Casa Created with Sketch.

10 plantas que filtram o ar e refrescam a casa no verão

A florista Karina Saab indica belas espécies que renovam a atmosfera dos ambientes

sala de jantar com mesa de madeira e cadeiras com estofado cinza. Estante com diversas plantas As plantas têm o poder de refrescar os ambientes

As plantas têm o poder de refrescar os ambientes (Katarzyna Bialasiewicz/ ThinkStock/Getty Images)

As plantas trazem cor e vida para a casa durante todo o ano. Mas é no verão que elas têm uma função muito importante além da beleza: filtrar as impurezas do ar, renovando-o e promovendo uma atmosfera refrescante. A estação ensolarada pode deixar as suas flores e temperos ainda mais lindos e saudáveis, afinal, muitos deles precisam de bastante luz do sol para se desenvolver bem. 

“Além de deixar a casa mais bonita e alegre, as plantas trazem diversos benefícios para nossa saúde e bem-estar. Nas empresas, por exemplo, elas ajudam a aumentar a produtividade”, afirma a arquiteta e florista Karina Saab, que atua há 30 anos no mercado de flores e paisagismo. 

Abaixo, a florista indica 10 plantas que filtram o ar e refrescam a casa no verão:

Lírio-da-paz

Conhecido por trazer bons fluidos, pode absorver os poluentes do ambiente, sendo ótimo para quem vive em grandes cidades. 

 

Samambaia

Umidifica o ambiente e age como um excelente filtro de ar, removendo até 1860 toxinas por hora, como formaldeído e xileno. Proporciona calma e relaxamento.

 

Jiboia

 (Unsplash/Severin Candrian/Casa.com.br)

Além de ser purificadora do ar, também impacta positivamente a umidade do ambiente, absorvendo substâncias tóxicas.

 

Areca bambu

É capaz de eliminar toxinas derivadas do metanol e de solventes orgânicos, ajudando a combater gases tóxicos. Considerada uma das espécies que mais purifica e umidifica o ar.

 

Maranta-calathea

Essa planta nativa do Brasil é indicada para purificar todos os ambientes da casa. É conhecida como “planta viva” por fechar suas folhas à noite e abri-las pela manhã.  

 

Antúrio

 (Instagram/Karina Saab/Casa.com.br)

Encontrado em diversas cores que alegram a casa no verão, ajuda a combater o gás amoníaco. 

 

Azaleia

Além de embelezar o ambiente com suas flores coloridas, essa planta de origem chinesa ajuda a remover o formol do ar — que é muito aplicado em móveis de madeira.

 

Ficus Lyrata (figueira-lira)

 (Unsplash/Severin Candrian/Casa.com.br)

Esta planta de origem africana ajuda a manter a umidade e promove a limpeza de gases poluentes do ar, pois tem um alto índice de transpiração. 

 

Palmeira Raphis

Por combater os amoníacos presentes em detergentes e produtos de limpeza, é muito usada em ambientes como cozinhas e banheiros.

 

Espada-de-São-Jorge

 (Unsplash/Severin Candrian/Casa.com.br)

Purifica o ar aumentando os níveis de oxigênio. Ideal para ter no quarto, pois à noite converte gás carbônico em oxigênio.

Por fim, vale lembrar que nem todos os tipos de plantas podem ficar próximas a animais de estimação e crianças por serem tóxicas. Clique e conheça quatro espécies para enfeitar a casa sem riscos.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.