Paisagismo e arquitetura urbana inspiram nova coleção de tapeçaria
São 13 peças feitas à mão com diversos tamanhos, formatos, texturas e cores
O universo das cores e formas que as tapeçarias exibem encantam os olhos e não é diferente na recém-lançada coleção Simbiose, criada pelo designer têxtil Alex Rocca exclusivamente para a Dpot Objeto. São peças inspiradas nos movimentos orgânicos do paisagismo e da arquitetura urbana, na estética visual cinematográfica e na tridimensionalidade das artes.
Composta por 13 tapeçarias, a coleção tem diversos tamanhos, formatos, texturas e cores. E todas as peças foram confeccionadas à mão com fibras e tingimentos especiais.
Para criar a coleção Simbiose houve um processo de imersão e pesquisa realizado em duas fases. Primeiro, de forma autoral, de acordo com as referências com as quais Alex se inspira e, posteriormente, em parceria com Renato Dib, artista têxtil, escultor e curador da Dpot Objeto.
Alex buscou inspiração na obra do mestre Burle Marx, que integrava a natureza com o urbano como ninguém, para organizar as dinâmicas das formas, desenhos e relevos das tapeçarias. A partir daí, o artista chegou ao premiado fotógrafo húngaro Marton Mogyouros, especializado em fotografias aéreas arquitetônicas. Já o processo criativo e tridimensional das peças foi impactado pela abstração geométrica das esculturas cinéticas do escultor russo Naum Gabo e as instalações orgânicas feitas a partir de descartes do inglês Tonny Cragg.
A potência emocional dos filmes realizados pelos americanos Spike Jonze e Darren Aronofsky, além do polêmico dinamarquês Lars Von Trier, ajudaram o artista a buscar a harmonização do todo, que vai além da mera combinação de cores e técnicas.