A 37ª Paralela Design será recheada de design lúdico e imaginário

Designers como Nara Ota, Eduardo Castanheira e Natália Rocha, por exemplo, pensam em peças decorativas que provocam a imaginação na 37ª Paralela Design

Por Yara Guerra Atualizado em 20 fev 2020, 13h40 - Publicado em 22 jan 2020, 15h50
Divulgação/Casa.com.br

Em tempos turbulentos, a realidade ainda pode se tornar leve e agradável. Uma das maneiras de aliviá-la e encontrar um escape, por exemplo, é trazer o lúdico para dentro de cena. A criatividade dos artistas é capaz de tornar os mais simples objetos em obras divertidas e cheias de inspiração.

Esta leveza fundamental – que às vezes pode aparentar ter sido perdida ao longo dos anos – pode ser resgatada através do design. Pensando nisso, a 37ª edição da Paralela Design reunirá também trabalhos de artistas que se comprometem com essa pegada.

Peça assinada por Nara Ota. Divulgação/Casa.com.br

A proposta da artista Nara Ota, por exemplo, é criar objetos inspirados em poesia, que remetem ao sonho. Através da técnica de joalheria, Nara trabalha as miudezas com esmero e delicadeza e usa materiais como o metal aramado, a cerâmica, o vidro e o ouro.

Quando combinadas com outros materiais, como madeira, as peças ganham status de joias para casa, permitindo que as paredes, mesas e espaços sejam preenchidos pela delicadeza e formas inspiradoras.

Peça da Popoke. Divulgação/Casa.com.br

Já a empresa Popoke, por meio de brinquedos e de objetos divertidos, quer ressignificar e resgatar a leveza que mexem com o imaginário.

Eduardo Castanheira e Natália Rocha criam peças interativas com mecanismos inusitados, que ganham o interesse de crianças e de adultos. Simultaneamente, estas peças buscam provocar nostalgia e mostrar a urgência de desacelerar e voltar ao analógico dos dias de hoje.

Continua após a publicidade

Peça da Oficina Urutau. Divulgação/Casa.com.br

A Oficina Urutau, por sua vez, propõe o desapego pela urgência dos tempos atuais, produzindo objetos que nos resgatam a infância, quando uma simples pedra podia nos entreter por horas.

Por meio de objetos de madeira certificada, a marca trabalha jogos de equilíbrio, dominó, tangran, quintandinha com frutas, feitos para crianças e adultos, onde o brincar é levado a sério.

Peça da Knót Artesanal. Divulgação/Casa.com.br

O lúdico também pode estar nos detalhes, como mostra a Knót Artesanal, com o seu cabideiro Voa, que lembra as asas de pássaros. Esse produto mostra como o sonho pode estar dentro da nossa casa em pequenos objetos utilitários.


37ª Paralela Design

Quando: de 12 a 14 de fevereiro de 2020.

Onde: no Pavilhão Oca do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, Parque Ibirapuera (portão 3).

Mais informações: http://www.paraleladesign.com.br (credenciamento no site).

Continua após a publicidade

Publicidade