não será um problema. Geralmente ele é um arbusto resistente que fica feliz onde quer que seja colocado, de preferência em pleno sol, mas alguns prosperam na sombra manchada também.

Jasmim não tende a sofrer de pragas ou doenças, mas lembre-se de que a proteção contra temperaturas frias é uma das coisas mais importantes a se levar em consideração.

Reprodução/Getty Images

Qual o melhor lugar?

Você pode plantar em um local ensolarado, quente e protegido, de preferência emoldurando uma porta ou perto de assentos ao ar livre, onde você possa desfrutar do perfume. O jasmim com flor de verão se dá bem em espaços ensolarados e o de inverno sob o abrigo de uma parede voltada para o norte, portanto, em caso de geada ou neve, ele pode descongelar lentamente e as flores não ficarão marrons.

As variedades de flores de inverno gostam mais de sombra parcial. Se você quiser colocar ideias de jardim em prática, plante-o perto de uma parede ou cerca com suporte adequado para ele se agarrar. Treliças também são opções, assente-o em um vaso grande com um obelisco ou treliça para que se arraste para cima e para baixo.

Você também pode tentar fazê-lo crescer e atravessar uma árvore para criar uma característica atraente.

Veja também

Adam Cossey/Reprodução

Como cultivar?

Plante o jasmim de verão na primavera ou outono e o jasmim de inverno no outono ou inverno. Antes de começar o processo, verifique os rótulos cuidadosamente para entender as demandas individuais.

Cave uma cova de plantio e coloque estrume bem podre ou composto no fundo. Em solos pesados, adicione bastante areia para melhorar a drenagem. Plante jasmim de verão como o jasmim-verdadeiro, em um lugar ensolarado, protegido e quente. Eles não gostam de áreas sujeitas a frio ou congelamento e podem ser colocados em recipientes ou no solo.

Para o jasmim de inverno, sol ou sombra parcial são melhores e não é necessário suporte.

Alamy/Reprodução

Mantenha os tipos tenros dentro de casa, em um lugar quente e claro, como um conservatório. Você também pode movê-los para fora no verão, mas para uma área quente e protegida, e traga-os de volta para dentro se a temperatura cair à noite.

Reprodução/Getty Images

Eles conseguem se desenvolver em recipientes?

Desde que a flor seja cultivada em solo bem drenado e receba bastante sol e água, ele se adapta bem aos recipientes. Experimente posicionar o vaso contra uma parede ensolarada.

Um composto à base de argila é uma boa escolha, pois retém bem a água, além de ter nutrientes adicionados. A planta vai precisar de uma boa drenagem no inverno, então mova-a para um lugar mais seco e coloque suportes na base do recipiente para que qualquer excesso de água seja drenado.

Durante a estação de crescimento, uma alimentação líquida rica em potássio, como o fertilizante de tomate, deve ser oferecida uma vez por mês. Se for replantar, utilize composto fresco na primavera para rejuvenesce-la para a estação de crescimento.

Alamy/Reprodução

Em quanto tempo cresce?

Existem variedades que se desenvolvem super rápido. O jasmim-estrela (Trachelospermum jasminoides) possui o crescimento mais rápido e irá cobrir paredes, grades e cercas em um piscar de olhos. Embora possa crescer até 9 m de altura, ele ainda precisa de suporte ou irá fracassar, então certifique-se de ter uma treliça.

Reprodução/Getty Images

Como cuidar?

O cuidado é uma parte crucial. Alimente semanalmente com um fertilizante com alto teor de potássio no verão, amarrando os brotos aos seus suportes conforme você avança. Jasmins no solo podem receber um fertilizante granulado de uso geral na primavera.

Continua após a publicidade

Regue regularmente os recém-plantados até que estejam bem estabelecidos. As espécies no solo não devem exigir rega adicional, a menos que o tempo esteja escaldante, mas fique de olho no desenvolvimento, pois elas precisam de rega regular durante todo o período de cultivo.

Reprodução/Getty Images

Já as dispostas dentro de casa precisam de irrigação regular durante a estação de crescimento, mas apenas irrigação leve no inverno.

No outono, aplicar uma cobertura morta ao redor da base com estrume bem podre ou composto ajudará a reter a umidade do solo, evitando que as ervas daninhas se apoderem e auxiliando na isolação das raízes.

Reprodução/Getty Images

Como podar?

