Casa Created with Sketch.

Varanda de apartamento pequeno: 13 ideias charmosas

Integrada ao living, como espaço gourmet ou cantinho do relaxamento são algumas das inspirações para usar melhor esse ambiente

As varandas são um espaço muito desejado, principalmente por quem mora em grandes cidades. Por menor que seja o espaço, é ali onde os moradores costumam se sentar para relaxar, praticar yoga ou fazer algumas refeições, como o café da manhã do fim de semana. E, mesmo que o apartamento seja pequeno, as varandas são muito bem-vindas. Por isso, preparamos uma seleção de projetos, abaixo, para mostrar como esse espaço pode ser bem aproveitado. Se você tem uma varanda de apartamento pequeno, não deixe de ver!

 

Integrada com a sala

 (divulgação/Casa.com.br)

Neste apartamento pequeno, a varanda passou a fazer parte da sala, mas não perdeu seu ar de área externa. O fechamento com vidros articulados permite a abertura total e deixa a copa das árvores entrar no ambiente. Além disso, a parede de tijolinhos completa o ar descontraído do décor. Projeto da arquiteta Marina Romeiro.

Destaque colorido

 (divulgação/Casa.com.br)

O arquiteto Antônio Armando de Araújo resolveu destacar esta pequena varanda com o uso das cores. Parede e teto foram pintadas de verde e servem de fundo para a bancada, os armários e as poltronas que criam uma atmosfera aconchegante nesta área gourmet simpática.

Espaço para a área do jantar

 (divulgação/Casa.com.br)

Neste apartamento, assinado pelos escritórios Rua 141 + Zalc Arquitetura, o espaço da varanda foi usado para acomodar a área do jantar. A mesa de madeira, acompanhada de um banco e banquetas altas, trouxe um ar descolado para o ambiente, mas sem perder em elegância.

Bem aproveitada

 (Evelyn Muller/Casa.com.br)

Com apenas 30 m², este apartamento enxuto, projetado pelo escritório ACF Arquitetura, teve a varanda integrada para aumentar a área útil. Assim, o espaço ganhou uma charmosa cozinha com armários no tom menta, uma pequena mesa de mármore e cadeiras com assento rosa.  

Simples e essencial

 (Adriano Escanhuela/Casa.com.br)

Separadas do interior do apartamento por portas de correr, esta varanda pequena ganhou um piso diferente para facilitar a limpeza e poucos e bons móveis: apenas uma mesinha e duas cadeiras. Um bom lugar para ler um livro ou tomar um café na companhia da copa das árvores. Projeto do escritório Superlimão.

Aposte em deque de madeira

 (divulgação/Casa.com.br)

A pequena varanda deste apartamento, com projeto do escritório Up3 Arquitetura, marca presença com o piso de deque de madeira. Esse recurso deixa o espaço ainda mais aconchegante. Para completar o clima, uma poltrona de medidas enxutas, mas confortável e plantas.

Cheia de estilo

 (divulgação/Casa.com.br)

Neste outro projeto dos escritórios Rua141 e Zalc Arquitetura, a varanda foi integrada ao living e brinda o morador com uma poderosa vista urbana. Para criar sensação de continuidade, o piso de madeira é o mesmo nos dois ambientes. Destaque para o banco de madeira, bem perto do guarda-corpo.

Para um drinque de fim do dia

 (divulgação/Casa.com.br)

Criadas pelas arquitetas Cristina e Laura Bezamat, esta varanda se tornou um cantinho de relax, com cervejeira, mesa e cadeiras. Para criar um clima aconchegante, elas escolheram tons terrosos para o piso e as paredes e um verde mais fechado para o armário.

Cada centimetro importa

 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

As arquitetas do escritório Bianchi & Lima Arquitetura aproveitaram todo o espaço desta varanda pequena para montar um espaço de refeições. De um lado (acima), um armário acomoda taças e uma adega para vinhos. Do outro (abaixo), uma mesa com bancos de estilo rústico e mais um armário que serve de aparador.

Com tapete e jardim vertical

 (divulgação/Casa.com.br)

Neste outro projeto do escritório Up 3 Arquitetura, a varanda ganhou ares de estar com tapete, sofá e mesa lateral. Mas, o maior destaque do espaço é o jardim vertical, que levou a natureza para pertinho dos moradores.

Coube até a churrasqueira

 (divulgação/Casa.com.br)

Se você acha que varanda pequena não é lugar para churrasqueira, este projeto prova o contrário. Aqui, uma coifa estreita não ocupa muito espaço azulejos estampados deixam o ambiente mais charmoso. Projeto do escritório Apartamento 41.

Cantinho aconchegante

 (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Também projetada pelo escritório Bianchi & Lima Arquitetura, esta varanda pequena ganhou uma atmosfera aconchegante com o uso da madeira clara. O material deu forma a bancos com futons e a uma floreira. Além disso, há uma armário, com bancada e espaço para uma cervejeira.  

Tudo integrado

 (divulgação/Casa.com.br)

Cozinha, sala de estar e varanda estão no mesmo espaço neste pequeno apartamento. Aqui, o ambiente ganhou forro de madeira para ficar mais aconchegante e piso cerâmico para facilitar a limpeza. Perto do guarda-corpo, as arquitetas do Studio Vista Arquitetura instalaram vasos para que as folhagens pudessem envolver o espaço.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s