Continua após publicidade

Decoração de outono: como deixar sua casa mais aconchegante

Na estação de temperaturas amenas, usar cores terrosas, tapetes, materiais naturais e iluminação aconchegante fazem toda a diferença na casa

Por Redação
24 mar 2023, 19h00

Depois do calor e das chuvas de verão, o outono chega com suas temperaturas mais amenas, cores mais terrosas e plantas mais secas. Confira abaixo 6 dicas para deixar sua casa mais aconchegante nessa estação de transição.

Utilize cores que remetam à natureza

Quarto com tons terrosos
Projeto Doob Arquitetura. (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

De acordo com Matheus Ximenes Pinho, CEO da Muma, a estação vem forte em fibras naturais e tons terrosos, como areia, caramelo, tons rosados, caqui e terracota.

“Uma forte tendência global é o desejo das pessoas por ambientes mais verdes, mais naturais, com muita madeira, vime e plantas por exemplo. Vasos suspensos, que ocupam pouco espaço, têm ganhado protagonismo, assim como tapetes e mantas em fibras naturais”, explica.

Continua após a publicidade

Tapetes e texturas para dar aconchego

Apê 275 m2 décor rústico toques cinza SImone Si Saccab decoracao sala sofa tapecaria mesa madeira
Projeto de Si Saccab. (Evelyn Muller/Casa.com.br)

Os tapetes são o must-have para esquentar e enriquecer qualquer ambiente. Para a estação que precede o inverno, tons terrosos e fibras naturais são a melhor pedida.

Diferentes texturas garantem ambientes muito especiais e sensoriais, como por exemplo combinar um sofá em algodão com um tapete felpudo.

Continua após a publicidade

Utilize a madeira em móveis e superfícies

Bandeja Horizonte. da Muma.
Bandeja Horizonte. da Muma. (Divulgação/Muma/Casa.com.br)

A madeira é uma aliada que pode estar do chão ao teto e em todos os ambientes da casa – em móveis, decoração e até no chão.

Continua após a publicidade

No escritório, por exemplo, uma boa escrivaninha em madeira dá o requinte necessário. Na sala, uma poltrona de bons contornos garante muito estilo para acolher o outono. O próprio lavabo pode ganhar um tom mais orgânico com bandejas naturais.

Aposte também em vime e palhinha

Sala de jantar com mesa de madeira e composição de cadeiras de materiais diferentes; luminárias de palhinha.
Projeto de Simara Deola Mello. (Reprodução/Landhi)

Os clássicos em palhinha e vime estão de volta com bastante força e garantem peças sustentáveis, duráveis e muito aconchegantes. Dá para usar em cadeiras, cestos e itens de decoração, por exemplo.

Continua após a publicidade

Capriche na iluminação

Projeto de Emerson Basso.
Projeto de Emerson Basso. (Emerson Rodrigues/Casa.com.br)

Para obter o máximo conforto visual, a dica é apostar nas lâmpadas com luzes de temperaturas mais quentes (de 2700K a 3000K), especialmente para os quartos e áreas de convivência.

A Yamamura indica a utilização da luz indireta por meio de plafons, pois também garante o clima de bem-estar. Outra possibilidade é incluir suaves pontos de iluminação nos cantinhos do lar, criando o efeito “meia luz” no ambiente – peças como arandelas, abajures e spots são apropriadas para esses casos.

Continua após a publicidade

Cultive plantas da estação

Flor rosa de flor de maio.
(PollyDot/Pixabay/Reprodução)

A biofilia (bios – vida e philia – amor), que representa a conexão do verde com o lar, é uma tendência que veio para ficar! Portanto, a dica é buscar espécies que combinem com a estação. Entre as sugestões está a Schlumbergera Truncata, conhecida popularmente como “Flor de Maio”, pois floresce nessa época.

Publicidade