Casa Created with Sketch.

Como plantar e cuidar de hortênsias

Elas são ainda mais especiais pela sua constante mudança de cor

 (blog.plantei.com.br//Reprodução)

Quem conhece as hortênsias não esquece a sua singularidade. Elas, que se tornam azuis em solos ácidos e rosa nos com mais cal, são uma reminiscência dos projetos de aula de ciências em que se usava papel de tornassol. Quem se lembra dos anos de escola?

Não podemos nos esquecer das brancas, quando o solo está muito alcalino, similares a grandes bolas de neve. Sua beleza e suas características, que podem ser analisadas e estudadas, a torna atrativa para crianças e adultos – principalmente o seu cultivo.

 (florescoloridas.com.br/Reprodução)

Por serem bastante resistentes à maioria das pragas e doenças, os cuidados são tranquilos de executar. Com inúmeras variedades para escolher, você com certeza conseguirá encontrar a hortênsia certa para você. Confira como plantar com sucesso a espécie:

Crescimento

 

 (Andreea Ch/Pexels)

A maioria dos tipos podem ser cultivados em pleno sol ou sombra parcial. Lembre-se, no entanto, que muitas hortênsias não gostam de clima extremamente quente, então tente colocá-las em uma área onde possam desfrutar de alguma sombra à tarde.

 (Teona Swift/Pexels)

Como vimos, elas podem ser plantadas em uma ampla variedade de solos, mas geralmente preferem substrato rico, úmido e que drena facilmente. Acrescentar composto antes de posicioná-las na terra também é o ideal e não se esqueça de regar bem!

Ademais, você pode adicionar uma camada de cobertura morta após o plantio – que deve ser realizado na primavera, uma vez que a ameaça de geada tenha passado.

Cuidados

 

 (Öznur Yüksel/Pexels)

A água é um fator importante quando você cuida da espécie. Elas gostam de rega com profundidade pelo menos uma vez por semana, especialmente em climas secos. Hortênsias também se beneficiam de um aumento ocasional na quantidade de fertilizantes uma ou duas vezes por ano, na primavera ou no verão.

 (Shutterstock/Reprodução)

Essa planta pode ser facilmente transplantada, mas isso só deve ser feito durante a dormência, no outono ou inverno. Quando for a hora, certifique-se de desenterrar toda a raiz e replantar imediatamente. Como suas flores são produzidas a partir de um nó, você deve podar as hortênsias assim que sua floração tiver terminado.

Veja também

Poda

 

 (Reprodução/Mercado Livre)

Como existem muitos tipos de hortênsias, a poda e o cuidado podem ser diferentes com cada um. As espécies mais comuns são as Mopheads (H. macrophylla) e Lacecaps. Estas são as variedades com flores grandes em forma de globo e a poda geralmente ocorre no final do verão.

 (JACLOU-DL/Pixabay/Reprodução)

A hortênsia de folha de carvalho (H. quercifolia) é outro tipo muito conhecido. Tolera condições mais secas e deve ser aparada no início da primavera. Panicle (H. paniculata), a hortênsia em panículas, exibe flores brancas no verão, que gradualmente se tornam rosa.

Remova as flores gastas e corte a planta no final do inverno ou início da primavera. H. arborescens deve ser podada até o solo a cada inverno ou início da primavera.

 (floresnobrasil.blogspot.com/Reprodução)

A hortênsia trepadeira (H. anomala) geralmente não requer cortes, mas pode ser feita para manter os novos brotos sob controle. Cultivar e cuidar das hortênsias é fácil e você será recompensado a cada ano com flores magníficas!

*Via Gardening Know How

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.