Essa é uma tarefa fundamental. Ao podar anualmente, você consegue deixá-las saudáveis ​​e contidas e melhorar a aparência caso se tornem emaranhadas e desordenadas. Isso deve ser feito após o término da floração.

Siga estas dicas básicas:

O jasmim de inverno e de verão devem ser podados após a floração para permitir que um novo tempo de crescimento amadureça e floresça no início da próxima temporada. Corte um broto lateral forte mais abaixo. Livre-se de qualquer madeira morta ou caules danificados.

Plantas vigorosas podem crescer bastante, mas podem ser cortadas com força para rejuvenescer e se manter sob controle. Sendo assim, os dois podem receber uma bela poda se tiverem crescido demais para seu local de plantio original.

Assim como acontece com a poda de clematis, aparar as espécies é uma parte vital. Se você esquecer, em um ou dois anos você terá madeira velha sufocando novos ramos, o que significa que você acabará com uma massa de galhos secos de aparência desarrumada.

Gary Barnes/Pexels

Desenvolvimento a partir de sementes 

Se quiser novas mudas a partir das sementes, espere até que amadureçam e estejam secas. Mergulhe-as em água morna durante a noite para que germinem mais rápido e, em seguida, semeie-as no composto de sementes e cubra com uma leve camada de solo.

Para que a germinação aconteça, certifique-se de manter o solo úmido. O tempo para esse processo depende do tipo escolhido, mas geralmente é de cerca de 4 a 6 semanas.

ROCKETMANN TEAM/Pexels

Desenvolvimento a partir de um corte

Espécies externas de jasmim devem ser propagadas a partir de estacas de madeira dura. As em estufa têm melhor desempenho a partir de madeira macia ou de estacas semi-maduras colhidas na primavera ou verão.

Veja dicas importantes:

Procure por um novo crescimento flexível. Meça 10 cm e faça um corte abaixo de um par de folhas. Retire as folhas inferiores e remova todos os botões de flores.

Mergulhe dois terços da estaca no pó de enraizamento hormonal. Coloque vários em um pequeno vaso com metade de composto e metade de areia.

Cubra com um saco de polietileno e deixe à sombra, em espaço fresco. Remova o saco assim que o corte estiver estabelecido.

Reprodução/Casa.com.br

Jasmim em cercas

Jasmim trepadeira com flores de verão são ideais para cobrir cercas, paredes e em torno de outras estruturas, como pérgulas e caramanchões. Treiná-las irá maximizar o impacto visual de sua muda, e se você não fizer isso, ficará confuso e inundará outras flores.

Laços de plástico ou barbantes de jardim podem ser usados ​​para prender a planta à treliça. Como alternativa, você pode tece-la através das aberturas do suporte à medida que crescem, mas você precisará ficar de olho e verificar o progresso regularmente.

A melhor época para aparar é no final do inverno, antes do início da estação de cultivo. Mantenha uma aparência arrumada e estimule o crescimento aparecendo regularmente para conter os pedaços bagunçados.

dianazh/Getty Images/TreeHugger

Jasmim em interiores

Você pode não pensar no jasmim como um dos melhores ramos do interior, mas ele tem um aroma que o torna perfeito para perfumar sua casa naturalmente.

Como nem todas possuem uma fragrância, esteja atento ao jasminum polyanthum, a variedade mais comum de interior, que tem um aroma deliciosamente doce.

Para obter o melhor resultado, dê a ela algum tempo de férias ao ar livre em um espaço ensolarado durante o verão, para que possa recarregar totalmente as baterias.

Dentro de casa, certifique-se de não fique muito quente e não deixe o solo secar. Ela deve ser mantida em um local fresco, bem iluminado, mas sem aquecimento. O solo deve ser poroso e úmido. Alimente uma vez por mês durante a primavera com um fertilizante líquido de baixo teor de nitrogênio.

Tenha uma treliça interna para mantê-las sob controle e faça um corte regular com as melhores tesouras para manter as formas.

정미-조/Pixabay/Reprodução

Problemas comuns

O jasmim geralmente não apresenta problemas, desde que seja plantada nas condições certas. Muitos não são totalmente resistentes, então não ficarão felizes com temperaturas frias.

Os de ar livre sofrem pouco com pragas e doenças, embora você possa ver pulgões em brotos jovens.

Verifique regularmente o jasmim interno, pois ele pode atrair pragas – como ácaros vermelhos ou cochonilhas. Remova com uma bola de algodão embebida em álcool isopropílico.

*Via GardeningEtc

Continua após a publicidade

Publicidade