O guia completo sobre decoração contemporânea
Conheça o estilo que integra sustentabilidade, tecnologia, funcionalidade e conforto
Por Murilo Dias
Contemporâneo. Con·tem·po·râ·ne·o: “adj – Que é do mesmo tempo; que existiu ou viveu na mesma época; coetâneo, coevo, temporâneo. Que é do tempo atual”. É assim que o dicionário Michaelis define e explica a palavra “contemporâneo”. E a definição gramatical reflete bem o estilo arquitetônico e decorativo que leva o mesmo nome.
Além da constante evolução, a decoração contemporânea se inspira em diversos aspectos da sociedade para compor o seu perfil. Traços minimalistas, funcionais e ligações com a tecnologia e natureza são algumas das principais características do estilo.
O perfil contemporâneo é o que mais atrai Patrícia Zampieri, formada em Arquitetura e Engenharia Civil, com especializações em Segurança do Trabalho e Design de Interiores: “Gosto muito de tudo o que é ligado a tecnologia e a conscientização ambiental, duas influências marcantes no estilo contemporâneo. A sustentabilidade e a integração entre os ambientes é o que mais me atrai neste estilo”, declara.
Para Carlos Maia, um dos sócios do escritório Tetro Arquitetura, a principal característica da decoração contemporânea é não seguir uma cartela de opções ou modelos, mas criar esses padrões a partir das análises de contexto do lugar e do cliente.
“Tomamos o cuidado necessário de entender o espaço e não criar nada por gosto. Na Tetro isso não acontece. A partir do momento que entendemos o cliente, as escolhas vão ser de encontro a esse entendimento. As opções vão sempre de encontro com o conceito entendido”, completa Maia.
Mas como definir a decoração contemporânea? Como compreender esse estilo? Carlos responde: “É uma arquitetura, uma decoração, que responde a questões do lugar e das necessidades. É feita no sentido de ser funcional, mas também tem que ter um sentido. Visa trazer conforto, melhora na vida das pessoas. Sempre para viver num lugar melhor. Um espaço com qualidade, aconchegante e que faça sentido para as pessoas”.
Veja também
- Decoração rústica: tudo sobre o estilo e dicas para incorporar
- Decoração industrial: materiais, cores e todos os detalhes
- Landhi: a plataforma de arquitetura que faz inspiração ser realidade
Ainda, tomar a decisão correta é imprescindível para implementar perfeitamente o estilo contemporâneo. A utilização de poucos, porém imponentes, objetos na decoração, determina esse estilo considerado inovador. O uso da tecnologia, o aproveitamento da luz solar, cores neutras também são características predominantes. Além, é claro, do bom gosto na hora de fazer as escolhas.
Materiais utilizados no estilo contemporâneo
Carlos e Patrícia concordam na questão dos materiais utilizados no estilo contemporâneo. O sócio da Tetro afirma que seu escritório sempre procura materiais naturais, pois nenhum deles fica datado e tornam o projeto mais autêntico. Além disso, ele cita o uso de concreto, aço, pedras naturais, madeira e bambu.
“Gostamos também de trabalhar materiais do próprio local, o que faz com que a arquitetura fique mais bem inserida no contexto. Sempre buscamos a linha de materiais naturais, mas experimentamos também materiais sintéticos, quando fazem sentido no contexto. Não temos restrição”, acrescenta.
Zampieri também traz a madeira, a pedra, o metal prateado, o aço, o cimento e o vidro como os principais materiais utilizados neste estilo. Ela ainda faz o alerta para ter cuidado em utilizar a decoração na medida certa, sem exageros e com harmonia entre os elementos.
Já o aviso feito por Maia é relacionado ao freguês: “Sempre tentamos ter uma leitura sensível das questões do lugar e das necessidades do cliente. Tentar entender de uma forma objetiva e subjetiva. A partir desse entendimento, criar conceitos que serão costurados, amarrados, sempre visando a resposta final”.
Cores utilizadas no estilo contemporâneo
Sempre atento ao desejo do seu consumidor, Carlos afirma que a lógica das cores segue a mesma linha dos materiais. Portanto, não há limitação de criação na Tetro em relação ao estilo contemporâneo.
“Podemos usar qualquer cor dentro que faça sentido no conceito do projeto. Se entendemos que para alcançar ou valorizar algum conceito, a gente precisa de uma cor, quente ou fria, podemos usar qualquer for. Todas as cores podem combinar com o estilo contemporâneo”, responde.
Patrícia, apesar de concordar na liberdade criativa da decoração contemporânea, defende que a cartela de cores neutras é a escolha mais segura e tem tudo a ver com este estilo de decoração simples e elegante.
Justamente por ter um grande espaço para criação com cores e materiais, o contemporâneo cai bem com diversos outros designs e pode ser utilizado em todos os ambientes da casa. É uma decoração prática, simples e ao mesmo tempo, elegante e bela, como afirma Zampieri.
Maia concorda e explica como a Tetro encara os projetos: “A gente pensa a casa como um único objeto. Não temos hierarquia como a fachada sendo mais importante ou outro lugar sendo mais importante. É sempre pensado a partir de um conceito e todos os espaços e ambientes têm que ir de acordo com isso”.
E o conceito dos projetos do escritório de Carlos Maia é realmente o Norte para todo o trabalho. Para ele, por exemplo, o estilo contemporâneo pode ser atrelado a qualquer outra decoração caso a escolha vá de encontro com o objetivo e ideia:
“O contemporâneo pode combinar com qualquer estilo desde que faça sentido no projeto. Se o cliente tem alguns móveis antigos, de outras épocas e lugares, que tenham a ver com a história dele e de quem vai viver ali, é tudo bem-vindo na arquitetura contemporânea. Não podemos impor limites a isso. É sempre tentar fazer uma conexão do nosso conceito com a história do cliente”.
Na mesma linha, Patrícia Zampieri exemplifica, mais uma vez, a versatilidade do estilo contemporâneo: “Combina com todos os estilos, porque o contraste de estilos é a arte de combinar elementos com características opostas em um mesmo ambiente, trazendo energia e movimento para o espaço”, finaliza.
Veja mais conteúdos como este e inspirações de decoração e arquitetura na Landhi!