Continua após publicidade

Dicas fantásticas para valorizar a área social da casa

Móveis inteligentes e atualizações para repaginar o visual em poucos passos: a lista de soluções é imensa para aqueles que desejam enaltecer livings

Por Redação
Atualizado em 25 abr 2023, 18h09 - Publicado em 13 abr 2023, 19h00
Sala de estar neutra com sofá off white e cortina branca.
Sofá amplo é um bom investimento para os moradores que sempre recebem visitas. Neste projeto de Paiva e Passarini, o móvel eleito para o projeto combina uma estrutura firme e, ainda assim, confortável. Almofadas com capas variadas e cortina definem o mood do living. Projeto: Paiva e Passarini - Arquitetura (Xavier Neto/Casa.com.br)
Continua após publicidade

A área social é o coração de um apartamento ou casa. Ela é o local onde os moradores criam memórias e compartilham bons momentos. Nos projetos contemporâneos, as áreas sociais vêm recebendo atenção especial: espaços integrados, que contemplam varanda e cozinha são uma tendência.

Sala de estar com paleta clara e sofá branco
Projeto de Studio Guadix. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

Pensando na importância desses ambientes, as arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini, à frente do escritório Paiva e Passarini – Arquitetura, revelam as suas dicas para valorizar as áreas sociais da residência.

“Gostamos de criar projetos que tragam essa facilidade na hora de receber, não só por ser algo que os clientes sempre pedem, mas por serem locais para se explorar um super décor, seja com peças assinadas ou uma integração inteligente e funcional”, conta Claudia.

Área social para receber bem

Sala de estar pequena com sofá em L.
Projeto de Studio Guadix. (Guilherme Pucci/Divulgação)

Antes de mais nada, deve-se pensar no mobiliário a partir de um olhar de acolhimento. Para a sala, um sofá confortável, capaz de acomodar bem os convidados, é essencial.

A dica de Vanessa e Claudia, nesse caso, é apostar no modelo em ‘L’ para alongar o ambiente e auxiliar no aproveitamento dos cantos. Um formato que permite diferentes configurações, como a troca do lado do encosto, é outro truque interessante para garantir versatilidade.

Sala de estar com poltrona Mole, de Sergio Rodrigues.
A Poltrona Mole, design clássico brasileiro assinado por Sérgio Rodrigues, entrega tudo o que promete: extremamente confortável, atemporal e uma enorme adição à estética de qualquer cômodo. Projeto Paiva e Passarini – Arquitetura. (Xavier Neto/Casa.com.br)

Já as poltronas são ótimas aliadas para ampliar a capacidade do cômodo, além de terem amplo potencial para se tornarem o destaque daquele espaço. Isso vale também para o tapete, que pode arrematar o visual do ambiente, ao mesmo tempo que quebra a sensação de frieza e dureza do chão.

Continua após a publicidade
Sala de estar pequena integrada com cozinha.
Projeto: Studio Guadix (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

A integração e a circulação entre as áreas sociais também merece atenção especial. Uma sala integrada com varanda e área gourmet agrega, em termos de espaço e valorização, sendo a combinação perfeita para as visitas circularem sem perder de vista os demais convidados. Fora isso, a circulação tem que ser muito bem pensada, a fim de que se evite tumultos ou desconfortos.

Detalhes que importam

Sala de estar com sofá branco, poltrona verde e almofadas verdes.
Projeto: Paiva e Passarini – Arquitetura. (Xavier Neto/Casa.com.br)

“Os pequenos toques no décor, que, às vezes, até passam despercebidos pelos convidados, são de extrema importância para finalizar o visual e dar aquela sensação de que ali é, de fato, uma casa”, conta Vanessa ao discorrer sobre os pormenores que ela e a sócia gostam de pensar com cuidado.

Entre eles estão detalhes como as capas das almofadas, que podem ser trocadas para renovar a estética do cômodo sem a necessidade de obras ou grandes compras. Uma nova cor ou estampa, desde que dialogue com o tom da decoração, tem tudo para avivar o ambiente. A dica é a mesma para cortinas: um padrão diferente é o suficiente para trazer a sensação de novos ares.

Sala de estar com mesinha lateral redonda.
Ao lado do sofá, a mesinha recebeu flor e velas: é exatamente este tipo de detalhe que faz toda a diferença na hora de finalizar o cômodo e assegurar o aconchego. Projeto: Paiva e Passarini – Arquitetura. (Xavier Neto/Casa.com.br)

Compor os espaços com arranjos de flores naturais também é dica assertiva que merece ser anotada: além de proporcionar um aroma delicioso pela casa, emprestam frescor aos cômodos e adicionam um toque de cor muito bem-vindo.

Continua após a publicidade
Parede revestida de madeira com gallery wall.
Exemplo de gallery wall minimalista, tanto em visual, como nas gravuras. A estética preta e branca prevaleceu, equilibrando bem o décor com a calorosa parede de madeira. Projeto: Paiva e Passarini – Arquitetura. (Xavier Neto/Casa.com.br)

Para o décor, não há nada mais especial do que peças que tenham valor sentimental. Por isso, é sempre interessante dispor desses itens nas áreas sociais, uma vez que podem gerar conversas e curiosidades. Um bom exemplo é a gallery wall, cujos quadros conseguem receber pinturas ou fotografias, bem como pequenos objetos pessoais que têm tudo a ver com os moradores.

Cantinho do café ou home bar

Cantinho de bar; cantinho de café; quadros; prateleira;
Projeto de Primo Arquitetura. (Gabriela Daltro/Divulgação)

Uma forma de agregar ao décor e à funcionalidade do lar, é elaborar um charmoso cantinho do café ou home bar: eles sempre encantam e otimizam o momento da confraternização.

Continua após a publicidade
Home bar com bandeja de bebidas.
Combinação minimalista e muito eficaz: a bandeja com garrafas de bebidas e poucos objetos ornamentais foram o suficiente para elaborar um home bar requintado e bastante funcional. Projeto: Paiva e Passarini – Arquitetura. (Xavier Neto/Casa.com.br)

Esses cantinhos podem ser produzidos de diversas formas, desde um carrinho, totalmente dedicado à temática ou mesmo embutido em uma das paredes.

Para quem deseja algo mais simples, basta apostar em uma bandeja elegante e posicioná-la em uma superfície do living ou da varanda. Nela, o conselho das profissionais é distribuir os elementos que serão fundamentais para preparar o drinque ou o café (garrafas de bebidas, coqueteleiras, copos, kit de preparo ou cápsulas, cafeterias e xícaras).

Por fim, itens complementares como plantinhas, placas e objetos decorativos, darão aquele toque especial à composição.

Continua após a publicidade

Seleção de produtos

Publicidade