Casa Created with Sketch.

Marisa Ota lista 5 nomes para ficar de olho no design autoral

Do artesanato brasileiro ao design pop de Tom Dixon, Marisa se mostra antenada com o exterior para resgatar o melhor da tradição e cultura nativa do Brasil

 (Divulgação/Casa.com.br)

Todo o universo do design autoral brasileiro já ouviu falar ou conhece a importância de Marisa Ota neste mercado. Ela é uma das pessoas que fomentam o design nacional em sua essência, trazendo novos talentos para a Paralela Design, que chega a sua 37ª edição entre os dias 12 e 14 de fevereiro, na Oca, do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

“A minha entrada na Paralela se deu quando fui convidada para viabilizar comercialmente produtos desenvolvidos pelo Projeto DESIGN SOLIDÁRIO, no começo dos anos 2000, trabalho que me deu muito orgulho de fazer”, explica Marisa. A exposição Design Solidário aconteceu entre os anos de 2000 e 2002.

Desde então, Marisa busca divulgar e inserir o trabalho do designer autoral no mercado brasileiro, repleto de história, tradições e talentos. 

Durante os 18 anos de Paralela, Marisa foi criando uma identidade própria para a feira. Para esta edição, a Paralela vai apresentar diversas novidades, passando pela identidade visual da marca e do VM dos estandes, assim como novas posturas ecologicamente corretas durante os 3 dias de evento.

Marisa não para um minuto de pesquisar, conhecer e se inspirar por nomes do design autoral para trabalhar os nomes nacionais antenada ao mercado internacional. Para o Casa.com.br, ela selecionou cinco talentos de prestígio mundial para serem observados frequentemente. Confira na lista abaixo as apostas de Marisa para este mercado!

1. Tom Dixon, o autodidata pop

 (Divulgação/Casa.com.br)

Mesmo que meu trabalho seja descobrir novos talentos, sempre fico de olho nos designers consagrados. Tom Dixon tem uma produção impecável, é amado por todos os profissionais e permeia por todos os segmentos do design. O designer inglês é autodidata, é pop e tem uma visão de mercado e a indústria à frente do seu tempo. Adoro seu estilo e sua postura diante do design.


2. Patricia Urquiola e a beleza das cores e texturas

 (Divulgação/Casa.com.br)

A feminilidade do design sempre me cativou. Acredito que somos mais sensíveis para enxergar o belo e a ousadia de executar sempre algo com ele. É por isso que gosto tanto do trabalho da espanhola Patricia Urquiola. Sua inteligência para captar o que há de bonito no material, no espaço e nas pessoas é única. Suas peças de mobiliário são um convite à experimentação! Amo as cores, texturas e formas de suas criações.


3. Jaime Hayon transforma o humor em elegância

Outro espanhol que merece nossa atenção. Ele permeia pela arte, decoração e design, sempre transformando o humor em elegância. Ele rompe os limites entre esses segmentos da criatividade e produz peças funcionais e ao mesmo tempo com liberdade total de execução, sem falar do refinamento técnico de cada item. É uma delícia conhecer cada produto criado por Hayon.


4. Formafantasma une tradição, cultura e sustentabilidade

 (Divulgação/Casa.com.br)

Essa dupla de designers holandeses traz o frescor e a consciência da formação da Academia Eindhoven, que mescla os estudos entre arte, arquitetura e design. Andrea Trimarchi e Simone Farresin possuem um trabalho coerente na investigação de materiais, exploram as questões essenciais entre tradição e cultura local, além de terem preocupação com a sustentabilidade.


5. Renato Imbroisi viaja em busca do artesanato brasileiro

A minha convivência com Renato Imbroisi me aproxima sempre do nosso tesouro cultural. Tecelão por formação e fomentador por vocação, Renato viaja pelos rincões do Brasil em busca da nossa maior riqueza, o artesanato. Essa parceria de sucesso com os artistas brasileiros há mais de 30 anos faz de Renato referência na valorização da cultura brasileira, capacitando pessoas em núcleos de artesãos de diversas regiões, trocando vivências e conhecimento. Eu tenho o privilégio de contar com ele no meu dia a dia!


Este conteúdo foi lançado em primeira mão na newsletter do Casa.com.br. Para receber este tipo de material, inscreva-se no formulário abaixo e receba com antecedência um conteúdo exclusivo e especial!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s