37ª Paralela Design evidencia protagonismo feminino no design autoral

A 37ª edição da feira valoriza a participação de artistas do design contemporâneo, como Nao Yuasa e Mel Kawahara

Por Yara Guerra Atualizado em 20 fev 2020, 13h41 - Publicado em 29 jan 2020, 15h03
Peça de Nicole e Luiza Toldi. Instagram @nicole_toldi/Reprodução

Como em muitos outros campos, também no design as mulheres sempre atuaram de maneira transformadora e louvável no cenário mundial, ainda que, por muitas vezes, tenham seu reconhecimento ofuscado pelo trabalho dos homens.

A Paralela Design é uma das feiras que reitera a importância desse protagonismo feminino, com a sensibilidade e a criatividade caminhando juntas em todos os trabalhos expostos.

Entre os dias 12 e 14 de fevereiro, na Oca do Ibirapuera, a sua 37ª edição reúne peças de artistas destacáveis do mundo do design. Quer saber mais? Então dá uma espiadinha no que esperar da mostra abaixo:

Peças de Nathalia Favaro. Divulgação/Casa.com.br

Nathalia Favaro

A arquiteta e artista Nathalia Favaro uniu conhecimento e pesquisa a sua paixão pela arte para criar objetos de cerâmica, que transitam entre o utilitário e a escultura. Nasceu assim, a Vitrô Objetos, especializada em peças que resgatam o saber do trabalho manual com a cerâmica em seu aspecto natural.

Peças de Mel Kawahara. Divulgação/Casa.com.br

Mel Kawahara

Mel Kawahara transforma a superfície plana do papel em obras que parecem ter vida, através do volume da tridimensionalidade por meio da dobra. A folha branca vira desenho e geometria através da luz e da sombra. A delicadeza de suas luminárias afina o olhar e insere sensibilidade em nosso cotidiano.

Peças de Suzanne Verba Reboh. Divulgação/Casa.com.br

Suzanne Verba Reboh

Designer e diretora da Reboh Design desde 1996, Suzanne Reboh desenvolve projetos únicos e intensos e soluções criativas. Nos últimos anos, dedicou-se à criação autoral de produtos para a vida cotidiana, onde expressa suas referências culturais e memórias afetivas e cria produtos funcionais com significados e história.

Peças de Regina Medeiros. Divulgação/Casa.com.br

Regina Medeiros

A artista plástica Regina Medeiros expressa toda a sua paixão e criatividade por meio das peças feitas de cristal moldado e fundido sobre formas de cerâmica. Conhecida por “pintar e bordar com o vidro”, a artista usa cores em tons esverdeados, azuis e dourados, deixando suas peças com um toque único de beleza.

Peças de Denise Braune. Divulgação/Casa.com.br

Denise Braune

A paixão pela argila e o torno faz com que a ceramista Denise Braune exteriorize suas inspirações em um encontro atemporal entre seu desejo e o seu fazer. Desta forma, Denise dá vida aos seus objetos e utilitários, cheios de personalidade e delicadeza.

Peças de Barbara Penaforte. Divulgação/Casa.com.br

Barbara Penaforte

O trabalho marcante da designer Barbara Penaforte ganha destaque por ser divertido, colorido e leve. Usa em seu processo de produção pesquisas, estudos de texturas e cores. Suas coleções mais marcadas são “Cores de Tarsila” e “Frutas Brasileiras”.

Peças de Célia Canosa. Divulgação/Casa.com.br

Célia Canosa

Através da conexão entre a química dos minerais e as transformações da natureza, Célia Canosa cria peças contemporâneas com formas simples e orgânicas, baseadas em pesquisas culturais e arqueológicas.

Peças da dupla Elisa Atheniense e Camila Bertolote Lafer. Divulgação/Casa.com.br
Continua após a publicidade

Elisa Atheniense e Camila Bertolote Lafer

A designer de acessórios Elisa Atheniense uniu-se a também designer Camila Bertolote Lafer para criar peças com estética tradicional da manufatura e do tressê, arte de tecer o couro em tramas minuciosas e únicas.

Peça da dupla Rita Vidal e Camila Leme. Divulgação/Casa.com.br

Rita Vidal e Camila Leme

Rita Vidal e Camila Leme uniram a paixão por saúde e bem-estar e criaram a ILHA, marca que une essa ciência ao design de joias contemporâneas. As peças são desenvolvidas para o uso de óleos essenciais em refis sutis e cambiáveis em seus pingentes.

Os benefícios dos aromas são sentidos com o uso da peça ao longo do dia.

Peças da dupla Divulgação/Casa.com.br

Camila W. Rubini de Souza e Marta Mercedes W. Rubini

O amor pela arte e a união entre mãe e filha resultaram em novos desafios para Camila W. Rubini de Souza e Marta Mercedes W. Rubini. Do desejo de criar unindo as referências de cada uma, nasceu o Atelier Le Motif. As peças de cerâmica são produzidas com referências na natureza, na simplicidade, nas cores, linhas e texturas, proporcionando inúmeras possibilidades de produtos.

Peça de Nao Yuasa. Divulgação/Casa.com.br

Nao Yuasa

Arquiteta e joalheira de descendência nipônica, Nao Yuasa demonstra através de suas peças a lógica do projetar arquitetônico, misturando prata, cobre, bronze e o ouro, resultam em trabalhos contemporâneos e inusitados.

Peça de Nicole e Luiza Toldi. Instagram @nicole_toldi/Reprodução

Nicole e Luiza Toldi

Além do estilo único, a arte de Nicole Toldi é uma forma de realização pessoal, executada com maestria ao lado de sua filha Luiza. As inspirações nos desenhos de botânica e formas naturais são refletidas nas texturas singulares de cada uma de suas criações.

Peça de Rita Lessa. Divulgação/Casa.com.br

Rita Lessa

A designer mineira Rita Lessa possui uma oficina de estamparia destinada ao mobiliário, onde todo o processo de criação é feito por ela própria. Com mais de 25 anos no mercado a artista direciona seu trabalho para a brasilidade, com cores e elementos da nossa fauna e flora.

Peça de Cris Azevedo. Divulgação/Casa.com.br

Cris Azevedo

As estampas estão cada vez mais presentes na arte. Pensando nisso, Cris Azevedo produziu junto com sua equipe padrões para tecidos e cartela de cores para estampas. Suas atividades iniciais foram produções de desenhos e estampas para pratos de porcelana.


37ª Paralela Design

Quando: de 12 a 14 de fevereiro de 2020.

Onde: Pavilhão Oca Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, Parque Ibirapuera (portão 3).

Mais informações: aquiCredenciamento no site.

Continua após a publicidade

Publicidade