Como fazer a decoração de um Loft Industrial

Queridinho dos dias atuais, o modelo de imóvel era muito popular em Nova York nos anos 1970, durante o processo de desindustrialização

Por Redação Atualizado em 26 fev 2022, 23h57 - Publicado em 28 fev 2022, 19h00
Loft de estilo industrial com tijolinhos na parede e integração de ambientes
Keren Fedida/Unsplash

Loft” pode ser um termo pouco empregado em conversas gerais, mas se você, assim como a nossa redação, adora assistir séries estrangeiras, provavelmente já viu aqueles apartamentos maravilhosos no Brooklyn ou Soho.

Geralmente, este estilo de apartamento é bem amplo, sem divisões, localiza-se em andares altos e apresenta um décor industrial. Quer entender melhor sobre o loft, como montar um loft industrial e o que utilizar na decoração? Se liga:

O que é loft?

 

First things first: a palavra “loft” vem de expressões inglesas, germânicas e nórdicas que remetem à altura. Não à toa: são espaços que geralmente se localizam logo abaixo dos tetos das construções, como em mezaninos ou sótãos.

Mulher sentada em sofá marrom em loft industrial
Derick McKinney/Unsplash

Originalmente, eram espaços logo abaixo das coberturas de galpões, armazéns, celeiros ou fábricas. Em 1970, porém, passamos a ver o loft como os dias de hoje. Isso porque o bairro Soho, em Nova York, passou por um processo de desindustrialização. Os artistas viram aí uma oportunidade para reaproveitar os espaços e passaram a utilizar os galpões industriais como moradias e ateliês.

foto preta e branca de Andy Warhol sentado em sofá em seu flat
Andy Warhol descansando em seu flat. Decoracion Facilisimo/Reprodução

Não havia, então, uma separação entre o ambiente de morada e de trabalho. Tudo era integrado e amplo. Com o tempo, o modelo foi apropriado pelo mercado imobiliário e se tornou mais elitizado, sendo hoje bastante valorizado em Nova York.

O que é o estilo industrial?

 

Dada a sua trajetória na história, os lofts incorporaram o estilo industrial em suas primeiras versões, na década de 1970. O estilo tem como base elementos despretensiosos, como concreto, tijolos aparentes e ferro. Estes materiais são apresentados de forma crua e rústica, dispensando “polimentos”.

Estilo industrial aplicado em loft com luminária de piso, janelas amplas
Nathan Van Egmond/Unsplash

Além disso, o estilo industrial valoriza a manutenção de canos hidráulicos e instalações elétricas à mostra. Hoje em dia, o queridinho deste tipo de decoração é o cimento queimado, que pode ser aplicado tanto em paredes quanto no piso.

Outro recurso bastante utilizado pelos amantes do industrial é o tijolinho: na cor branca ou marrom, se combinam com a madeira e os canos expostos para garantir a rusticidade do ambiente. A iluminação em trilhos também faz parte do estilo.

Continua após a publicidade

Veja também

Como montar um loft industrial?

 

Nos dias de hoje, um loft industrial pode surgir de um grande imóvel ou de um espaço pequeno. De qualquer forma, a integração dos ambientes será a grande aliada do arquiteto, mas alguns pontos devem levar atenção. Confira:

O que usar na decoração de um loft industrial?

 

Loft de estilo industrial com graffiti na parede
Ramona Balaban/Unsplash

Como o loft evoca espaços integrados, o morador pode utilizar os próprios móveis para “dividir” os ambientes, por isso a disposição deve ser bastante planejada. Em lofts industriais pequenos, vale apostar em um mobiliário multifuncional, como sofás-cama, mesas retráteis, pufes-baú etc.

Loft de estilo industrial
Sidekix Media/Unsplash

Além disso, aposte em espelhos para aumentar a sensação de amplitude. Para valorizar o pé-direito, que tal uma gallery wall? Objetos da rotina, como pratos, panelas, talheres e outras peças também podem ser utilizados para compor a estética do cômodo.

Quais elementos devem conter em um loft industrial

 

Em um loft de estilo industrial, use e abuse dos itens do estilo decorativo: tijolinhos, tubulações e fios elétricos aparentes, cimento queimado, concreto, metais, iluminação em trilhos e materiais como ferro e concreto. Elementos da vida urbana, como bicicletas, skates e graffitis, também são bem-vindos.

Precisa de um estímulo visual para se inspirar? Confira abaixo alguns projetos de lofts neste estilo:

20 projetos de loft industrial

 

Continua após a publicidade

Publicidade