Casa Created with Sketch.

Saiba tudo sobre o estilo Hygge!

O que fazer e o que não fazer na hora de embelezar a sua casa

 (Reprodução/Pinterest)

Você já ouviu falar de Hygge? Com tantos modelos de decoração para casa hoje em dia, parece que a todo momento uma tendência nova surge com força. Para te colocar a par da novidade, separamos as principais informações e como aplicar o estilo no seu lar! Confira:

O que é Hygge?

 

Hygge é uma palavra dinamarquesa que significa aproveitar os prazeres simples da vida. Ele foi criado como um conceito e estilo de vida pelos dinamarqueses no século 18 e agora é uma parte fundamental de sua cultura.

Além de abranger o modo de vida, também pode ser usado na decoração. A ideia principal é construir um espaço tranquilo, sereno e sem desordem – uma vez que a bagunça pode causar estresse, o que é o oposto da calma e felicidade.

 (Updait/Reprodução)

Mesmo que o Hygge seja um conceito comumente associado ao inverno, ele foi feito para ser apreciado durante todo o ano. Ou seja, se você gostou e deseja adotá-lo na sua residência, não se preocupe, ele irá se encaixar com as altas temperaturas brasileiras.

Como pronunciar “Hygge”

Hygge é pronunciado como ‘riuga’ e muitas vezes é caracterizado como união ou aconchego.

Como aplicar o Hygge?

 

Hygge é um estilo de vida escandinavo, que espalha calor e calma. Ele celebra a saúde e a felicidade e pode ser incorporado de outras maneiras além do décor.

Ser rodeado de amigos e familiares, aproveitar os simples prazeres, estar sempre presente e grato, ficar mais uma hora na cama, fazer um churrasco ao ar livre, reutilizar e reciclar, começar um novo hobby, não se estressar, apreciar seu entorno e desfrutar de um bom livro são algumas maneiras de introduzi-lo na sua rotina.

Veja também

Dicas de decoração Hygge para sua casa:

 

 (Scoop of Thoughts/Reprodução)

Hygge tem como objetivo criar um espaço seguro para amigos e familiares. E, com a temporada de reuniões familiares se aproximando, é o momento perfeito para aplicá-lo na sua casa! Na hora de decorar é importante manter as coisas simples para mergulhar neste modelo despreocupado e aconchegante. Abaixo, sete maneiras de produzir um ambiente Hygge:

1. Use um esquema de cores neutras

O esquema de cores nunca deve ser muito opressor quando se trata do Hygge. Tudo o que você adiciona deve contribuir para uma atmosfera de harmonia e paz. Manter uma paleta de cores neutras é importante para compor um espaço relaxante. Use tons pastéis, como tonalidades claras de cinza, marrom e creme.

2. Crie um clima confortável

 (FTD/Reprodução)

Aconchego é a palavra-chave aqui. Uma maneira de fazer isso é dispondo travesseiros e edredons macios. No sofá, coloque camadas de cobertores e almofadas para um lugar destinado a relaxar.

Você também pode fazer isso organizando recantos, como um banco de janela ou sofá de dois lugares – ótimos lugares para descansar e ler um bom livro com uma xícara de chocolate quente para um pouco de paz e sossego.

3. Inclua velas

Velas podem significar romance, um banho relaxante ou uma noite tranquila – e todas essas coisas abrangem o Hygge. O brilho suave e gentil deste acessório não pode ser reproduzido por mais nada e deve ser usado em toda a casa para promover um clima caloroso.

4. Ilumine a área com luzes cintilantes

 

 (marzena.marideko/Instagram)

Luzes cintilantes também são opções, pois são alegres, festivas e ficam ótimas em qualquer lugar. Você pode usá-las em seu quarto, sala de estar ou até mesmo em um pátio externo! Como as velas, elas emitem uma luz mais delicada e podem apresentar um toque agradável ao design do seu lar, sem serem muito opressivas.

5. Desfrute de uma lareira

Agachar-se ao redor do fogo, seja fora ou dentro, é uma grande parte da cultura dinamarquesa. É o momento perfeito para se reunir com amigos e familiares e agradecer a companhia. Portanto, ter uma lareira é um elemento essencial para um décor Hygge.

6. Acrescente textura

 (Modsy Blog/Reprodução)

A textura pode não ser a primeira coisa que vem à mente quando você pensa em aconchego. No entanto, introduzir em seu espaço residencial é uma ótima maneira de acrescentar interesse a um design minimalista. Você pode fazer isso utilizando materiais quentes e naturais, como madeira e lã, ou incluir diferentes tipos de flores para um pequeno toque de cor.

7. Crie um banheiro spa

Em vez de apenas usar o banheiro para um banho rápido pela manhã, torne-o um retiro tranquilizador. O cômodo deve ser um lugar para descansar e rejuvenescer. Para isso, certifique-se de que tem muito armazenamento escondido para evitar qualquer desordem indesejada.

Para maior diversão, invista em velas e robes confortáveis. Depois de um dia de trabalho todo mundo merece um mimo! Veja aqui como transformar seu banheiro em spa!

O que fazer e o que não fazer no Hygge

 

Quando se trata de uma tendência nova, muitas dúvidas podem surgir do que é adequado ou não adicionar. Para te ajudar a ter uma residência Hygge perfeita e que se alinha com todos os seus propósitos, separamos uma lista do que fazer e o que não fazer quando o assunto é muito conforto:

Opte por cores pastéis calmas e neutras – como tons de cinza, creme e marrons.

Evite aplicar tonalidades muito brilhantes e distrativas.

Tenha muitos edredons, travesseiros fofos e sofás e cadeiras confortáveis.

Não crie uma área com móveis modernos e assentos limitados.

Inclua uma variedade de velas pelos cômodos para proporcionar um brilho quente e aconchegante.

Fuja das velas que emitem uma fragrância forte e pesada.

 Use luzes delicadas que iluminam e aquecem o seu lar.

 Não utilize lâmpadas grandes e que geram um brilho forte.

Desfrute da sua lareira como um ponto focal para encontros com amigos e familiares.

Não pense nela apenas como decoração.

Introduza materiais naturais como madeira, lã e flores.

 Não incorpore designs e texturas brilhantes que perturbam a estética.

 Crie um espaço relaxante com uma banheira em estilo spa.

Não use seu banheiro apenas como um utilitário.

Veja mais inspirações:

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.